Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Coluna da segunda-feira

       Falta um Moisés ao PT
A adesão do PT ao Governo Geraldo Júlio tem um simbolismo. Aliás, dois: o do adesismo e o do seu fim em Pernambuco. Partidos nascem para perseguir o poder. Oposição é consequência de perspectiva futura de poder.
No Recife, o PT já foi poder por 12 anos, mas desde a chegada do PSB ao Palácio do Campo das Princesas, quando virou sublegenda socialista, o caminho da sua autofagia estava escrito nas estrelas.
Eduardo Campos, o aprendiz do maquiavelismo arraesista, cantou a pedra: pelos seus poderes mágicos, o PT teria um fim precoce. De uma cajadada só, ao eleger o fiel escudeiro Júlio, Eduardo matou os dois coelhos petistas orelhudos: Humberto Costa e João Paulo.
Que cometeram o suicídio político de se juntarem numa só chapa no enfrentamento ao candidato do governador. Morreram juntos numa burrice política inacreditável. Resultado: o PT assistiu ao seu fim melancólico no Estado.
Não tem mais nenhuma liderança de peso que possa vislumbrar um futuro que passe por 2014. Por isso, os diretorianos petistas preferiram se entregar ao canto da sereia socialista, aderindo a Geraldo, porque daqui para frente seu destino é se confundir com o PSB, rezar pela cartilha do poderoso governador.
O PT em Pernambuco, portanto, está no mato sem cachorro. Não tem mais nenhuma liderança em ascensão, um Moisés, capaz de fazer a travessia do deserto e salvar seus liderados.
Triste sina para um partido que em nível nacional detém o poder há 12 anos, com amplas chances de ser manter por mais quatro anos.
ISOLADOS – O senador Humberto Costa já sabia de antemão que a sua proposta de levar o PT a fazer oposição a Geraldo, tendo uma postura de independência, não soava bem aos ouvidos das lideranças petistas na capital. Por isso, não foi fazer a sua própria defesa na reunião do diretório municipal, sábado passando, passando à missão a um assessor. Sabia que seria desmoralizado. Humberto é uma liderança isolada no PT, assim como o ex-prefeito João Paulo.
Na jugular - De próprio punho, o ex-deputado Osvaldo Coelho (DEM) fez uma contundente carta ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, mostrando que sem irrigação não há solução para o semiárido nordestino escapar das secas periódicas. E bateu duro em Lula e Dilma, que, segundo ele, não ampliaram em só hectare a área irrigada entre os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), na beira do rio São Francisco.


Enfrentando a seca - O governador Eduardo Campos presidirá, na próxima quinta-feira, a reunião do Comitê da Seca, formado por 16 secretarias e instituições representativas da sociedade civil, em Salgueiro ou Araripina. Um dia antes, na quarta, estará em São Bento do Una, para autorizar o aumento do preço do leite comprado pelo Estado aos pecuaristas e anunciar o aumento do repasse de palha de cana para o gado.
Namorada poderosa - Conforme antecipamos, as revistas Época e Veja dissecaram a figura de Rose, a toda poderosa do novo escândalo envolvendo o Governo Dilma e o PT. A Época foi mais contundente, informando que ela se apresentava como a namorada de Lula, daí a razão do seu poderio. Sua quadrilha falsificava pareceres e nomeava diretores de agências reguladoras.
Sem CPI - O caso Rose vai se limitar ao que a Polícia Federal apurou na Operação Porto Seguro, porque o Congresso perdeu a sua capacidade de investigação com as Comissões Parlamentares de Inquérito – CPIS – que não levam a lugar nenhum. Nunca se viu na história do País um parlamento tão subserviente e inoperante.

CURTAS
REELEIÇÃO– O presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), e o primeiro-secretário João Fernando Coutinho (PSB) serão reeleitos, hoje, para mais um mandato de dois anos. Os demais cargos na mesa são periféricos e por isso mesmo não despertam a atenção da mídia hoje.
EM CARUARU– O programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e com a participação do radialista Adriano Roberto, volta, hoje, a ter um canal em Caruaru. Trata-se da emissora Caruaru FM, de Carlos Augusto e Luiz Carlos Lé. A estreia será ao vivo diretamente do restaurante Petisqueira, onde será servido um coquetel aos convidados.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Lula vai se dobrar as pressões de aliados para falar do caso Rosemary Norinha?
'Para o tolo, o cometer desordem é divertimento; mas para o homem entendido é o ter sabedoria'. (Provérbios 10:23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário