Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Recifenses querem Eduardo Campos para presidente





O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, seria eleito presidente da República pelos recifenses caso o pleito acontecesse hoje; este é o resultado de uma pesquisa feita pelo JC/IPMN que aponta que o socialista tem 40,7% das intenções de voto do eleitorado do Recife; a presidente Dilma Rousseff (PT) ficou com 25% da preferência do eleitorado, seguida por Marina Silva (2,6%), que está sem partido; o senador mineiro e candidato pelo PSDB, Aécio Neves, ficou com 1% das intenções de voto

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, seria eleito presidente da República pelos recifenses caso o pleito acontecesse hoje. Este é o resultado de uma pesquisa feita pelo Jornal do Commercio/Instituto Maurício de Nassau que aponta que o socialista tem 40,7% das intenções de voto do eleitorado do Recife. A presidente Dilma Rousseff (PT) aparece logo em seguida, com 25% da preferência do eleitorado. Em terceiro lugar figura a ex-presidenciável pelo PV e atualmente sem partido, Marina Silva (2,6%). O senador mineiro e candidato à sucessão presidencial pelo PSDB, Aécio Neves, fic.ou na quarta colocação com 1% das intenções de voto.A preferência do eleitorado capital pelo nome de Eduardo Campos encontra explicação no bom desempenho da economia pernambucana, que cresce acima da média nacional impulsionada por grandes investimentos públicos e privados. O detalhe é que parte destes aportes vem de recursos com a chancela “verde amarela”, do Governo federal. Dentre estes empreendimentos destaca-se a construção da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial e Portuário de Suape, por parte da Petrobras.
Um outro ponto está na recente vitória do prefeito Geraldo Julio (PSB) no último pleito municipal. O socialista foi eleito com o apoio do governador e pôs fim a um ciclo de comando de doze anos por parte do PT à frente da Prefeitura do Recife. O posicionamento de Eduardo em relação a questões nacionais, como a rediscussão do pacto federativo, também é um outro fator de fortalecimento do nome de Eduardo Campos junto à população da capital.
Apesar do números positivos obtidos no Recife, um sinal de alerta foi captado pela pesquisa. Nada menos que 21,4% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder em quem votariam para o comando do Executivo nacional. Embora a eleição de 2014 ainda possa ser considerada relativamente distante, este índice confirma um distanciamento do eleitorado que já havia sido identificado no último pleito, que registrou um alto nível de abstenção, representando um fator de preocupação para os postulantes.
Em um outro levantamento de caráter nacional feito pelo Instituto Datafolha na semana passada, o socialista aparece em quarto lugar na preferência do eleitor. Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff seria reeleita com 54% dos votos válidos. A pesquisa apontou que logo em seguida figuram Marina Silva (18%), Aécio Neves (12%). Eduardo Campos teve seu nome citado por 4% dos pesquisados, ficando com a quarta posição

Nenhum comentário:

Postar um comentário