Durante entrevista ao programa Passando a Limpo, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, confirmou que pretende disputar uma vaga no Senado por Pernambuco em 2026 e afirmou contar com o apoio do presidente Lula para a candidatura.
Segundo o ministro, a sinalização ocorreu após uma reunião recente com o presidente, na qual apresentou o balanço da gestão à frente do ministério e discutiu o cenário político nacional e estadual. Sílvio relatou que expôs a Lula o desejo de concorrer ao Senado, mas também se colocou à disposição para permanecer no governo federal, caso fosse necessário.
De acordo com ele, a resposta foi direta. “Ele me colocou o desejo dele de me ver candidato a senador aqui em Pernambuco”, afirmou, ao explicar que Lula avalia ser fundamental formar, a partir de 2027, um Senado composto por parlamentares de sua confiança.
Na entrevista, Sílvio Costa Filho afirmou que o presidente deixou claro que, em Pernambuco, estará ao lado dele e do senador Humberto Costa, indicando uma articulação para que ambos disputem as duas vagas ao Senado no estado.
“Ele disse que em Pernambuco estará ao meu lado e ao lado do senador Humberto Costa”, declarou o ministro, acrescentando que Lula pediu que ambos se desincompatibilizassem dos cargos para viabilizar a candidatura.
Segundo Sílvio, a decisão já está tomada. Ele afirmou que pretende deixar o ministério no prazo legal, em 2 de abril, para disputar a eleição. “Eu me sinto pronto, preparado”, disse.
Durante a entrevista, o ministro disse que o prefeito do Recife, João Campos, já tem conhecimento da posição do presidente da República, que, segundo ele, foi manifestada ainda no ano passado. Sílvio afirmou que Lula deve ampliar o diálogo com lideranças políticas do estado e com os presidentes nacionais dos partidos nas próximas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário