Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Deputado defende criação de Lei geral do Futebol



O futebol brasileiro vivenciou mais um capítulo triste em sua história. Na noite da última sexta-feira, logo após a partida entre Santa Cruz x Paraná, válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B, o torcedor Paulo Ricardo Silva, de 26 anos, foi vítima de mais um ato atroz de violência entre torcidas organizadas. 

Durante a confusão da facção do Paraná contra a Inferno Coral, Paulo foi atingido por um vaso sanitário que foi arremessado do anel superior das arquibancadas do Arruda. O caso foi tema de discurso do deputado estadual Vinícius Labanca, na tarde desta segunda-feira (05), na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. 

Presidente da Comissão de Esportes e Lazer, o deputadodiscursou comovido com a forma pela qual o torcedor morreu e voltou a convocar os demais deputados para um trabalho mais firme e eficaz no combate a violência. Relembrou as ações tomadas pela Inglaterra na erradicação da baderna e da criminalidade dentro dos estádios e as considerou como referência para a construção de um Lei Geral da Copa, sob responsabilidade do Congresso Nacional.

"A realidade britânica é bem diversa da nossa. Mas foram estas ações, promovidas pelo entendimento jurídico deles, que surtiram efeito diante dos eventos de violência entre os torcedores de todo o mundo eque podem servir de parâmetro ou inspiração para os nossos procedimentos. Com isso, defendoa criação de um lei geral do futebol, de caráter federal e que atenda com urgência aos reais problemas de violência nos estádios brasileiros e que tome como referência o sucesso da Inglaterra", apontou o deputado. 

Entre os principais tópicos colocados pelo parlamentar, inspirados na legislação inglesa, destacam-se as seguintes proposições: adequação e modernização dos estádios, punições mais severas, instalação de sistema de monitoramento com câmeras, preparação de um política inteligente e punição pecuniária para clubes e federações responsáveis por facilitar os crimes entre torcedores. 

Para o parlamentar, a recorrência e a forma com que os crimes vem ocorrendo dentro e fora dos estádios exigem posições urgentes. "Precisamos retomar esse debate, com ênfase na busca por soluções concretas e eficazes que respondam à complexidade do tema e da nossa realidade social. Apesar de bem sucedido, o exemplo inglês não pode ser aplicado integralmente: tem que ser filtrado de acordo com a nossa realidade. Com isso, convoco meus pares para, juntos, cobrarmos ao congresso nacional uma imediata força-tarefa para agilizar a realização da lei geral do futebol", concluiu o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário