De acordo com a Secretaria de Imprensa do governo do estado, as ordens para a ação dos homens do Exército e da Força Nacional, estão sendo dadas pelo comando do Exército que, a partir do decreto assinado na noite de ontem pelo governador João Lyra, passa a comandar a segurança em todo o território do estado de Pernambuco, coordenando, inclusive, as ações da Secretaria de Defesa Social (SDS) e das políciais civil e militar no estado.
A decisão segue os termos do Acordo de Cooperação Federativa firmado entre a União e o estado, e foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira. Segundo a portaria, as ações da Força Nacional terão o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de segurança pública de Pernambuco.
O número de profissionais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação. Por questões de segurança e inteligência, o efetivo não é divulgado.
Está prevista para as 16h desta quinta-feira a chegada do ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, ao Recife. Por volta das 5h30, um voo repleto de soldados desembarcou na capital pernambucana. Os homens foram levados para o Centro Acadêmico do Exército e, de acordo com a Secretaria de Imprensa do estado, ao lado de homens da Companhia de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac).
Mais duas aeronaves estariam previstas para chegar até o final da tarde de hoje. A medida emergencial tem o objetivo de frear a insegurança em Pernambuco, após a confirmação de que a greve da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros continuará por tempo indeterminado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário