Apoio do Blog

Apoio do Blog

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Justiça Eleitoral cassa candidaturas dos vereadores Birino de São João e Edijan Enildo em Toritama





Na tarde deste domingo (03), a Justiça Eleitoral em Toritama, através do juiz Marcos José de Oliveira, cassou os registros de candidatura dos vereadores Birino de São João e Edijan Enildo. A decisão foi baseada em uma representação da coligação “Toritama Segue Melhorando”, liderada pelo prefeito eleito Sergio Colin (MDB), que apresentou indícios de possível compra de votos durante o período eleitoral.

Entre as provas apresentadas, constam três áudios compartilhados via WhatsApp, atribuídos aos dois vereadores e a um eleitor. Na conversa, fica aparente que os vereadores Edijan e Birino realizaram pagamentos de R$ 700,00 e R$ 1.000,00, respectivamente, para o eleitor, o qual teria solicitado contribuições financeiras a outros candidatos.

O tom da conversa gerou indignação no eleitor, que respondeu aos vereadores, também através de áudios no WhatsApp, admitindo ter recebido os valores. Com base nas evidências, o juiz Oliveira concluiu que as provas eram “robustas”, considerando que tanto o ato de pagamento quanto o recebimento de dinheiro em período eleitoral configuram captação ilícita de sufrágio, popularmente conhecida como compra de votos.

Em sua sentença, o juiz foi enfático: “as provas são robustas (...). O próprio representado em áudio confessa que deu dinheiro e o próprio eleitor confessa que recebeu dentro do período eleitoral, não há outro caminho senão reconhecer a prática de captação ilícita de sufrágio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Corrida de argolinha termina em facada na Zona Rural de Toritama

Na noite do último domingo (06), um crime violento foi registrado no sítio Oncinha, localizado na zona rural de Toritama. Durante uma corrid...