Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Coluna do dia



Quem participa sabe o real motivo da importância de uma festa de padroeiro em uma cidade, sabe também que acontece todos os anos, pois a festa é para todos os católicos de verdade, a procissão, as novenas e as quermesse. 

Eu sei que no tempo da minha vó tinha uma grande festa aqui em Jataúba e,após as Celebrações Eucarísticas, o pessoal saiam da igreja param comer beber, dançar e se diverti, vinha gente de todo lugar, os conterrâneos que moram fora trabalham o ano inteiro pra vim prestigiar a festa do nosso padroeiro, antigamente era um parque de diversão com roda gigante chapéu mexicano, as canoas de seu Borrego e o carrossel, barracas de bolo com giribirar etc.

A cultura resulta da capacidade dos seres humanos de se comunicarem entre si por meio de símbolos, a história cultural é uma forma de contar como as pessoas vivem o seu dia a dia e como pensam esse viver, a maneira de celebrar a religião e as festas é uma delas.

As festas são importantes elementos da cultura de um povo, pois, através delas, os grupos apresentam suas histórias, suas danças e seus ritmos. Geralmente, as festas são uns dos poucos momentos de lazer de algumas sociedades, e é nelas, que as pessoas se encontram, reveem amigos, onde têm seus namoros, reencontram parentes distantes, compram roupas novas, vão as feiras e muito mais. Povo que ignora o passado, não tem consciência do futuro, que eu saiba isso acabou faz muito tempo, Vale ressaltar também, que o povo daquele tempo tinha mais respeito com a igreja com sua crença.

O que será que está acontecendo com a nossa tradicional festa ando pela nossa cidade e me deparo com uma tradição cada vez mais esquecida, um parque de diversão com preços abusivos e um pingado de gente nas ruas, nem parasse que estamos na semana mais importante da nossa comunidade a festa do padroeiro São Sebastião, senhor Reverendo (padre) de nossa cidade o senhor chegou faz pouco tempo em nosso município, vamos rever esse conceito que festa de padroeiro só tem que ter a parte religiosa, sei que cada padre é quem comanda a sua paróquia, e sabe o que é melhor para ela ,lembre-se a característica mais importante nesse momento é o da união, união essa que ocorre não pelo fato de se tratar de uma festa religiosa onde se deve levar em consideração a máxima de Jesus,” amai-vos uns aos outros como eu vos amei” mas sim pelo interesse economicamente falando que a festa trazia ao nosso município.


O porque a não parceria com a prefeitura municipal pode ser ele quem for o prefeito, de que partido politico seja, em outras cidades existem essa parceria, o porque na nossa cidade não existe mais, faça a sua festa! Convoques seus fieis, mostre para o povo o quanto Deus é importante na vida de cada um, não deixe que a festa do nosso padroeiro vá se acabando da maneira que está.

Não falo em termo de religião e sim tradicionalmente e ver de novo as rua cheias uns comprando e outros vendendo e sobrevivendo com os fluxos da festa, se não querem essas bandas que promovem a baixaria, procurem uma banda ou um cantor que caísse bem com nossa a festa, o nosso país é rico em tradição tem tanto cantores populares que cairiam como uma luva na festa, é por isso e outros aspectos que a igreja católica está perdendo tanto fieis ultimamente para igreja protestante (crente).

Por tudo anteriormente dito e esclarecido guardadas as devidas proporções, temos condições de afirmar que na minha cidade Jataúba - PE existe de fato um fenômeno que guarda questões como as mudanças que ocorreram nas festas durantes esses últimos anos, quais relações ainda existe entre a Igreja Católica e o Gestor municipal (prefeito) , e principalmente qual a percepção da população sobre essa parceria na festa, questões estas que ainda não foram resolvidas pelas Ciências Sociais, onde o cenário em que devemos tentar responde-las era que todos se unissem e participassem da Festa do nosso glorioso padroeiro São Sebastião. 

Ruy Siqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário