Apoio do Blog

Apoio do Blog

sábado, 21 de fevereiro de 2026

Fim de semana começou com duas mulheres assassinadas e com 11 homicídios em Pernambuco

ML do Recife – Foto: Nivaldo Fran

Registrados 11 homicídios nessa sexta-feira (20) em Pernambuco. Entre as vítimas, duas mulheres. São 164 assassinatos neste mês de fevereiro. Este ano, mataram 423 pessoas no Estado.

Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, aconteceu um feminicídio. Uma jovem foi espancada pelo companheiro. Kailanne Thaís Xavier, de 22 anos, morreu em uma UPA nessa sexta-feira, onde estava internada desde segunda-feira de Carnaval.

O suspeito chegou a ser preso em flagrante, mas foi liberado na audiência de custódia. Com a morte da jovem, o caso passou a ser investigado oficialmente pela Polícia Civil como feminicídio.

Vítima de feminicídio em Jaboatão dos Guararapes

Em Petrolina, no Sertão, uma mulher identificada como Ana Clea foi assassinada a tiros dentro de casa, no bairro Maria Auxiliadora. Ela estava grávida. O companheiro dela, Wellington Bruno, também foi baleado e socorrido. O crime foi praticado por homens em um carro.

Vítima de Petrolina

Por Liberdade FM

Homem morre após incêndio em quarto de motel em Caruaru

Foto: Reprodução.

Um homem morreu após ser vítima de um incêndio registrado em um motel localizado na Avenida Leão Dourado, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A vítima foi identificada como José Alexandro da Silva Cordeiro, de 47 anos, conhecido como “Sandrinho”.

De acordo com informações, o incêndio ocorreu durante a madrugada do dia 10 de fevereiro, quando o fogo teria começado em um dos quartos do estabelecimento. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o socorro da vítima.

Devido à gravidade das queimaduras, o homem foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, referência no tratamento de pacientes queimados no estado. No entanto, nesta sexta-feira (20), ele não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Caruaru 24 Horas


Quatro suspeitos são detidos com motos roubadas, armas e drogas após ação da ROCAM e GATI


Uma ação da ROCAM resultou na detenção de quatro indivíduos suspeitos de envolvimento com roubos e clonagem de motocicletas, além da apreensão de armas de fogo, drogas e munições. A ocorrência teve início durante rondas nas proximidades do antigo posto de Maninho, na Avenida Bela Vista, em Santa Cruz do Capibaribe.

Os policiais abordaram dois homens que estavam ao lado de uma motocicleta Honda Bros preta. Durante a verificação, foram identificados sinais de adulteração no chassi, sendo constatado que se tratava de veículo clonado e com registro de roubo. Informações apontavam que os suspeitos estariam praticando assaltos na área.


A dupla informou que aguardava outro indivíduo, que viria da cidade de Itapetim com outra motocicleta clonada. Com apoio do GATI e do serviço reservado, foi realizada campana no local. Pouco depois, um terceiro suspeito chegou conduzindo uma Honda Bros branca, também adulterada e roubada.

Durante a ocorrência, os envolvidos revelaram que armas utilizadas nos crimes estariam escondidas em Itapetim. Com autorização do comando, as equipes seguiram até o município. No local indicado, um quarto suspeito tentou fugir ao perceber a presença policial e arremessou uma bolsa em um terreno vizinho.


Após buscas, foram encontrados dois revólveres um calibre .38 e outro calibre .32, R$ 269 em espécie, uma balança de precisão e aproximadamente 125 pedras de substância análoga a crack. Também foram apreendidos quatro celulares de procedência duvidosa na residência.

Em outro ponto indicado pelos suspeitos, nas proximidades de um curral, foi localizada uma espingarda calibre .12 enterrada, com duas munições intactas.

Os quatro envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe.

Polícia Militar apreende armas, crack e dinheiro


Uma ação do 15º Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de armas de fogo, drogas e no cumprimento de um mandado de prisão na noite da última quinta-feira (19), no município de São Bento do Una, no Agreste pernambucano.

De acordo com informações repassadas à PM, havia registros de disparos de arma de fogo e intenso tráfico de drogas em um cortiço localizado no bairro Jesus Nazareno. Diante da gravidade da denúncia, equipes do 15º BPM realizaram diligências e abordagens no local.

Durante a operação, os policiais apreenderam uma pistola calibre .38 com quatro munições, um revólver calibre .32 com uma munição intacta e uma pistola 9 mm municiada com sete projéteis. Também foram encontradas 182 pedras de crack, além de uma porção maior da droga, pesando aproximadamente 26 gramas. A polícia ainda recolheu R$ 2.685,45 em dinheiro.

Segundo a PM, um dos suspeitos possuía mandado de prisão em aberto. Além disso, dois dos detidos já tinham passagens pelo sistema prisional, sendo que um deles fazia uso de tornozeleira eletrônica.

Todos os cinco envolvidos, juntamente com o material apreendido, foram encaminhados à delegacia de plantão para a adoção das medidas cabíveis.



Polícia Militar fez uma operação que resultou em 493 pedras de crack


Uma operação da Polícia Militar resultou na apreensão de 493 pedras de crack na noite desta quinta-feira (19), no bairro Doutor Alvinho, área central do município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco.

De acordo com a PM, equipes do 21º Batalhão realizavam patrulhamento após receberem informações sobre a possível prática de tráfico de drogas na região. Durante a ação, um homem em atitude suspeita foi abordado e, na revista pessoal, os policiais encontraram três pedras de crack.

Em seguida, os militares realizaram uma varredura nas imediações do local, onde localizaram outras 490 pedras da mesma substância, totalizando 493 unidades apreendidas.

O suspeito e todo o material recolhido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas cabíveis. A Polícia Militar informou que ações de combate ao tráfico de entorpecentes seguem sendo intensificadas em Vitória de Santo Antão e em toda a região.

Governo Raquel será investigado pela PF por arapongagem


A Polícia Federal vai abrir um inquérito para investigar suposta arapongagem — isto é, monitoramento ou espionagem — praticada por agentes da Polícia Civil de Pernambuco contra integrantes da prefeitura de Recife.

No fim de janeiro, o ministro Gilmar Mendes, do STF, determinou que a corporação analisasse a “existência de elementos mínimos que indiquem a possível prática de infrações penais”. A partir dessa análise, agora foi decidido formalizar a investigação.

A determinação do ministro veio devido a uma denúncia de que o secretário de Articulação Política e Social do Recife, Gustavo Queiroz Monteiro, teria sido alvo de rastreamento pela Polícia Civil.

O episódio ganhou destaque no cenário político porque o prefeito João Campos (PSB) deve se lançar candidato ao governo de Pernambuco, e sua principal adversária na disputa é a atual governadora Raquel Lyra (PSD).

Menina de 11 anos é enganada e retida na saída de escola


Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que a ocorrência está em andamento no momento. (Foto: Polícia Civil/divulgação)

Uma menina de 11 anos foi subtraída por uma mulher na quinta-feira (19) ao sair da escola onde estuda, no bairro Vila Torres Galvão, em Paulista, no Grande Recife. A suspeita do crime é a ex-namorada do primo da mãe da vítima, que teria entrado em contato com a criança dias antes por meio do WhatsApp.

Poucos dias antes de ser arrebatada, a estudante forneceu à direção da escola o número de telefone da mulher, alegando que a mãe havia trocado de contato. A criança também informou que estava doente, o que levou a direção do colégio a telefonar para a suspeita, acreditando se tratar da responsável legal.

A mulher foi até a unidade de ensino e retirou a menina, sendo flagrada pela cunhada da mãe da criança no momento em que deixava o local. Segundo a mãe da vítima, a suspeita já teria sido presa anteriormente e teria mantido a menina sob coação por cerca de uma semana.

Em mensagens enviadas pelo WhatsApp, a suspeita alegou que teria levado a criança por acreditar que ela estaria sendo vítima de maus-tratos em casa.

Na tarde desta sexta-feira (20), a menina foi levada pela suspeita à 1ª Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Criança e Adolescente de Paulista. A mãe da criança também esteve no local e, segundo relatos, chegou a agredir fisicamente a mulher.

O caso está sob investigação da polícia, que registrou a ocorrência como "subtração de incapaz".

O Conselho Tutelar de Paulista informou ao Diario de Pernambuco que a suspeita chegou ao local com a menina afirmando que a criança sofria maus-tratos. No entanto, nenhuma agressão foi comprovada e a vítima negou as agressões à polícia. "A menina passou por escuta especializada, com acompanhamento da polícia, e não confirmou essas informações", destacou o conselho.


Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que a ocorrência está em andamento no momento. (Foto: Polícia Civil/divulgação)




sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Balanço: dono de Lava Jato é baleado durante assalto e morre no hospital em Caruaru

HRA – Foto: Adielson Galvão

Registrados 8 homicídios nessa quinta-feira (19) em Pernambuco. São 153 crimes neste mês de fevereiro. Este ano, já mataram 412 pessoas no Estado.

Em Caruaru, o dono de um Lava Jato foi assassinado a tiros no bairro Cidade Jardim, na tarde dessa quinta-feira. Alexandre Barbosa da Silva, de 38 anos, estava no estabelecimento, localizado na rua Everaldo Cordeiro de Souza, quando um homem chegou, rendeu as pessoas presentes e determinou que a vítima ficasse de joelhos. Em seguida, atirou várias vezes.

Vítima do homicídio em Caruaru

“Teu do Lava Jato”, como era conhecido, chegou a ser socorrido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), mas não resistiu e faleceu. Após o crime, o suspeito fugiu em uma moto. A Polícia Civil investiga autoria e motivação do homicídio.


Por Helenivaldo Pereira Liberdade Fm



Futebol: Está chegando ao fim ?


Em entrevista à Cazé TV, Neymar não descartou a possibilidade de se aposentar no final do ano.
“Vou vivendo ano a ano.

Não sei o que vai acontecer daqui para frente. Não sei o ano que vem. Pode ser que chegue em dezembro e eu queira aposentar. Não sei. Vai ser do meu coração. Um dia de cada vez, vamos pouco a pouco”, disse o astro do Santos.

Vale ressaltar que Neymar vive a expectativa para ser convocado para a Copa do Mundo, que ocorrerá no meio do ano.

O camisa 10 passou por muitas lesões graves na sua carreira, deixando o craque longe dos gramados por meses. Aos 34 anos, Neymar pode terminar a temporada com quatro Copas do Mundo no currículo.

Jovem é assassinado com 22 tiros na frente do filho no Ipsep, na Zona Sul do Recife


Fachada do Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, no bairro de Santo Amaro (Rafael Vieira/DP Foto)

Um jovem de 23 anos, identificado como Júlio Fernandes Cesar da Silva, foi assassinado com pelo menos 22 disparos de arma de fogo na madrugada desta sexta-feira (20), no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife. O crime ocorreu dentro da residência da vítima, na Rua Santos Cosme e Damião, e foi presenciado pela companheira e pelo filho de 1 ano e 2 meses.

Segundo informações repassadas à polícia, ele estava no quarto quando homens armados invadiram o imóvel.

Relatos apontam que pelo menos seis suspeitos chegaram ao local em um veículo de cor vermelha. Eles teriam arrombado a grade da residência com o uso de um alicate, conseguido acesso ao interior do imóvel e seguido até o quarto, onde efetuaram os disparos.

Júlio morreu no local. Os suspeitos fugiram e ainda não foram localizados.

De acordo com a Polícia, a vítima tinha passagens pelo sistema prisional por tráfico de drogas e corrupção de menores. A arma utilizada no crime seria uma pistola calibre .45. A motivação é investigada e não está descartada a hipótese de relação com o tráfico de drogas.

A área foi isolada por agentes da PM para os trabalhos do Instituto de Criminalística (IC). Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML).

O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do crime.

A reação de Lula na discussão entre sua filha e Janja no Carnaval

Igor Gadelha – Metrópoles

A primeira-dama Janja teve uma discussão com a filha mais velha do presidente Lula, Lurian da Silva, no camarote da Marquês de Sapucaí em que a família acompanhou os desfiles das escolas de samba no Carnaval.

A discussão, que aconteceu no domingo (15/2), foi revelada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e confirmada pela coluna por pelo menos três aliados e auxiliares do presidente da República.

Segundo relatos, as duas se desentenderam quando Lurian foi até a sala reservada onde Lula e Janja estavam dentro do camarote. O espaço tinha acesso restrito. Só entrava quem tinha autorização do presidente.

Aliados de Lula relatam que, quando Lurian estava cumprimentando o pai, Janja afirmou que aquele momento não era para conversas mais alongadas e sugeriu que a filha do presidente desse um beijo e se retirasse.

Lurian, então, reagiu e disse que queria conversar com o pai. Janja, por sua vez, retrucou e pediu que a primogênita de Lula deixasse a sala. Foi nesse momento, então, que o clima esquentou mais.

De acordo com relatos, Lurian afirmou que Janja não sabe o que é uma estrutura familiar e não entende a relação entre pais e filhos. A atual primeira-dama do Brasil não tem filhos.

A reação de Lula

Lula, segundo relatos de ao menos duas fontes, não se meteu na discussão entre Janja e Lurian. O presidente afirmou a aliados que conversaria com as duas posteriormente em particular.

A filha mais velha de Lula deixou a sala chorando. A discussão foi presenciada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pela mulher dele, Dona Lu Alckmin. Os dois estavam na sala com Lula.

Por Magno Martins

Detran retira baliza e rampa do exame prático para CNH em Pernambuco


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Pernambuco decidiu retirar as provas de baliza e de rampa do teste prático para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. As informações são do portal G1.

Segundo o órgão, a medida foi tomada para seguir as novas diretrizes estabelecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que tirou a obrigatoriedade da baliza no Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular (MBEDV), publicado no dia 1º de fevereiro.

Em Pernambuco, a baliza e a rampa deixaram de ser exigidas desde 12 de fevereiro, data da solenidade em que o Detran entregou a primeira CNH no padrão “CNH do Brasil”.

Todos os documentos emitidos a partir dessa data já estão dentro do novo modelo de avaliação do candidato, segundo o Detran.

Apesar da retirada de duas fases do teste prático, o Detran de Pernambuco disse que, até o momento, não houve redução no valor da taxa cobrada para fazer a prova prática.

Além disso, o Detran afirmou que os trâmites como primeira habilitação, renovações, alterações de dados seguem os parâmetros da legislação federal em vigor.

Em dezembro de 2025, o governo federal oficializou as novas regras para obtenção da CNH. Entre as alterações, está o fim da exigência de aulas obrigatórias em autoescolas.

Além disso, agora, haverá a renovação automática e gratuita do documento para motoristas classificados como “bons condutores”, que não tiverem pontos registrados na CNH nos últimos 12 meses, nem infrações de trânsito registradas no documento no mesmo período, além de estarem cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).

No começo de fevereiro, dez estados brasileiros já haviam tirado a obrigatoriedade do teste da baliza. Em Minas Gerais, por exemplo, a nova diretriz foi aplicada em janeiro, mas a mudança ocorreu de forma gradual até 10 de fevereiro.

Por Magno Martins

Helicóptero da PRF realiza transporte aeromédico de recém-nascido em estado grave em Santa Cruz do Capibaribe

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Na manhã desta quinta-feira (19), um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal realizou um pouso na via conhecida como Rota do Mar, em Santa Cruz do Capibaribe, para efetuar o transporte aeromédico de um recém-nascido de apenas 25 dias de vida.

O bebê estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e necessitou de transferência imediata para dar continuidade ao tratamento médico em outra unidade hospitalar.

A operação contou com o suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e de demais equipes envolvidas na ação, que atuaram de forma integrada para garantir a segurança e a agilidade no deslocamento.

A mobilização reforça a importância da estrutura de atendimento de urgência e do trabalho conjunto entre as forças de segurança e os serviços de saúde em situações que exigem resposta rápida e especializada.

Atualização: Infelizmente, as autoridades confirmaram o falecimento da criança. A redação do Blog do Bruno Muniz segue acompanhando o caso e buscando novas informações.

Blog do Bruno Muniz

Pernambucano que foi lutar na guerra da Ucrânia foi espancado até a morte pelo próprio batalhão

Foto: Divulgalção/Redes Sociais

O pernambucano Bruno Gabriel Leal da Silva, de 28 anos, morreu na Ucrânia após, segundo relatos, ser submetido a agressões dentro do batalhão em que atuava. A morte foi confirmada por autoridades ucranianas, que informaram a abertura de investigação preliminar sobre o caso.

De acordo com apuração do jornal Kyiv Independent, Bruno teria sido vítima de abusos praticados por integrantes de uma unidade composta majoritariamente por brasileiros e liderada por Leanderson Paulino. Um ex-integrante do grupo afirmou que práticas violentas eram recorrentes dentro do batalhão.

Segundo os relatos, Bruno ainda não havia formalizado contrato definitivo com a unidade e manifestava o desejo de deixar a Ucrânia para retornar a Pernambuco. Ele teria sido levado a um espaço conhecido entre os membros como “container”, onde foi espancado por cerca de 40 minutos. Testemunhas disseram ter ouvido gritos e sons de agressões, mas afirmaram não ter conseguido intervir.

Na manhã seguinte, soldados relataram ter encontrado o corpo do pernambucano na neve, próximo ao local das agressões, com marcas nos pulsos e sinais de violência no tronco.

A unidade citada na investigação, denominada Advance, conta com aproximadamente 150 a 200 integrantes e opera dentro da estrutura da inteligência militar ucraniana, subordinada a Bohdan Khodakovskyi. Conforme relatos de ex-recrutas, as regras internas seriam rigorosas, incluindo a retenção de passaportes dos combatentes, o que dificultaria a saída do país.

Um ex-integrante declarou ter sido ameaçado após solicitar a devolução do próprio passaporte para deixar a unidade. Testemunhas também mencionaram um suposto padrão de abusos, descrevendo práticas que incluiriam espancamentos coletivos, queimaduras, choques elétricos, afogamento, asfixia e agressões.

As autoridades ucranianas confirmaram a morte de Bruno Gabriel Leal da Silva, mas não divulgaram detalhes do relatório médico ou informações sobre eventual autópsia. O caso segue sob investigação.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Carnaval 2026: números de mortes nas estradas de Pernambuco aumenta quatro vezes, segundo PRF


Entre 13 e 18 de fevereiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação Carnaval 2026 nas rodovias federais de Pernambuco.

Foram registrados 56 sinistros, com 59 feridos e 12 mortes. Em 2025, haviam sido três mortes e 36 feridos em 40 sinistros. O caso mais grave ocorreu na BR-232, em Caruaru, no Agreste, onde duas pessoas morreram após capotamento.

Ao todo, 7.878 pessoas e 6.109 veículos foram fiscalizados, com 3.780 autuações. A operação também aplicou 4.863 testes do bafômetro (80 autuações e quatro prisões), recolheu 333 veículos irregulares e recuperou 16 veículos.

As equipes ainda retiraram 187 animais das pistas, realizaram 120 auxílios a motoristas e detiveram 28 pessoas por diversos crimes.

Post de Rádio Jornal

Coluna "O Tiro da Coruja" Entre críticas e aplausos, Mamão reassume posição na ala governista


A reaparição do ex-vice-prefeito Fábio Mamão ao lado do grupo da situação movimentou os bastidores da política em Jataúba nesta terça-feira de Carnaval. Depois de um período longe dos holofotes, Mamão voltou a aparecer publicamente ao lado do líder político Boy Ribeiro e do empresário Josemir, nome que vem sendo cogitado como possível sucessor da atual gestão nas eleições municipais de 2028.

Desde o rompimento com o grupo da chamada “terceira via”, quando disputou a Prefeitura pelo PT tendo como vice Fábio Bezerra (Cascão), Mamão mantinha postura discreta no cenário político local. Sua candidatura marcou um momento de forte tensão, especialmente pelas críticas contundentes feitas à atual gestão e às suas lideranças. À época, também foi alvo de duras respostas por parte da base governista.

O retorno à chamada “casa verde” já era ventilado nos bastidores, mas a confirmação pública durante o Carnaval pegou muitos de surpresa. No ritmo do frevo, Mamão foi alvo de críticas de antigos aliados, que não viram com bons olhos sua reaproximação com o grupo da situação. Por outro lado, houve quem comemorasse o retorno, entendendo a movimentação como estratégica para o futuro político do município.

Como em todo cenário político, enquanto alguns chegam, outros ensaiam a saída. Comentários nos bastidores indicam que integrantes do grupo governista estariam insatisfeitos com a chegada do vaqueiro e já avaliam novos caminhos.

Fica a pergunta que ecoa nas ruas: Mamão fez a escolha certa? Após críticas severas e embates públicos no passado recente, sua volta demonstra que, na política, alianças podem ser revistas e reposicionamentos fazem parte do jogo. Afinal, como diz o velho ditado, "política é a arte de engolir sapos" e, ao que tudo indica, Mamão mostra que sabe bem como jogar esse jogo.

EUA estão prontos para atacar o Irã neste fim de semana, diz TV

Forças dos EUA já estariam preparadas para atacar o Irã, mas decisão final de Donald Trump ainda não foi tomada


Os Estados Unidos estão preparados para realizar um possível ataque contra o Irã já neste sábado (21/2). O presidente Donald Trump, no entanto, ainda não bateu o martelo sobre a operação. As informações foram divulgadas pela emissora norte-americana CBS News.

Nesta quarta-feira (18/2), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que os Estados Unidos têm “muitos motivos” para justificar um eventual ataque contra o Irã, em meio à recente escalada de tensões com o país persa.

A declaração foi dada um dia após mais uma rodada de negociações entre os dois países, realizada em Genebra, na Suíça. Retomadas no início deste mês, as conversas têm como foco o programa nuclear iraniano, considerado pelos norte-americanos – assim como por Israel – uma ameaça à segurança internacional.

As discussões enfrentam impasses que envolvem, principalmente, o enriquecimento de urânio por parte do Irã, visto pelo governo do aiatolá Ali Khamenei como um direito legítimo do país. Além disso, temas como o programa de mísseis balísticos iraniano, e o apoio de Teerã a grupos regionais que se opõem a Israel, também são demandas de Washington.


Fontes ouvidas pela CBS News afirmaram que o plano militar para um eventual ataque ao Irã já está pronto, embora a data da operação possa ser alterada e não esteja necessariamente restrita a este fim de semana. Na Casa Branca, a análise leva em conta o risco de uma escalada no Oriente Médio, a possível reação de Teerã e os impactos políticos da decisão, tanto no cenário interno quanto no exterior.

Como medida de precaução, o Pentágono começou a retirar temporariamente parte do seu pessoal do Oriente Médio. Militares estão sendo enviados para a Europa ou de volta aos Estados Unidos, diante da possibilidade de retaliação iraniana caso um ataque seja autorizado. Segundo autoridades, esse tipo de deslocamento é comum em momentos de tensão e não indica, por si só, que a ofensiva seja iminente.

Irã reage

Enquanto as tratativas não avançam para um acordo definitivo, Trump usa o poder militar norte-americano para pressionar a nação persa. Atualmente, dois porta-aviões dos EUA estão no Oriente Médio, assim como navios de guerra, caças e sistemas de defesa aérea.

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, reagiu afirmando que os Estados Unidos não conseguirão derrubar a República Islâmica e fez uma ameaça direta à presença militar norte-americana próxima ao território iraniano. A fala ocorreu durante um discurso em uma audiência, em Teerã.

“O presidente dos EUA diz que seu Exército é o mais forte do mundo, mas até o mais forte dos exércitos pode receber um golpe tão duro que não consiga mais se levantar”, afirmou.

Nas redes sociais, ele publicou uma imagem criada por inteligência artificial mostrando um porta-aviões americano submerso e afirmou que, embora um navio de guerra seja perigoso, mais perigosa é a arma capaz de destruí-lo.

Metrópole  Por Giovanna Estrela    

Para defender a mãe um adolescente desferiu golpes de faca no padrasto


Na noite desta terça-feira (17), uma ocorrência de violência doméstica mobilizou a Guarda Civil Municipal de Altinho, no município de Altinho, no Agreste de Pernambuco.

Segundo informações repassadas pela corporação, a guarnição foi acionada para atender a uma briga de casal motivada por ciúmes e pelo consumo de bebida alcoólica. Ao chegar ao local, os agentes constataram que o homem estaria ameaçando a companheira e danificando objetos da residência.

Diante da situação, o enteado da vítima, um adolescente de 16 anos, interveio para defender a mãe e acabou desferindo um golpe de faca contra o padrasto. A Guarda Civil Municipal agiu rapidamente, conteve o adolescente, prestou socorro ao ferido e apreendeu a arma branca utilizada na agressão.

Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Plantão, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. O agressor permaneceu detido, à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.

Já o adolescente foi apreendido e apresentado ao Ministério Público de Pernambuco, que ficará responsável pela adoção das medidas socioeducativas previstas em lei.

Um homem foi assassinado durante as festividades de Carnaval com uma bebê no colo


Um homem foi assassinado a tiros na madrugada desta quarta-feira (18), durante as festividades de Carnaval no distrito de Rainha Isabel, zona rural do município de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco.

A vítima foi identificada como Edilson Clemente da Silva, de 47 anos. Ele estava com uma bebê de apenas nove meses no colo quando foi surpreendido por Ivan Silva dos Santos, de 20 anos, que efetuou vários disparos de arma de fogo.

Edilson foi atingido e morreu no Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso. A bebê sofreu um ferimento de raspão na perna. Já o filho da vítima, Edson Júnior, de 24 anos, foi lesionado com um golpe de faca no pescoço e socorrido. Segundo informações médicas, ambos não correm risco de morte.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal agiram rapidamente, conseguiram prender o suspeito e apreender a arma utilizada no crime. Antes da chegada da polícia, o autor chegou a ser agredido por populares.

De acordo com informações preliminares, o crime teria sido motivado por ciúmes, já que a ex-companheira do suspeito estaria mantendo um relacionamento com a vítima.

O corpo de Edilson Clemente da Silva foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal de Caruaru. O autor do crime foi conduzido à delegacia da Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

Jovem é assassinada a tiros dentro de residência em Santa Cruz do Capibaribe


Um crime de morte foi registrado na noite desta quarta-feira (18), na Belarmina Pereira no bairro Cruz Alta, em Santa Cruz do Capibaribe.

A jovem identificada como sendo Maria Eduarda Gomes do Nascimento, 25 anos, foi assassinada através de disparos de arma fogo, no interior de uma residência.

Segundo informações, foram encontradas no local, 11 cápsulas de pistola 9mm. Eduarda trabalhava de manicure e era bastante conhecida na localidade.

A Polícia Militar e a GCM, estiveram no local fazendo o isolamento e colhendo informações, sobre o crime de morte. A Polícia Civil e a Polícia Científica, foram acionadas para realizarem a perícia no e levantamento cadavérico. Ainda não há informações da autoria e motivação, que levou a morte da manicure.

O corpo da jovem será encaminhado, para o IML de Caruaru.

Do: Blog São Domingos Informa

A escola Acadêmicos de Niterói que fez críticas a evangélicos, e fez homenagem a Lula foi rebaixada


A Acadêmicos de Niterói terminou na última colocação e foi rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, conforme resultado divulgado na apuração desta quarta-feira (18). A escola estreava na elite das agremiações neste ano e, ao longo da leitura das notas, obteve apenas duas avaliações máximas.

Com o enredo "Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil", a Acadêmicos de Niterói apresentou, no desfile de domingo (15), a trajetória do presidente Lula, desde a infância no Nordeste, passando pela mudança com a família para São Paulo, a atuação como torneiro mecânico e a liderança sindical, até chegar à Presidência da República.

A comissão de frente levou à Sapucaí uma encenação da rampa do Palácio do Planalto, em referência à mais recente posse presidencial, ao lado de representantes da sociedade civil. A apresentação também contou com atores e bailarinos caracterizados como o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, além dos ex-presidentes Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro.

O carro abre-alas fez alusão ao agreste pernambucano, região onde nasceu o presidente Lula, retratando o contraste entre exuberância e escassez. Em outra alegoria, a escola apresentou críticas às políticas sociais do governo Bolsonaro e à condução da pandemia. Na parte traseira de um dos carros, o carnavalesco incluiu ainda uma referência à prisão do ex-presidente.

A agremiação enfrentou dificuldades na dispersão, quando alegorias ficaram presas na saída da avenida. O encerramento foi marcado por correria, e uma das estruturas permaneceu no local mesmo após o término do desfile. A escola seguinte, a Imperatriz Leopoldinense, declarou ter sido prejudicada pelo ocorrido.

JC

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Carnaval de Jataúba termina em paz após seis dias de festa


Após seis dias de intensa programação, o Carnaval de Jataúba chegou ao fim marcado pela tranquilidade e pelo clima de alegria que tomou conta das ruas da cidade. No Agreste de Pernambuco, Jataúba mais uma vez mostrou por que é considerado por muitos foliões como um dos melhores carnavais da região.

Com uma programação diversificada, o município apostou nos artistas da terra e em bandas da região, provando que não é preciso grandes atrações nacionais para garantir animação e participação popular. O resultado foi uma festa vibrante, com forte presença do público local e de visitantes.

Os tradicionais banhos de carro-pipa refrescaram os foliões durante os dias de calor intenso, enquanto blocos carnavalescos desfilaram pelas principais ruas e avenidas, levando cores, fantasias e muita música. Famílias, jovens e crianças participaram ativamente, fortalecendo o espírito cultural e comunitário da festa.

Durante os seis dias de evento, o que predominou foi a paz. A organização e o comportamento dos foliões contribuíram para que o Carnaval 2026 fosse encerrado com saldo positivo, reforçando a imagem de Jataúba como um destino seguro e animado no período momesco.

Mais uma vez, a cidade demonstrou que tradição, criatividade e entusiasmo popular são os verdadeiros protagonistas da folia.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Uma foto, fala mais que mil palavras: Mamão reaparece ao lado de Boy Ribeiro e movimenta cenário político


A tarde desta terça-feira de Carnaval foi marcada por um reencontro político que já repercute nos bastidores de Jataúba. O ex-prefeito Fábio Mamão surgiu em uma foto ao lado do líder político Boy Ribeiro, do empresário Josemir e de aliados próximos.

Após ter rompido com o grupo da chamada “terceira via” e lançado candidatura própria fazendo oposição à prefeita Dra. Cátia — obtendo pouco mais de 800 votos — Mamão agora dá sinais claros de reaproximação com o chamado “barco verde”, grupo que anteriormente foi alvo de críticas do próprio ex-prefeito.


Segundo informações que circulam nos bastidores, Mamão deverá contar com uma sala para atendimento à população, ponto que, inclusive, teria sido um dos motivos de seu afastamento anterior do grupo. Há ainda especulações de que o “vaqueiro”, como é conhecido, possa assumir a Secretaria de Agricultura do município que hoje é gerida por Zainha.

As dúvidas e comentários ganharam força após o registro público ao lado de Boy Ribeiro, selando o que muitos já consideram como um retorno oficial ao grupo político.

Em política, gestos falam mais alto que discursos e, desta vez, uma simples foto parece ter dito tudo.

Parlamentares acionam PGR contra Acadêmicos de Niterói por alegada ofensa a evangélicos


Parlamentares acionaram a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a escola de samba Acadêmicos de Niterói após um desfile realizado no último domingo (15), que fez referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante a apresentação, uma das alas trouxe a representação de evangélicos dentro de uma lata de conserva, com a imagem de uma família tradicional e um integrante segurando um adereço semelhante à Bíblia. A descrição oficial da escola classificava o grupo como “neoconservador”, ao lado de outros segmentos críticos ao governo.

O senador Magno Malta e o deputado federal Rodolfo Nogueira protocolaram queixas alegando ofensa à liberdade religiosa e possível prática de preconceito. Eles também questionam o uso de recursos públicos destinados à agremiação.

Agora, caberá à PGR avaliar se há elementos para abertura de investigação ou eventual ação judicial contra os responsáveis pelo desfile.

Em ano eleitoral, Raquel eleva gastos do Carnaval em 48%


Em pleno ano eleitoral, os governadores pelo país afora resolveram abrir os cofres de olho nos dividendos políticos de uma boa folia carnavalesca. Em Pernambuco, Raquel Lyra (PSD) resolveu aplicar 80 milhões de reais no Carnaval local. Ela vai disputar o governo do Estado contra o prefeito de Recife, João Campos (PSB). No ano passado, o governo pernambucano aplicou cerca de 54 milhões de reais na folia. As informações são do portal O Antagonista.

Na terra de Alceu Valença, a pré-candidata à reeleição injetou recursos em 1,3 mil atrações. Destas, 97% são locais. “Estamos batendo recorde de visitantes, de público, de lotações em nossos hotéis, de nossas pousadas, girando a nossa economia e mais do que tudo, falando da identidade do nosso povo”, defendeu Raquel na abertura do Carnaval de Recife, na noite desta quinta-feira(12).

Em alguns casos, os chefes de Poder Executivo nos Estados chegaram a multiplicar por quase sete vezes o valor aplicado no Carnaval de 2026 em comparação com o do ano passado. Esse foi o caso de Ronaldo Caiado (PSD), que tenta disputar a Presidência da República pelo partido de Gilberto Kassab. Ele vai injetar no Carnaval deste ano 20 milhões de reais em cerca de 30 municípios em Goiás, no maior projeto momesco dos últimos anos.

“Desejo que Goiás seja cada vez mais uma referência nessa área, já que o estado é o primeiro lugar em tudo. Vamos fazer um carnaval lindo aqui em Goiás”, disse ele ao anunciar o investimento. Em 2025 foram 3 milhões de reais investidos. Quase sete vezes menos.

No Maranhão, o governador Carlos Brandão (sem partido) realiza o maior carnaval da história do Estado. São 20 milhões de reais em investimentos em shows de nomes como Anitta, Cláudia Leitte, Alok e Wesley Safadão. Brandão não pode disputar a reeleição (ele deve ir para o Senado), mas tenta emplacar o sobrinho Orleans Brandão ao governo do Estado. Algo inédito.

Até mesmo no Distrito Federal, que nunca teve lá o melhor Carnaval do país, o governador Ibaneis Rocha (MDB), que está enrolado até o pescoço no caso envolvendo o Banco Master, resolveu injetar 10 milhões de reais no Carnaval – um recorde. Em 2025, o Governo do Distrito Federal (GDF) aplicou em torno de 8,5 milhões de reais. Desse montante, 8,3 milhões de reais foram destinados diretamente aos blocos, com valores definidos de acordo com critérios de porte, histórico e público estimado, conforme estabelecido em edital público, conforme o governo do Distrito Federal.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Morador tem residência invadida e criminosos levam CG 125 durante o fim de semana


Um morador de Santa Cruz do Capibaribe teve uma surpresa desagradável ao retornar para casa nesta segunda-feira (16). Ao chegar em sua residência, localizada na Rua Rita Nunes de Araújo, no bairro São Cristóvão, ele constatou que o imóvel havia sido arrombado.

De acordo com a vítima, o crime aconteceu durante o período em que ele esteve fora. “Eu saí na sexta-feira (13) e, ao retornar nesta segunda-feira (16), vi que entraram na minha casa. Ao observar, percebi que os eletrodomésticos e a TV estavam no local, mas a moto levaram. Deixaram apenas a porta de esteira baixa”, relatou.

Os criminosos subtraíram uma motocicleta modelo CG 125, ano 2010, de placa KFZ 5C66. Apesar de outros objetos de valor estarem na residência, apenas o veículo foi levado pelos suspeitos.

"Nem o capacete eles levaram, mostrando que o principal interesse era a moto". Pontuou

O caso deve ser investigado pelas autoridades policiais, e qualquer informação que possa ajudar na localização da motocicleta pode ser repassada à polícia de forma anônima. A população do bairro São Cristóvão está apreensiva diante do ocorrido e cobra mais segurança na localidade.

Postagem em destaque

Fim de semana começou com duas mulheres assassinadas e com 11 homicídios em Pernambuco

ML do Recife – Foto: Nivaldo Fran Registrados 11 homicídios nessa sexta-feira (20) em Pernambuco. Entre as vítimas, duas mulheres. São 164 a...