Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Combate a estiagem é reforçado em Pernambuco



Para combater a seca que assola o Nordeste desde 2011 e que já deixou 65 municípios pernambucanos em estado de emergência, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) garantiu que deverá instalar três mil cisternas de polietileno, com capacidade para armazenar até 16 mil litros cada, em 14 cidades de Pernambuco até junho deste ano; A estimativa é que cerca de 15 mil agricultores sejam beneficiados com a medida de combate à estiagem que assola o Nordeste, considerada a pior dos últimos 50 anos

Pernambuco 247 - Para combater a seca que assola o Nordeste desde 2011 e que já deixou 65 municípios pernambucanos em estado de emergência, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) garantiu que deverá instalar três mil cisternas de polietileno em 14 cidades de Pernambuco até junho deste ano. A estimativa é de contemplar cerca de 15 mil agricultores com a medida de combate à estiagem que assola o Nordeste, considerada a pior dos últimos 50 anos.

As cidades beneficiadas serão Chã Grande, Gravatá, Passira, Frei Miguelinho, Taquaritinga do Norte, Vertente do Lério, Calçado, Jupi, Capoeiras e Brejão, no Agreste Pernambucano, Cabrobó e Carnabueira da Penha, localizadas na Região do São Francisco, além de Salgueiro e Mirandiba, no Sertão do Estado.

Os reservatórios, que possuem capacidade para armazenar 16 mil litros de água cada, deverão ser alimentados tanto pela água da chuva quanto por carros-pipa que serão enviados aos municípios. A expectativa é que a reserva dê para abastecer uma família de quatro ou cinco pessoas por até nove meses.

A ação faz parte do plano de universalização do acesso à água do Governo Federal, ligado ao Ministério da Saúde, do qual a Funasa faz parte. Na região atingida pela estiagem, estima-se que cerca de 40 mil famílias estão sendo beneficiadas pelas cisternas de polietileno, que também estão sendo entregues pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Nenhum comentário:

Postar um comentário