Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

domingo, 22 de setembro de 2013

Mundo terá 342 mi em situação de pobreza extrema em 2030

 Mesmo no cenário mais otimista de crescimento da economia e de diminuição da desigualdade de renda no mundo não deve ser possível zerar a pobreza extrema até 2030, como tem como meta a Organização das Nações Unidas (ONU). Uma estimativa presente no relatório “Investimentos para acabar com a pobreza”, da organização Iniciativas do Desenvolvimento, prevê que o número de pessoas em situação de pobreza extrema será de 342 milhões em 2030. No cenário mais pessimista, diz o relatório, este número poderá alcançar 1,04 bilhão. Já na melhor das hipóteses, será de 107,9 milhões, diz o estudo, citando dados do Brookings Institution. As informações são do jornal O Globo.

O relatório deve ser apresentado nesta segunda-feira (23), na Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Uma das oito Metas de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidas pela ONU no ano 2000, era reduzir pela metade a população em pobreza extrema até 2015. O texto diz que o objetivo foi alcançado em 2010, antes do prazo. E em 2012, alguns líderes mundiais sugeriram como nova meta a erradicação da pobreza extrema até 2030, proposta que foi aceita pela ONU.

Trecho do relatório diz: “É improvável que apenas o crescimento econômico nos leve a zerar a pobreza extrema a tempo. Crescimento será crítico para reduzir a pobreza, mas não rápido nem inclusivo o suficiente. Mesmo nos melhores cenários, ainda teremos mais de 100 milhões de pessoas na pobreza extrema em 2030”.

Ainda de acordo com a publicação, os governos dos países em desenvolvimento gastaram US$ 5,9 trilhões em programas para reduzir a pobreza em 2011, mostra o estudo. O valor é quase o triplo dos US$ 2,1 trilhões de recursos internacionais recebidos por esses países naquele ano.

Além disso, o relatório aponta que os gastos dos governos têm aumentando significativamente. Mais da metade dos países em desenvolvimento viu essas despesas cresceram mais de 5% entre 2000 e 2011. Na outra metade dos países, a média de crescimento foi de 2,5%. Ainda assim, os países mais pobres continuam a enfrentar limitações de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário