Apoio do Blog

Apoio do Blog

quarta-feira, 8 de abril de 2026

Novas pesquisas apresentam divergências acentuadas na corrida pelo Governo de Pernambuco


Levantamentos divulgados na manhã desta quarta-feira (8) pelos institutos Simplex e Real Time Big Data revelam cenários distintos para a sucessão estadual em 2026. Enquanto os números da Simplex apontam para um equilíbrio absoluto entre os dois principais nomes, o Real Time Big Data indica uma vantagem de 17 pontos percentuais para o ex-prefeito do Recife.

Instituto Simplex: Empate técnico rigoroso

A pesquisa Simplex mostra um cenário de polarização equilibrada na modalidade estimulada, onde a diferença entre a governadora e o ex-prefeito é de apenas 0,3%.Raquel Lyra (PSD): 42,6%
João Campos (PSB): 42,3%
Eduardo Moura (Novo): 2,5%
Ivan Moraes (PSOL): 1%

Na modalidade espontânea, Raquel Lyra aparece numericamente à frente com 33,8%, enquanto João Campos é citado por 28,5% dos entrevistados.

Real Time Big Data: Favoritismo de João Campos

Já o levantamento do instituto Real Time Big Data apresenta João Campos com uma liderança consolidada, alcançando a metade das intenções de voto no cenário estimulado, e indicando uma possibilidade de vitória no 1ª turno.

Cenário Estimulado:João Campos (PSB): 50%
Raquel Lyra (PSD): 33%
Eduardo Moura (Novo): 8%
Ivan Moraes (PSOL): 2%

Cenário espontâneo e indecisos: Na espontânea, João Campos lidera com 21%, seguido por Raquel Lyra com 18%. O levantamento destaca que 48% dos eleitores ainda estão indecisos, o que mantém o quadro aberto para os próximos meses.

Segundo Turno e Rejeição

O Real Time Big Data também simulou um eventual confronto direto em segundo turno e mediu a resistência dos nomes apresentados:Simulação de 2º Turno: João Campos registra 52% contra 40% de Raquel Lyra.Índices de Rejeição: A atual governadora lidera este quesito, sendo a candidata em quem o eleitor “não votaria de jeito nenhum”.

Inocência interrompida: Vitória, de 12 anos, morre após ser baleada dentro de casa


Uma tragédia abalou a população de Jataúba, no Agreste pernambucano. A jovem Vitória Eloísa da Silva, de apenas 12 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital da Restauração, no Recife, após ser vítima de disparos de arma de fogo.

O crime aconteceu em uma residência localizada na Rua José Cupertino de Melo, no bairro Boa Vista. De acordo com as informações, homens armados invadiram o local com o objetivo de executar o padrasto da menina, que foi assassinado na hora.

Durante a ação criminosa, Vitória acabou sendo atingida por três disparos, que acertaram a cabeça, o fêmur e a perna. A gravidade dos ferimentos exigiu transferência urgente para a capital pernambucana, mas, infelizmente, a adolescente não resistiu.

O caso gerou forte comoção entre familiares, amigos e moradores da cidade. 

A Polícia Civil deve investigar o caso para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime. Enquanto isso, fica o sentimento de dor e indignação diante da perda precoce de uma criança vítima da violência.

Blog Jataúba News

TERROR EM JATAÚBA: Criança de 12 anos é baleada na cabeça, perna e pé durante execução de padrasto

Foto Ruy Siqueira

A violência voltou a chocar moradores de Jataúba, no Agreste de Pernambuco, na noite desta terça-feira (07). Uma criança de apenas 12 anos deu entrada em estado gravíssimo no Hospital Municipal após ser atingida por três disparos de arma de fogo.

De acordo com informações, a vítima, identificada pelas iniciais V.E.S., foi baleada na Rua José Cupertino de Melo, no bairro Boa Vista. A menina é enteada de José Iranildo da Silva, de 45 anos, conhecido como “Biato”, que foi assassinado no mesmo local durante a ação criminosa.

Ainda segundo relatos, a criança estava presente no momento do crime e acabou sendo atingida pelos disparos. Ela sofreu ferimentos graves, sendo baleada na região da cabeça, no fêmur que chegou a ser fraturado e também no pé.


A vítima foi socorrida inicialmente para o hospital municipal de Jataúba, mas devido à gravidade dos ferimentos, precisou ser transferida com urgência por uma equipe do SAMU para o Hospital da Restauração, na capital Recife.

Até o fechamento desta matéria, não foram divulgadas novas informações sobre o estado de saúde da criança.

O caso gerou grande comoção e revolta na cidade, principalmente pela brutalidade e pelo fato de uma menor ter sido vítima direta da violência. As circunstâncias do crime seguem sendo investigadas pelas autoridades.

Blog Jataúba News

terça-feira, 7 de abril de 2026

Homem é morto a tiros em Jataúba e criança de 12 anos fica gravemente ferida


Um crime de morte foi registrado na noite desta terça-feira (07), na cidade de Jataúba, no Agreste de Pernambuco. A ação violenta resultou na morte de um homem e deixou uma criança de apenas 12 anos gravemente ferida após ser atingida por disparos de arma de fogo.

De acordo com informações, a vítima fatal foi identificada como José Iranildo da Silva, de 45 anos, conhecido popularmente por “Biato”. Ele foi alvejado enquanto estava em uma residência localizada na Rua José Cupertino de Melo, no bairro Boa Vista, e morreu ainda no local, antes de receber qualquer tipo de socorro.


Ainda segundo relatos, os criminosos chegaram ao local e efetuaram vários disparos contra a vítima, que não teve chance de ser socorrida e fugiram com destino ignorado. Durante a ação criminosa, uma criança de 12 anos também foi atingida e socorrida por populares até o hospital municipal da cidade. O estado de saúde dela é considerado grave.

 

Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar estiveram na ocorrência, realizando o isolamento da área até a chegada do Instituto de Criminalística (IC). Após os procedimentos periciais, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) da cidade de Caruaru.

 

Até o fechamento desta matéria, a motivação do crime ainda é desconhecida. O caso será investigado pela Polícia Civil, que buscará identificar os autores e esclarecer as circunstâncias do homicídio.

Blog Jataúba News

Coluna 'O Tiro da Coruja': Volta de Fábio Mamão à Terceira Via gera questionamentos e aponta perda de protagonismo político

Foto Radio Polo

Neste últimos dias a "Coruja", passou a verificar a volta de Fábio Mamão ao grupo da Terceira Via, e viu que o Vaqueiro está longe de fortalecer sua imagem, parece ter provocado o efeito contrário: o de encolhimento político.

Mamão, que já teve brilho e protagonismo como vereador, líder politico, chegou a ser vice-prefeito rompeu e agora  ex-vice-prefeito, enfrenta um cenário bem diferente. Sua saída e retorno ao grupo da "Terceira Via", sem explicações claras, acabaram ofuscando a força política que antes possuía. Em política, coerência e posicionamento são ativos valiosos e a falta deles costuma cobrar seu preço.

Dentro da própria "Terceira Via", a percepção é de que Mamão passou a ocupar um papel secundário, deixando de ser uma liderança de destaque para atuar mais como coadjuvante nas articulações do grupo.


Outro ponto que chama atenção é o desalinhamento político. Enquanto o grupo segue apoiando a governadora Raquel Lyra, Mamão já deixou claro seu apoio a João Campos. A divergência também se estende ao campo proporcional: Mamão deve apoiar Bruno Marques (estadual) e Pedro Campos (federal), enquanto o grupo caminha com Diogo Moraes (estadual)e Clodoaldo Magalhães (federal).

Esse desencontro de apoios evidencia não apenas uma divisão estratégica, mas também reforça a ideia de isolamento político.

No fim das contas, a volta à Terceira Via levanta mais dúvidas do que certezas. E, pelo menos por agora, o movimento parece ter diminuído e não ampliado o espaço de Fábio Mamão no cenário político local.

Blog Jataúba News

Balanço na área policial: usuário de drogas é assassinado a tiros e polícia investiga morte de eletricista

Homicídio em Pesqueira – Foto: Reprodução/WhatsApp

Registrados 4 homicídios nessa segunda-feira (06) em Pernambuco. Os crimes ocorreram em Arcoverde, Pesqueira, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. São 37 assassinatos neste mês de abril. Este ano, mataram 766 pessoas no Estado.

Em Pesqueira, no Agreste, um homem foi assassinado com vários tiros na Rua Fortaleza. Francisco Ramon da Silva Fernandes, de 29 anos, era ex-presidiário e usuário de drogas. Autoria do crime é desconhecida. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Em Garanhuns, a Polícia Civil está investigando a morte de um eletricista, no bairro Brasília. Daniel Izídio dos Santos, de 28 anos, trabalhava na parte elétrica de uma casa em construção. Ele foi encontrado dentro de uma caixa d’água onde realizava a instalação de uma bomba.

Suspeito de homicídio em Santa Cruz do Capibaribe é preso na entrada de jogo na Arena Pernambuco

Acusado: Kaik Soares de Melo – Foto: Divulgação

Policiais da 21ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH) efetuaram a prisão de um jovem de 21 anos, suspeito de autoria em um assassinato ocorrido no loteamento Pedra Branca, em Santa Cruz do Capibaribe. A captura de Kaik Soares de Melo aconteceu na noite desta segunda-feira (6), na portaria da Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no momento em que o investigado se preparava para assistir a uma partida do Santa Cruz.

Vítima: Pedro Henrique Soares de Araújo

O crime em questão vitimou o adolescente Pedro Henrique Soares de Araújo, de 17 anos, morto a tiros na rua Tomázia Cantuária Tavares no dia 22 de dezembro. Ao ser detido e questionado pelas autoridades, Kaik negou veementemente qualquer participação no homicídio, alegando, inclusive, que não conhecia a vítima. (Reveja aqui).

Foto: Ademilton Silva

Foto: Ademilton Silva

De acordo com informações repassadas pela Polícia Civil, o suspeito já possui histórico de passagens pela polícia em ocasiões anteriores, que resultaram na lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Após os procedimentos na Região Metropolitana do Recife, Kaik foi encaminhado à Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe para as providências cabíveis.

Blog da Polo

segunda-feira, 6 de abril de 2026

Balanço: 20 pessoas assassinadas no fim de semana em Pernambuco

IML de Petrolina – Foto: Clediston Ancelmo/TV Grande Rio

Registrados 20 homicídios no fim de semana em Pernambuco. Entre as vítimas, duas mulheres. Já são 33 assassinatos neste mês de abril. Este ano, mataram 768 pessoas no Estado.

Em Bezerros, um homem foi assassinado a tiros na noite de sábado (04), no distrito de Sapucarana. A vítima foi identificada como José Roberto da Silva, de 28 anos. O crime foi praticado por dois homens em uma moto, que fugiram em direção a BR-232.

Em Toritama, um homem foi assassinado na noite deste domingo (05), na Rua da Saúde, no Loteamento de Jairo. Nicolas Diego Silva Tavares, de 24 anos, foi morto dentro de casa com tiros na região da cabeça. Autoria e motivação do crime são desconhecidas.

Em Pesqueira, também no Agreste, um homem foi assassinado na Travessa São José, na Vila Anápolis. Michel Wesley Barbosa, de 32 anos, foi morto a tiros. A vítima chegou a ser socorrida para o hospital local, mas não resistiu e faleceu.

Em Caruaru, morreu no Hospital Regional do Agreste, o padeiro Manoel Ferreira Pimentel Sobrinho, de 75 anos, vítima de assalto no município de São João, Agreste Meridional. O idoso estava na padaria quando o local foi invadido por criminosos armados com facas. Ele teria reagido e foi esfaqueado. Um dos suspeitos foi preso em flagrante.

Em Paulista, no Grande Recife, uma mulher foi assassinada com um golpe de faca durante assalto, no bairro Nossa Senhora do Ó. A vítima foi identificada como Maria Eliane Bezerra de Vasconcelos, de 63 anos.

Em Petrolina, no Sertão, uma mulher também foi assassinada a facadas no Projeto Maria Tereza, zona rural do município. Ivoneide Lima de Brito, de 42 anos, foi morta durante uma confusão envolvendo vizinhos. Um homem também foi esfaqueado e socorrido para o Hospital de Traumas.

Por Helenivaldo Pereira

Jataubense Paratleta Gabriel Sousa conquista pódio no Giro Pernambuco


No último domingo (29), o paratleta Gabriel Sousa participou de mais uma edição do Giro Pernambuco, evento realizado em comemoração ao aniversário do Recife e que reuniu ciclistas profissionais e amadores de diversas regiões do estado.

Na competição de ciclismo, Gabriel conquistou o segundo lugar na categoria PCD, reforçando seu bom desempenho. Além disso, ele foi um dos destaques na reportagem exibida na última segunda-feira (30), no programa Bom Dia Pernambuco, da Globo Nordeste, que apresentou histórias de superação por meio do esporte.


Com apenas 11 anos, Gabriel conta com o apoio do Moda Center para a participação em competições e vem acumulando pódios, inclusive em eventos de alcance nacional.

Embora tenha no ciclismo sua principal modalidade, já participou de torneios de futebol e tênis de mesa, conquistando resultados que evidenciam sua trajetória no esporte e sua capacidade de superação.

“Gordo DVD” é preso por tentativa de feminicídio em São Domingos; suspeito teria tentado atear fogo na companheira



Na manhã deste último sábado (4), policiais da 21ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH) de Santa Cruz do Capibaribe cumpriram um mandado de prisão contra Claudemir de Melo Silva, o “Gordo DVD”. Ele é acusado de uma tentativa de feminicídio contra sua então companheira.

O crime de extrema violência foi registrado em 31 de março de 2024, no distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Vara Única da Comarca de Brejo da Madre de Deus.

De acordo com o boletim de ocorrência que embasou a decisão judicial, o crime ocorreu após uma discussão, durante a qual o suspeito agrediu e ameaçou a vítima. Claudemir teria jogado gasolina sobre o corpo da mulher com a nítida intenção de atear fogo e tirar sua vida.

Após ser localizado em Santa Cruz do Capibaribe, “Gordo DVD” foi conduzido para uma unidade prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

sábado, 4 de abril de 2026

Jovem Adriano "Boião" morre após acidente de moto em Jataúba


Faleceu neste sábado o jovem Adriano, conhecido popularmente como “Adriano Boião”, após não resistir aos ferimentos causados por um acidente de moto.

O acidente aconteceu nesta sexta-feira santa, no Sítio Luiza. Adriano foi socorrido pela equipe do SAMU e levado ao hospital de Jataúba. Devido à gravidade do seu estado de saúde, ele precisou ser transferido para outra unidade hospitalar.

Apesar dos esforços das equipes médicas, o jovem não resistiu e veio a óbito neste sábado de aleluia. Até o momento, sua idade ainda não foi divulgada.

A notícia causou grande comoção entre familiares, amigos e moradores da região, que lamentam profundamente a perda precoce.

Luto em Jataúba: morre aos 88 anos Zé Roque da Farmácia, referência de cuidado e confiança


Faleceu na manhã deste sábado, aos 88 anos, o senhor José Roque da Silva, carinhosamente conhecido como Zé Roque da Farmácia. Sua partida deixa um sentimento profundo de tristeza em Jataúba, onde era considerado uma figura histórica e muito querida pela população.

Zé Roque marcou gerações com seu trabalho como farmacêutico, em uma época em que o acesso à medicina era mais escasso. Para muitos, ele foi mais do que um profissional: era visto como um verdadeiro “médico do povo”, sempre disposto a ajudar, orientar e acolher quem o procurava.

Com vasta experiência e dedicação, conquistou a confiança da comunidade ao longo dos anos. Segundo relatos, até pouco tempo, muitos moradores ainda buscavam sua opinião para confirmar prescrições médicas, tamanha era a credibilidade que ele construiu.

Sua história se confunde com a própria história de Jataúba, sendo lembrado não apenas pelo seu trabalho, mas também pelo seu caráter, humildade e compromisso com o bem-estar das pessoas.

Familiares, amigos e toda a população lamentam profundamente sua morte, ao mesmo tempo em que celebram o legado de um homem que dedicou sua vida a cuidar do próximo.

Clima esquenta: Mamão demonstra incômodo com presença de Roque ao lado de Campos


O cenário político de Pernambuco ganhou mais um capítulo durante as movimentações da Semana Santa em Fazenda Nova. O ex-vice-prefeito de Jataúba, Fábio Mamão, marcou presença no evento, data tradicionalmente aproveitada por diversas lideranças políticas para fortalecer articulações e ampliar visibilidade.


Durante sua passagem no evento, Mamão chamou atenção ao comentar a presença do ex-prefeito Antônio de Roque ao lado do prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo do Estado, João Campos. Em tom crítico, o ex-vice-prefeito demonstrou incômodo com a aproximação política.


Em entrevista a pagina Brejo em Foco, Fábio Mamão destacou sua trajetória ao lado da família Arraes, afirmando ter uma militância de mais de 30 anos no grupo político. 

“É um caminho que venho trilhando há trinta anos. Eu não sou muito de criticar ninguém não, o que eu vejo é um oportunismo do ex-prefeito de Jataúba. Ele nunca votou na família Arraes. Hoje é muito bom, né? João nas pesquisas liderando”, declarou.

sexta-feira, 3 de abril de 2026

Em clima de Semana Santa, Antônio de Roque e João Campos participam de espetáculo em Nova Jerusalém


O ex-prefeito de Jataúba, Antônio de Roque, reforçou nesta sexta-feira santa seu posicionamento político ao lado do prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos.

Os dois estiveram juntos em Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus, onde prestigiaram o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo realizado no teatro de Nova Jerusalém, considerado o maior do mundo ao ar livre.


A presença de Antônio de Roque ao lado de João Campos reforça o apoio já declarado anteriormente ao projeto político do prefeito recifense, que vem se consolidando como um dos principais nomes na disputa pelo governo do estado.

O evento, que atrai milhares de visitantes todos os anos durante o período da Semana Santa, também tem sido palco de encontros políticos e articulações, reunindo lideranças de diversas regiões de Pernambuco.


Blog Jataúba News

quinta-feira, 2 de abril de 2026

Alckmin diz que ‘quem defende ditadura não devia nem ser candidato’


O vice-presidente Geraldo Alckmin, confirmado esta semana na chapa à reeleição, defendeu que a campanha invista na comparação entre os governo Lula e Bolsonaro como estratégia. Segundo ele, a tática vai entrar em vigor no “momento adequado”.

— Nós estamos extremamente preparados para no momento adequado fazer a comparação, o que anda para trás é caranguejo — disse Alckmin. — Presidente Lula e nós salvamos a democracia. Aliás, quem defende ditadura não deveria nem ser candidato — afirmou. As informações são do jornal O GLOBO.

A declaração ocorre em meio ao avanço das articulações para a disputa eleitoral. Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que Alckmin seguirá como candidato a vice na chapa que tentará a reeleição, após meses de especulações sobre uma possível mudança na composição.

Alckmin também minimizou o crescimento do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas pesquisas de intenção de voto.

— Pesquisa é momento. A maioria das pesquisas o Lula está na frente, pode até ter algumas em que não está, mas o que vai valer mesmo é a campanha — disse.

Com a bandeira de Pernambuco em mãos, João cita Lula e dispara contra Raquel: “Não escondemos quem ajuda o Recife”

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Em discurso emocionado de despedida da Prefeitura do Recife, o prefeito João Campos (PSB) fez um balanço da sua gestão, mas não deixou de mandar recados aos adversários na inauguração do Hospital da Criança, em Areias, na noite desta quinta-feira (2).

Um dos mais enfáticos foi em relação à parceria que tem com o presidente Lula (PT), que terá sua reeleição apoiada por Campos. A principal adversária de João nas eleições de outubro é a governadora Raquel Lyra (PSD), que não declarou apoio a Lula.

“Nós não escondemos aqueles que ajudam o Recife. O presidente Lula ajudou na construção do Hospital da Criança do Recife. O SUS e o Ministério da Saúde estiveram presentes, não só para botar de pé, mas para botar para funcionar”, declarou João Campos.

Antes, o prefeito fez questão de lembrar a quantidade de vagas de creches entregues na sua gestão. Essa é uma promessa de campanha de Raquel, mas pouco concretizada, com apenas três unidades entregues e 250 prometidas.

“Em cinco anos e três meses, fizemos 12.979 vagas de creches na cidade. Construí 975 novas salas de aula só de creches”, destacou Campos.

O prefeito segurou a bandeira de Pernambuco, como tem feito Raquel Lyra em vários eventos, e disparou: “Essa bandeira não pertence a mim nem a nenhum político. Ela pertence ao povo de Pernambuco”.

Em seguida, João Campos afirmou que vai levar o trabalho feito na capital para outros lugares, sinalizando o discurso da pré-campanha. “Nós temos a obrigação de poder levar para outros locais o que a gente fez aqui no Recife. O que a gente fez aqui no Recife não ficará só no Recife. Estou pronto para dar esse novo passo. Em nenhum momento eu tive dúvida. Eu sabia que, na hora certa, no tempo certo, tudo ia acontecer. Nós formamos um grande time. A gente sabe o que fazer e onde quer chegar”, enfatizou.

Por Magno Martins

“A gente sempre contou com o apoio de Lula e dos que pensam diferente”, afirma Raquel

Por Yuri Costa – Blog da Folha

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), afirmou nesta quinta-feira (2) que sempre contou com o apoio do presidente Lula (PT) e das pessoas que pensam diferente do petista. A declaração aconteceu durante o evento de filiação de Túlio Gadelha à sigla da chefe do Executivo estadual.

“Como você (Túlio Gadelha) mencionou aqui, a gente sempre contou com o apoio do presidente Lula, dos seus e daqueles que também pensam diferente, para que a gente possa fazer de Pernambuco um espaço mais plural, mais diverso, e sobretudo, mais justo”, disse Raquel.


A fala reforça um aceno de Raquel tanto para a esquerda quanto para a direita. Ainda em seu discurso, ela comemorou a chegada de Túlio Gadelha ao PSD e voltou a ressaltar que não trabalha por uma bandeira política, e sim a de Pernambuco.

“Eu estou muito feliz de estar aqui hoje com você (Túlio), porque nós não estamos fazendo um movimento que é estranho. Muito pelo contrário. Vão querer nos rotular. Não nos rotulem. A nossa bandeira é a de Pernambuco, essa que nos une do Litoral ao Sertão”, disparou.

Na ocasião, Raquel ainda enfatizou que trabalha com uma política de diálogos e destacou que busca unir os diferentes.

“Eu venho aqui hoje, acredito que as coisas não acontecem por acaso, para trazer para o nosso partido, que hoje já é o maior partido da história de Pernambuco. Não porque a gente coloca um chicote, não porque a gente trabalha impondo medo. Eu decidi escolher fazer por amor, trabalhando por construção de pontes e de diálogo, buscando unir os diferentes, mas que tem algo em comum muito forte: o amor ao nosso estado”, disse.

Por Magno Martins

Criminoso em motocicleta faz “arrastão” em postos de combustíveis de Santa Cruz do Capibaribe


A noite desta quarta-feira (1º) foi marcada pelo medo para funcionários de postos de combustíveis de Santa Cruz do Capibaribe. Um único indivíduo, utilizando uma motocicleta, foi flagrado cometendo pelo menos dois assaltos em pontos distintos da cidade em um curto intervalo de tempo.

O primeiro alvo foi um estabelecimento localizado às margens da rodovia PE-160, na saída que dá acesso ao distrito de Poço Fundo. Sem dar trégua, o criminoso seguiu para o bairro Rio Verde, onde efetuou uma segunda investida em um posto situado na avenida principal da localidade.


Toda a ação criminosa foi captada por circuitos internos de monitoramento. As imagens, que já estão em posse das autoridades, mostram a dinâmica dos assaltos e as características do suspeito. Apesar das evidências visuais, o motociclista ainda não foi identificado e capturado pelas forças de segurança.

A Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe investigará os casos e utilizará as filmagens para tentar rastrear a rota de fuga e a placa do veículo utilizado pelo assaltante.

Blog da Polo

Nasa lança missão tripulada à Lua


Após vários atrasos não planejados nos últimos meses, a Nasa deu início na noite desta quarta-feira (1) ao segundo passo do histórico programa que promete retornar humanos à superfície Lua: o lançamento da missão Artemis II.

Quatro tripulantes estão viajando dentro da cápsula Orion, o foguete mais poderoso já construído pela agência espacial americana. As informações são do g1.

quarta-feira, 1 de abril de 2026

Profissionais da Educação de Pernambuco terão aumento salarial de 5,4%

Foto: Denison Costa/SEE

A governadora Raquel Lyra vai sancionar o Projeto de Lei Complementar aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que atualiza a remuneração dos profissionais da Rede Pública Estadual de Ensino. A proposta, enviada pelo Governo do Estado ao Legislativo, reforça o compromisso da gestão com a valorização da educação e o reconhecimento das carreiras que atuam diariamente na formação dos estudantes pernambucanos.

O acordo firmado com a categoria prevê um reajuste de 5,4% para o cargo de professor, em conformidade com o piso nacional do magistério estabelecido pelo Ministério da Educação para 2026. A medida garante segurança jurídica, avanços na política salarial e estabilidade para o planejamento da carreira docente.

Além dos professores, a proposta também beneficia os cargos de Analista em Gestão Educacional, Assistente Administrativo Educacional e Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, assegurando valorização para diferentes funções essenciais ao funcionamento da rede.


Por Helenivaldo Pereira

Homem de 27 anos é assassinado a tiros de pistola no bairro São Miguel


A onda de violência em Santa Cruz do Capibaribe registrou mais um capítulo sangrento na noite desta terça-feira (31). Um homem identificado como Anderson Eduardo Silva Araújo, de 27 anos, conhecido popularmente como “Formiguinha”, foi assassinado a tiros na Rua Maria Francisca Ramos, no bairro São Miguel.

Foto: Ademilton Silva

De acordo com o levantamento pericial realizado no local, o crime foi marcado pela brutalidade e pelo uso de armas de calibres restritos. Diversas cápsulas de pistolas 9mm e .40 foram encontradas espalhadas pela via, indicando que os algozes efetuaram uma grande quantidade de disparos contra a vítima.

Foto: Ademilton Silva

Durante os procedimentos de praxe na residência de Anderson, a Polícia Civil localizou uma quantidade de entorpecentes, o que levanta a hipótese de que o crime possa ter relação com o tráfico de drogas na localidade. Até o momento, não há informações concretas sobre a autoria ou a motivação exata da execução.

O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. A delegacia local já iniciou as investigações para tentar identificar os responsáveis pelo homicídio.

Blog da Polo

Entregador de 19 anos é baleado no rosto durante tentativa de latrocínio no bairro Polipacas


A noite desta terça-feira (31) foi marcada por um crime de extrema violência na Rua Marksaline Santana da Silva, no bairro Polispacas, em Santa Cruz do Capibaribe. O jovem Otoniel Gonçalves da Silva, de 19 anos, que trabalha como entregador por aplicativo, foi alvo de criminosos que roubaram sua motocicleta CG Titan.

De acordo com informações colhidas no local, Otoniel teria reagido à abordagem dos assaltantes. Durante a ação, os criminosos efetuaram disparos de arma de fogo que atingiram a vítima no rosto e no pescoço. Mesmo gravemente ferido, o jovem, que reside no bairro Bela Vista, foi socorrido por populares e encaminhado às pressas para a UPA 24h.

Otoniel recebeu os primeiros atendimentos médicos na unidade local e seu quadro clínico segue sob acompanhamento rigoroso. Até o fechamento desta matéria, os criminosos não foram identificados e a motocicleta levada ainda não foi recuperada. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso e tentar localizar os autores do crime, que fugiram tomando destino ignorado após o atentado.

Blog da Polo

“Missão Aceita”: Vereador Adilson “Bolsonaro” é lançado pré-candidato a deputado federal pelo PL

Vereador Adilson Vitorino

O vereador Adilson Vitorino (PL), amplamente conhecido como “Adilson Bolsonaro”, teve sua pré-candidatura a deputado federal oficializada pelo deputado estadual Abimael Santos (PL) em vídeo divulgado nas redes sociais.

Segundo Abimael, a escolha de Adilson não foi isolada, mas uma “convocação” direta do ex-prefeito de Jaboatão e presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, com o aval do deputado federal Coronel Meira e do senador e pré-candidato a presidente da República Flávio Bolsonaro. A estratégia visa fortalecer a bancada de direita no estado, utilizando Santa Cruz como o epicentro desse movimento no Agreste.

Deputado estadual Abimael Santos

“Eles determinaram Adilson Bolsonaro para que ele fosse pré-candidato pela única cidade 100% bolsonarista do Nordeste”, afirmou Abimael Santos. 

Em sua fala, Adilson agradeceu a confiança da cúpula do partido e confirmou que está pronto para o desafio. “Aceitei de pronto essa missão passada pelo nosso futuro senador Anderson Ferreira. Firmamos esse compromisso agora como pré-candidato no Agreste de Pernambuco”, declarou o vereador.

A movimentação do PL em Santa Cruz deve acirrar a disputa pelo voto conservador na região, especialmente após a recente filiação de Robson Ferreira ao Podemos e uma provável pré-candidatura a deputado federal do empresário.

Morre no Hospital da Restauração homem espancado a pedradas no Sítio Tabocas

Foto: Blog Agreste Notícia

Não resistiu à gravidade dos ferimentos o jovem Sonildo Antônio da Silva, de 28 anos, que foi vítima de um brutal espancamento no último domingo (29), no Sítio Tabocas, zona rural do Brejo da Madre de Deus. A confirmação do falecimento foi feita por familiares na manhã desta terça-feira (31).

Sonildo estava internado em estado crítico no Hospital da Restauração (HR), no Recife, para onde foi transferido entubado após receber os primeiros socorros em Toritama. Ele foi encontrado desacordado em uma estrada vicinal com ferimentos severos na cabeça, provocados possivelmente por pedradas, em uma área de divisa entre os municípios de Caruaru e Brejo da Madre de Deus.

Residente do bairro Planalto, em Toritama, Sonildo era conhecido na localidade, e sua morte causou forte comoção entre amigos e parentes, que agora clamam por justiça.

A Polícia Civil de Pernambuco deve intensificar as investigações para descobrir a autoria e a motivação desse crime bárbaro, que até o momento permanecem desconhecidas.

Ao vivo: Sessão da Câmara de Vereadores

terça-feira, 31 de março de 2026

Confusão entre irmãos termina com jovem esfaqueado em São Domingos distrito do Brejo da Madre de Deus-PE


Uma confusão entre irmãos terminou com um jovem ferido na madrugada desta segunda-feira (30), no distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco.

A vítima foi identificada como Lucílio Bento da Silva Brito, de 21 anos. De acordo com informações, ele foi atingido por um golpe de faca na região das costas, além de sofrer uma agressão na cabeça, que resultou em um corte mais grave.

O caso aconteceu na Rua Brasil e, segundo relatos, o autor das agressões seria o próprio irmão da vítima. O desentendimento entre os dois teria evoluído para violência.

A Polícia Militar esteve no local e também na unidade de saúde onde o jovem recebeu atendimento, colhendo informações sobre a ocorrência. O suspeito fugiu e não foi localizado.

O caso deve ser investigado pelas autoridades competentes.

Ossada humana é localizada em área rural próxima ao distrito de Mandaçaia


Uma descoberta macabra chocou moradores da zona rural de Brejo da Madre de Deus neste início de semana. Uma ossada humana foi encontrada em um sítio localizado nas proximidades do distrito de Mandaçaia, mobilizando as polícias Civil e Militar, além da equipe de criminalística.

De acordo com as informações preliminares, a ossada foi visualizada por populares que passavam pelo local e acionaram imediatamente as autoridades. Devido ao estado em que os restos mortais foram encontrados, não foi possível realizar a identificação imediata da vítima, nem precisar o sexo ou a causa da morte no local do achado.


A área foi isolada para que os peritos do Instituto de Criminalística (IC) realizassem o levantamento da cena. A ossada será encaminhada ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife, onde passará por exames de DNA e perícia antropológica, fundamentais para confrontar os dados com o banco de pessoas desaparecidas na região do Agreste.

A Polícia Civil de Brejo da Madre de Deus instaurou um inquérito para investigar o caso. Informações sobre roupas ou objetos encontrados próximos à ossada podem ser cruciais para que familiares identifiquem possíveis parentes desaparecidos.

Do Blog da Polo

Homem é vítima de tentativa de homicídio a pedradas no Sítio Tabocas


Uma cena de violência chocou moradores do Sítio Tabocas, na divisa entre os municípios de Caruaru e Brejo da Madre de Deus, na manhã deste domingo (29). Sonildo Antônio da Silva, de 28 anos, foi encontrado desacordado em uma estrada vicinal com graves ferimentos na região da cabeça.

De acordo com testemunhas e evidências colhidas no local, a vítima teria sido atingida por diversas pedradas. Pedras sujas de sangue foram localizadas próximas ao corpo de Sonildo, indicando a brutalidade do ataque. Familiares realizaram o primeiro socorro, levando a vítima inicialmente para o Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima, em Toritama.

Devido à gravidade das lesões, Sonildo precisou ser entubado e transferido com urgência para o Hospital da Restauração (HR), no Recife. Apesar do quadro delicado, as últimas informações apontam que seu estado de saúde é considerado estável. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a motivação e autoria desta tentativa de homicídio.

domingo, 29 de março de 2026

Genivaldo não resiste a ferimentos e falece em hospital da capital


Faleceu no Hospital Regional, na capital pernambucana, o Sr. Genivaldo Monteiro, aos 59 anos de idade.

Genivaldo estava internado desde o último dia 12 deste mês, após sofrer um acidente na manhã daquela data, onde foi socorrido por um helicóptero da PRF. Desde então, vinha recebendo cuidados médicos, mas infelizmente não resistiu e veio a óbito.

A notícia de sua morte causa comoção entre familiares, amigos e conhecidos, que lamentam profundamente sua partida.

Blog Jataúba News 

sexta-feira, 27 de março de 2026

Deputado Estadual Edson Vieira se filia ao Podemos


O deputado estadual Edson Vieira oficializou, nesta sexta-feira (27), sua filiação ao Podemos, em um movimento que marca um novo momento em sua trajetória política e amplia sua articulação em Pernambuco.

Com forte atuação no estado, especialmente no Agreste, o parlamentar tem uma trajetória consolidada na vida pública. Edson Vieira já foi vereador e prefeito de Santa Cruz do Capibaribe por duas vezes em cada cargo e, nas eleições deste ano, tentará a recondução para o seu quarto mandato como deputado estadual.

Durante o ato de filiação, o deputado destacou o significado da decisão. “Estamos vivendo um novo momento partidário. Através de muito diálogo e articulação, decidimos pela filiação ao Podemos. Nosso intuito é continuar representando o povo pernambucano na Assembleia. Agradeço ao presidente Marcelo Gouveia pela receptividade e pelo convite. Seguimos com Miguel para o Senado e em apoio à governadora Raquel Lyra”, afirmou.

O evento também foi marcado pela filiação da ex-deputada estadual Alessandra Vieira, esposa de Edson Vieira, e contou com a presença de deputados, pré-candidatos e lideranças de diversas regiões do estado, evidenciando a articulação e o fortalecimento do Podemos no cenário político pernambucano.

Postagem em destaque

Novas pesquisas apresentam divergências acentuadas na corrida pelo Governo de Pernambuco

Levantamentos divulgados na manhã desta quarta-feira (8) pelos institutos Simplex e Real Time Big Data revelam cenários distintos para a suc...