Apoio do Blog

Apoio do Blog

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Justiça cassa prefeito e vice de Custódia por abuso de poder político e econômico


A juíza eleitoral da 65ª Zona de Custódia, Vivian Maia Canen, julgou procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral e determinou a cassação dos registros de candidatura e diplomas do prefeito Manoel Messias de Souza, conhecido como Messias do DNOCS, e da vice-prefeita Anne Lúcia Torres Campos de Lira, além da inelegibilidade dos dois e do ex-prefeito Emmanuel Fernandes de Freitas Gois por oito anos. 

A decisão foi tomada com base em provas que demonstram abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024, incluindo contratações irregulares, compra de votos e pressão sobre servidores municipais.

Segundo a sentença, houve uso indevido da máquina pública com contratações em período vedado por lei, pagamentos condicionados à militância política e ameaças de demissão a servidores. Depoimentos de testemunhas indicaram que contratados recebiam valores extras para cooptar eleitores, em um esquema organizado pela gestão municipal. 

A juíza concluiu que os réus participaram diretamente ou tinham ciência das práticas irregulares, configurando grave violação à normalidade e à legitimidade do pleito.

A decisão também determina o envio dos autos ao Ministério Público Eleitoral para possível instauração de ação penal e processo disciplinar. Cabe recurso da sentença ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE)​.

João Campos não acredita que federação ameace aliança com o União Brasil


A Federação União Progressista, oficializada ontem (29) e que em Pernambuco é formada por partidos de campos opostos, é vista com naturalidade pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), que não sente a possibilidade de a relação com o União Brasil estar ameaçada e se diz seguro das alianças que tem consolidado.

Oficialmente, o União Brasil faz parte da sua gestão, enquanto o Partido Progressistas segue com a governadora Raquel Lyra (PSD), de quem, provavelmente será adversário na disputa pelo governo de Pernambuco no próximo ano.

“Hoje o desenho político é muito definido, é muito claro como está desenhado. As pessoas sabem da nossa relação, da aliança que hoje existe com o União Brasil, com Miguel Coelho (ex-prefeito de Petrolina e presidente estadual da legenda)”, declarou João Campos, minutos depois de anunciar que o Recife vai sediar o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística 2025.

O prefeito acha cedo discutir a possibilidade de os dos partidos migrarem juntos para um ou para outro palanque.

“É claro que essa composição e como os partidos vão funcionar daqui para frente e as decisões que serão tomadas adiante é algo que na política é o tempo que vai dizer como vai se comportar. Mas de nosso lado há muita segurança e tranquilidade de todas as relações políticas que temos construído”, enfatizou.

Prestes a ser eleito presidente nacional do PSB, João Campos afirma estar acompanhando as movimentações de outras siglas.

“É uma dinâmica nova de fazer federação. E, ao mesmo tempo, acho natural, quando a legislação dá a possibilidade de você ir construindo as federações. A dinâmica de como vai funcionar tudo vai depender muito ainda do próprio regimento, das diretrizes, que a princípio ainda não estão públicas”, observou.

João Campos viajou a Minas Gerais para participar ainda hoje do 16º Congresso Estadual do PSB. “Eu, inclusive, desejo sempre boa sorte. É bom ver os partidos se juntando, trabalhando para se fortalecer.”

O prefeito, que hoje ocupa a vice-presidência nacional da legenda deve ser eleito no dia 1º de junho, em Brasília, durante o Congresso do PSB que começa no dia 30 de maio. Vai substituir Carlos Siqueira, que preside a sigla há dez anos.

Por Betânia Santana Do Blog da Folha

Pastor de 15 anos que se diz profeta é proibido de pregar e suspende agenda

Pastor jovem ganhou popularidade nas redes sociais Crédito: Reprodução

O missionário de 15 anos, Miguel Oliveira, foi proibido pelo Conselho Tutelar de pregar nas igrejas por tempo indeterminado. Assim, toda a agenda de eventos do jovem está suspensa. Ele ainda precisará ficar afastado da redes sociais, visto que foi proibido de postar vídeos de pregações e revelações.

As medidas foram impostas em reunião entre os pais do adolescente, servidores do órgão público e o pastor da congregação Assembléia de Deus Avivamento Profético, Marcio Silva. Com a nova rotina, ele retornará às aulas presenciais, uma vez que antes ele estudava de forma online.

Segundo o portal Assembleianos de Valor, especializado em notícias do mundo gospel, de início, o adolescente não aceitou bem a mudança e gostaria de continuar pregando.


A mudança vem em meio a diversas críticas que o missionário tem recebido nas redes sociais. Miguel Oliveira virou alvo de ameaças após trechos de suas pregações viralizarem na internet. Com 1,2 milhão de seguidores no Instagram, o adolescente tem sido chamado de “anticristo”, “herege” e “profeta do demônio”.

Nas páginas do jovem, pessoas afirmam que ele precisa levar um “susto”, uma “lição”, e conclamam seus críticos a fazerem com que ele pare com sua atuação em cultos neopentecostais.

Miguel ainda não se pronunciou sobre o caso nas redes sociais.


Informações Correio  

Mais um cachorro é envenenado em Jataúba e moradores se revoltam com crueldade


Mais um caso de envenenamento de animais foi registrado em Jataúba, desta vez foi no Bairro  Cohabinha. Segundo moradores, um cachorro foi envenenado nesta terça-feira (30). A população está revoltada com a situação, que já tem se tornado recorrente nos últimos dias.

Além deste caso, há relatos de outros cães e até gatos que também foram vítimas da mesma crueldade recentemente. Moradores denunciam que não é a primeira vez que animais aparecem mortos de forma suspeita, e cobram providências das autoridades.

“Isso é um crime, uma maldade sem tamanho. Esses animais são indefesos e não merecem esse tipo de sofrimento”, declarou uma leitora da pagina indignada.

A prática de envenenamento de animais é crime previsto em lei, e os responsáveis, se identificados, podem ser punidos. 

Blog Jataúba News

Vereador Junior do Riacho do Meio participa da XXIV Marcha dos Legislativos Municipais em Brasília



O vereador Junior do Riacho do Meio conversou com a nossa equipe sobre sua participação, entre os dias 22 e 25 de abril, na XXIV Marcha dos Legislativos Municipais, realizada em Brasília. Esta foi a primeira vez que o parlamentar esteve presente no evento promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB).

"Foi muito importante essa Marcha dos Vereadores pra mim, como vereador. Eu aprendi muito sobre o que é realmente o papel de um vereador.", declarou Junior.


Durante o evento, diversas palestras abordaram temas de grande relevância para a atuação legislativa e para o bem-estar da população.

"As palestras foram muito proveitosas. Lá foi falado sobre saúde, bem-estar, animais, reforma trabalhista e outros assuntos."

Aproveitando a estadia na capital federal, o vereador também visitou gabinetes de deputados federais, em busca de melhorias para o município.

"Eu aproveitei e fui ao gabinete do deputado e primeiro secretário Carlos Veras, que nos recebeu muito bem, tanto a mim quanto aos outros vereadores que estavam comigo representando o nosso município."

Junior também destacou outra visita importante:

"Na ocasião, também fui junto com os colegas vereadores ao gabinete do segundo secretário e deputado Lula da Fonte, e eu cobrei a ele emendas para fazer quadras de futsal em nossas vilas."

Além disso, o vereador esteve no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), acompanhado dos demais vereadores presentes.

Ele fez questão de agradecer ao presidente da Câmara de Vereadores de Jataúba, Chico de Irineu, pela confiança em escolhê-lo para representar o município nesse importante evento.


Blog Jataúba News

Ao vivo: Sessão da Câmara de Vereadores de Jataúba

 


Simplex: João Campos lidera pesquisa ao Governo de Pernambuco com 56,5%


A pesquisa Simplex/CBN, divulgada nesta segunda-feira dia (28) de abril, para eleição ao Governo de Pernambuco, em 2026, mostra o prefeito do Recife, João Campos (PSB), com 56,5%, enquanto que a governadora Raquel Lyra (PSD) tem 26% no cenário estimulado - quando são apresentados os nomes dos possíveis candidatos. Branco/Nulo foram 10,4% e a porcentagem de indecisos foi de 7,1%.

No cenário com votos válidos, João Campos aparece com 68,5%, já a governadora Raquel Lyra tem 31,5%. A pesquisa ouviu 1067 entrevistados em todo território pernambucano, por meio de questionários estruturados de forma telefônica ao público-alvo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.

A Simplex também questionou os entrevistados sobre como avaliam a gestão da governadora Raquel Lyra. 30,6% dos entrevistados aprovam o governo estadual, enquanto que 56,8% desaprovam a gestão. 12,6% não sabem ou não responderam.

O Instituto Simplex optou por não colocar um candidato da direita na pesquisa por não identificar um nome natural até o momento. Apesar de João Campos ser cotado para o cargo em 2026, ainda não houve qualquer tipo de declaração pública enquanto pré-candidato.

Informações da CBN.

Polícia prende suspeito de feminicídio em Brejo da Madre de Deus após crime brutal


Na noite desta terça-feira, 29 de abril, uma tragédia abalou a cidade de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Uma mulher chamada Marta Silva foi vítima de um feminicídio dentro de uma residência no bairro Balança. Ela foi atingida por golpes de faca pelo próprio companheiro, Allan Silva, que logo após o crime foi preso pela Polícia Militar.

Segundo informações, a vítima morava em frente ao prédio dos Alcoólicos Anônimos na localidade. A polícia foi acionada rapidamente e, com inteligência e agilidade, conseguiu localizar Allan Silva no bairro Boa Esperança. Após a prisão, Allan confessou o crime, mas não revelou os motivos que o levaram a cometer tamanha violência.

A Polícia Civil deve investigar o caso para esclarecer todos os detalhes e motivos do feminicídio. A ação rápida da Polícia Militar foi destacada por todos, demonstrando o compromisso das forças de segurança em proteger a comunidade e combater a violência contra a mulher.

A comunidade espera que a justiça seja feita e que episódios como esse sirvam de alerta para a importância de combater a violência de gênero.

Blog Jataúba News




 

Caruaru celebra um ano sem registro de feminicídios 29/04/2025


Nesta segunda-feira (28), Caruaru celebrou um marco no enfrentamento à violência contra a mulher: o município completa um ano sem registros de feminicídio. Para reforçar o compromisso com as políticas públicas voltadas às mulheres e o combate a esse tipo de crime, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher (SEMU), promoveu uma ação com entidades parceiras e forças de segurança municipais e estaduais para fortalecer as ações já desenvolvidas.

A Blitz do Enfrentamento à Violência contra a Mulher foi realizada na Avenida Portugal, no bairro Universitário, em frente ao banco vermelho, símbolo internacional da luta contra a violência de gênero. A ação contou com a participação da Secretaria da Mulher (SEMU), das polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal e do Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ).


“É importante pra Caruaru celebrar o marco de um ano sem feminicídio porque aqui é uma cidade que carrega uma cultura machista e a gente sempre vivencia, infelizmente, episódios de feminicídio e violência contra a mulher. Então, comemorar um ano sem feminicídio mostra que o trabalho está sendo feito, tem muito ainda o que caminhar, mas é a prova que estamos no rumo certo”, afirmou a delegada da Mulher de Caruaru, Érica Feitosa.


Em 2024, Caruaru já havia registrado uma expressiva redução de 75% nos casos de feminicídio, com apenas um caso notificado em abril. O município é referência nacional e conta com iniciativas como o Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ), um equipamento pioneiro que permite a nomeação direta de oficiais na Vara de Violência Doméstica e Familiar, assegurando o cumprimento de medidas protetivas em até 48 horas.

Além disso, por meio da SEMU, a Prefeitura de Caruaru garante atendimento especializado 24 horas às vítimas de violência no Centro de Referência da Mulher (CRM), em parceria contínua com as forças de segurança locais, reafirmando o compromisso com a proteção e a valorização da vida das mulheres caruaruenses.

terça-feira, 29 de abril de 2025

Participe da Rifa em Prol da Cirurgia e Exames de Michelly Martins!


Uma oportunidade de fazer a diferença na vida de Michelly Martins, que precisa de uma cirurgia e exames essenciais. Para ajudar, está sendo realizada uma rifa com prêmios incríveis e o valor de apenas R$10,00 por bilhete!

Prêmios:Primeiro prêmio: Um terreno de 5x17,5 metros
Segundo prêmio: Um liquidificador
Terceiro prêmio: Um tablet

O sorteio acontecerá no dia 30 de julho de 2025, e você pode contribuir adquirindo seu bilhete para ajudar essa causa tão importante. Cada valor arrecadado será destinado às despesas médicas de Michelly, garantindo que ela receba o cuidado necessário.

Participe, compartilhe e ajude a espalhar essa corrente do bem! Sua colaboração faz toda a diferença na vida dela. Contato: 81 97338-4461

Fábio Bezerra vai entregar presidência do PT em Jataúba


Fábio Bezerra, atual presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Jataúba, Pernambuco, anunciou sua decisão de transferir a liderança do partido para membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no município. Segundo Bezerra, a falta de tempo para lidar com as questões partidárias na região motivou sua saída da presidência.
 
Bezerra tem uma trajetória petista ativa na cidade e foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Fábio Mamão (PT) nas eleições municipais de 2024. No pleito, a chapa obteve 845 votos, representando 6,98% dos votos válidos, ficando atrás de Dra. Cátia (PP), que venceu com 7.322 votos (60,50%), e Antônio de Roque (PODE), que recebeu 3.936 votos (32,52%) .

A transferência da presidência do PT para integrantes do MST pode indicar uma nova direção para o partido em Jataúba, possivelmente com maior foco nas pautas agrárias e sociais defendidas pelo movimento. 

Até o momento, não há informações detalhadas sobre os novos líderes do partido ou sobre os planos futuros do PT sob essa nova gestão. 

Blog Jataúba News 

Escolha do Papa: Conclave terá duas ausências que elegerá o sucessor do papa Francisco


O Vaticano informou, nesta terça-feira (29), duas ausências no conclave que elegerá o sucessor do papa Francisco a partir da próxima semana, o que reduz o total de cardeais com direito a voto para 133. Um espanhol e um bósnio não poderão participar por motivos de saúde.

O porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, não confirmou suas identidades. A Conferência Episcopal Espanhola informou à AFP que um deles era Antonio Cañizares, 79 anos, arcebispo de Valência.

Os cardeais com menos de 80 anos têm direito a votar na eleição do novo pontífice, que começa em 7 de maio na Capela Sistina: inicialmente eram 135 de 252. O novo papa é eleito com pelo menos dois terços dos votos. Os cardeais não terão acesso a seus celulares, à internet ou à imprensa até que a fumaça branca anuncie o "Habemus papam".

Os chamados "príncipes" da Igreja realizam reuniões diárias a portas fechadas na sala Paulo VI do Vaticano desde a morte do primeiro pontífice latino-americano, em 21 de abril, aos 88 anos.

As reuniões são as "congregações gerais" nas quais os cardeais debatem as prioridades para o futuro da instituição de 2.000 anos. Nesta terça-feira, as discussões abordaram a evangelização e o papel da Igreja na paz. Na véspera, o encontro abordou a questão dos abusos sexuais por parte do clero.

Um total de 80% dos cardeais eleitores foram designados por Francisco, que criou cardinalatos em regiões remotas, historicamente esquecidas pela Igreja Católica. Muitos cardeais, portanto, não se conhecem.
Foto: Osservatore Romano/AFP


“Casca de Bala”, o hit milionário que virou briga na justiça entre Thullio Milionário e Flávio Pizada Quente


A música *"Casca de Bala"*, que se tornou um fenômeno nas plataformas digitais e nas redes sociais, agora está no centro de uma disputa judicial que envolve o cantor Thullio Milionário e o compositor Flávio Pizada Quente. A polêmica começou após Flávio alegar que foi privado dos lucros da canção e proibido de performá-la, apesar de ter sido o autor da música.

O processo gira em torno de um contrato que Flávio assinou com Thullio Milionário, no qual cedia 25% dos direitos de reprodução da música, num valor de aproximadamente R$ 3.500. Porém, com o sucesso inesperado da faixa, que estourou nas paradas musicais, Flávio pediu uma compensação financeira maior, pois acreditava que o sucesso da música poderia render bem mais. Em resposta, Thullio afirmou que ele não tinha mais direito sobre qualquer valor adicional, além do que já havia sido acordado no contrato.

Mas a situação se complicou ainda mais quando Flávio foi informado de que estava proibido de cantar a música em seus shows e de divulgar seu nome como o compositor. Para Flávio, o que parecia ser uma grande oportunidade se transformou em um pesadelo. “Nunca tive um sucesso desse. O sucesso da música foi uma virada de chave na minha vida como compositor, e não poder cantar a música, fico muito triste”, desabafou ele em uma entrevista.

Além disso, a defesa de Flávio argumenta que o contrato assinado não transferiu completamente os direitos da música para Thullio. O caso segue sendo acompanhado de perto pelos fãs da música e pela indústria musical, e pode trazer mudanças importantes nas questões de direitos autorais e contratos dentro do cenário musical.

A disputa é uma prova de como contratos mal elaborados podem gerar grandes complicações, especialmente quando uma obra se torna um sucesso inesperado. O caso continua em andamento e deve estabelecer precedentes importantes sobre a proteção dos direitos dos compositores.

Cantor Guto Xibatada morre após contrair monkeypox

Foto: Arquivo Pessoal

Músico havia sido internado em março, mas recebeu alta e retornou ao hospital após sua saúde se deteriorar; circunstâncias que levaram ao óbito estão sendo investigadas

Gutto Xibatada, cantor de forró do Pará, morreu no último dia 22 de abril, aos 39 anos. O artista havia sido diagnosticado com monkeypox (Mpox) em março e, após um período de isolamento, recebeu alta hospitalar. A sua saúde, porém, se deteriorou rapidamente, levando-o a retornar ao pronto-socorro no mesmo dia de sua morte, onde faleceu cerca de oito horas após a admissão. A irmã de Gutto utilizou as redes sociais para expressar sua tristeza e indignação, ressaltando a falta de respeito em relação ao luto da família. Ela destacou que o cantor não desejava que sua condição de saúde fosse divulgada publicamente e que sua situação se agravou de forma alarmante, causando muito sofrimento antes de seu falecimento.


“Estamos passando por um momento muito difícil e delicado. Em meio a tanta dor estamos tendo que enfrentar postagens querendo se beneficiar de likes, visualizações, coisas que não têm nada a ver. Não estão tendo respeito com o nosso luto, nossa perda”, disse. “Por pedidos do meu irmão, ele não queria que se expusesse. Por isso, muitos não sabiam. Se não tivesse vindo a óbito, ninguém saberia. Vim esclarecer a causa. Estou cansada de tanta mentira que estão postando por aí. Inclusive da página oficial, que postou uma foto do ser humano no hospital. Que falta de empatia. Meu irmão contraiu um vírus chamado Mpox.”


A Secretaria Municipal de Saúde de Belém confirmou que Gutto foi atendido e mantido em isolamento, recebendo alta após uma melhora inicial. Contudo, seu quadro clínico se complicou, resultando em sua readmissão no hospital, onde veio a falecer. As circunstâncias que levaram ao óbito estão sendo investigadas pela Vigilância Epidemiológica de Belém, que também está monitorando as pessoas que tiveram contato com o cantor, as quais não apresentaram sintomas. Em homenagem ao artista, uma missa será realizada no dia 27 de abril, data que coincidiria com seu 40º aniversário.

JP News

Vereador Diego do Riacho do Meio falou sobre sua participação na XXIV Marcha dos Gestores Legislativos Municipais em Brasília


Entre os dias 22 e 25 de abril, pela primeira vez, o vereador Diego do Riacho do Meio participou da XXIV Marcha dos Gestores Legislativos Municipais, promovida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), em Brasília.

Diego do Riacho do Meio afirmou que este ano o evento teve como tema: "A transformação das cidades passa pelas Câmaras Municipais". "A transformação das cidades começa nas Câmaras Municipais. Vejo isso como decisões importantes que moldam o futuro urbano de nossas cidades. Quando esse órgão chamado câmaras de vereadores atua com dedicação e visão, a cidade se torna um lugar melhor para todos. Juntos, podemos construir um ambiente mais sustentável e acolhedor para nossa comunidade."


Diego exaltou a presença de outros parlamentares que estiveram com ele neste congresso. "Estivemos presentes com cinco vereadores do nosso legislativo municipal, para aproveitar essa troca de experiências e o aprofundamento nos temas essenciais para o desenvolvimento dos municípios", afirmou o parlamentar.

Ele também destacou que a programação contou com debates técnicos e estratégicos sobre temas contemporâneos e desafiadores, como inteligência artificial na gestão pública, mídia e comunicação no exercício do mandato, processo legislativo e as reformas política e tributária.

"Os painéis foram conduzidos por especialistas renomados das áreas jurídica, administrativa e legislativa, além da participação de representantes dos Tribunais de Contas, Ministério Público, Poder Judiciário, Executivo e Legislativo", destacou.

Diego agradeceu a oportunidade concedida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Chico de Irineu. "Gostaria de agradecer ao presidente da Câmara, Chico de Irineu, pela confiança e por me escolher para fazer parte do grupo que representou nosso município neste congresso. É uma honra poder representar nossa comunidade, mesmo estando na oposição. Agradeço pela oportunidade e pelo reconhecimento. Vamos seguir trabalhando pelo bem do nosso município!", pontuou.

Blog Jataúba News


Vereadora Carla Paiva falou sobre a XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais


A vereadora Carla Paiva, conhecida como Carlinha, participou da XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, promovida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), que aconteceu entre os dias 22 e 25 de abril, em Brasília. Em entrevista ao nosso blog, ela destacou a importância de estar presente nesse encontro tão relevante para o municipalismo brasileiro.

Durante a conversa, Carla afirmou: "A marcha de gestores e vereadores em Brasília foi um grande encontro, vereadores de todo o Brasil se fizeram presentes. A UVB (União dos Vereadores do Brasil) tem se consolidado cada vez mais como uma instituição que fortalece o municipalismo."


Ela também ressaltou a relevância de participar do evento na capital federal: "A UVB promove esses encontros em todo o Brasil, porém foi muito acertada a escolha de ir a Brasília, pois é de lá que saem as decisões para o nosso país, e a gente acaba tendo a oportunidade de conversar com nossos representantes no Congresso."

Carlinha explicou que, durante a marcha, buscou apoio para demandas específicas do seu município: "Como de fato aconteceu, procuramos os representantes pernambucanos que conhecem a nossa realidade. Anteriormente, tive uma conversa com a prefeita, discutindo as principais demandas do município, que, inclusive, são inúmeras, e pude levar algumas dessas demandas aos deputados. Fomos recebidos pelo primeiro e segundo secretários da Câmara dos Deputados, Carlos Veras e Lula da Fonte, respectivamente."

Ela destacou também as ações relacionadas às emendas parlamentares: "Dentre as demandas, discutimos sobre uma emenda destinada à caprinocultura, que já está com o projeto em execução, e estou acompanhando de perto. Inclusive, solicitei mais emendas nessa área."

Outro tema importante abordado foi a causa autista e outras neurodiversidades: "Também levamos a questão da causa autista e de outras neurodiversidades, dialogando com o deputado Lula da Fonte e trocando informações com o então vereador de Recife, Alef Colins, que também estava presente no gabinete."

Por fim, Carla resumiu a experiência como bastante proveitosa: "Em suma, a semana foi muito produtiva. Adquirimos informações e conhecimentos por meio de palestras com gestores, prefeitos, governadores, além da apresentação de projetos de diversas câmaras municipais. Tivemos a oportunidade de fazer solicitações para melhorias no município e de obter muitas ideias de projetos para implementar, baseadas em experiências exitosas de outros municípios deste Brasil de meu Deus."

Blog Jataúba News

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Final de semana é registrado 28 assassinatos no estado de Pernambuco


O fim de semana foi marcado pela violência em Pernambuco, com o registro de 28 homicídios. Entre as vítimas, 5 mulheres. São 225 assassinatos neste mês de abril. Este ano, de janeiro até agora, mataram 1.077 pessoas no Estado.

Em Alagoinha, no Agreste, o vereador Ezio Galindo Cordeiro, conhecido como “Ezinho Construção”, de 48 anos, foi assassinado a tiros na manhã do sábado (26). Ele chegou a ser socorrido pelo SAMU e transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, onde faleceu. O empresário exercia seu primeiro mandato como vereador pelo Podemos. A Polícia Civil está investigando o homicídio.

Em Cumaru, um jovem foi assassinado a tiros dentro de casa, na Vila de Ameixas, zona rural do município. Matheus Salvador dos Santos, de 22 anos, estava com a companheira, quando dois homens atiraram pela janela. O jovem morreu dentro da residência.

Em Santa Cruz do Capibaribe, aconteceu uma tentativa de feminicídio, no bairro São Cristóvão. Uma mulher foi brutalmente agredida com golpes de martelo na cabeça pelo companheiro José Ronaldo do Nascimento. Ela foi socorrida para a UPA e o agressor foi preso em flagrante por policiais militares. Ele estava escondido dentro de uma cisterna.

Em Brejo da Madre de Deus, também no Agreste, morreu na madrugada desta segunda-feira (28) o artesão Luiz Carlos Melo dos Santos, de 40 anos. Ele voltava de uma cavalgada de moto e colidiu em um cavalo solto na PE-145. O artesão chegou a ser socorrido pelo SAMU e faleceu no hospital local.


FONTE:HELENIVALDO PEREIRA

Artesão Brejense Luiz Carlos morre após acidente na PE-145 em Brejo da Madre de Deus-PE


O brejense Luiz Carlos Santos morreu, na madrugada desta segunda-feira dia (28) de abril, após um grave acidente nas proximidades do sítio Furnas, na PE-145 no Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco.

"Lu" como era mais conhecido, colidiu a motocicleta que pilotava em um cavalo. O SAMU foi acionado e socorreu a vítima até a UPA Mestre Camarão, mas devido a gravidade dos ferimentos, ele não resistiu e veio a óbito.

Lu era bastante conhecido na cidade e na região. Ele fazia obras de arte com peças de moto, e outros tipos de metais.

A Polícia Civil foi acionada, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Blog Manhã Nordestina 

domingo, 27 de abril de 2025

Prefeito de Pesqueira e vereadores viram réus por suposto esquema de corrupção

Cacique Marcos Xukuru está a frente da Prefeitura de Pesqueira - Divulgação

Denúncia do MPPE aponta que Cacique Marcos Xukuru seria o líder da organização criminosa que fraudou licitações e desviou milhões dos cofres públicos 
 
A Justiça aceitou denúncia contra o prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos Xukuru (Republicanos), e dois vereadores acusados de integrarem uma organização criminosa especializada em fraudes em licitações e que teria desviado mais de R$ 15,7 milhões dos cofres públicos.

Ao todo, 13 investigados se tornaram réus, na última sexta-feira (25), por crimes como corrupção ativa e passiva, frustração do caráter competitivo de licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O grupo, que inclui empresários e outros servidores públicos, agora tem dez dias para apresentar as defesas antes da Justiça dar seguimento à ação penal.

A coluna Segurança teve acesso à integra da decisão assinada pelo juiz Leon Elias Nogueira Barbosa, da Vara Criminal da Comarca de Pesqueira. Nela, consta que o esquema de corrupção na Prefeitura de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, teria sido praticado entre 1º de janeiro de 2021 e 30 de setembro de 2022.

O processo é resultado da investigação da Polícia Civil, que deflagrou, no começo do mês, a operação Pactum Amicis. Na ocasião, a Justiça determinou que o prefeito de Pesqueira fosse afastado das atividades por 30 dias. A defesa dele disse, em nota, que Marcos Xukuru não tem envolvimento com as acusações.

A denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) aponta que Xukuru ocupava o cargo de secretário municipal na época dos fatos, mas, na prática, tomava decisões como se fosse prefeito. "Também era o líder da organização criminosa, promovendo, organizando a cooperação no crime e dirigindo a atividade dos demais membros".

O vereador Jucenildo José Simplício Freira, o Sil Xukuru (PT), é apontado como financiador da campanha do prefeito. Segundo o MPPE, ele teria recebido vantagens indevidas, a partir da facilitação de ações da organização criminosa.

Já vereador José Maria Alves Pereira Júnior, conhecido como Pastinha Xukuru (PP), na época era presidente da Câmara dos Vereadores, é apontado também como um dos beneficiados no esquema de corrupção. "Aceitou promessa e recebeu vantagem indevida para, valendo-se de sua função pública, apoiar politicamente e participar do esquema criminoso", destacou o MPPE.

OUTROS SERVIDORES PÚBLICOS VIRAM RÉUS

Adilson Ferreira, servidor efetivo de Pesqueira e ex-presidente de Comissões Permanentes de Licitação no período em que houve as fraudes, segundo a investigação, teria se prevalecido do cargo para obter vantagens indevidas.

O engenheiro civil Francisco Alves do Nascimento era contratado pela prefeitura para realizar a fiscalização de contratos e a medição de obras. "Aceitou promessa e recebeu vantagem indevida para atestar falsamente a regularidade na execução de obras e/ou facilitar a liberação de pagamentos às empresas da organização criminosa", apontou a investigação.

Adailton Susley Cintra Silva Taumaturgo, secretário de Infraestrutura de Pesqueira na época, teria atuado como facilitador dos interesses da organização criminosa. Ele é ex-funcionário das empresas de José Janailson Cavalcanti e atuava como "braço direito" dele.

EMPRESÁRIOS IDENTIFICADOS NO ESQUEMA

José Janailson, sócio administrador da Construtora Cavalcanti LTDA e Cavalcanti & Cavalcanti LTDA, teria oferecido e repassado quantias em dinheiro para funcionários públicos, sob a condição de que eles omitissem e retardassem atos de ofício relativos a procedimentos licitatórios e contratos administrativos.

Já a empresária Rozelli Cícera de Souza, titular da RS Consultoria e Assessoria Administrativa, mantinha contratos com a prefeitura e teria facilitado procedimentos licitatórios para obter vantagens e favorecer a organização criminosa.

Maria Janaína Cavalcanti, proprietária da empresa Maria Janaina Cavalcanti Desinsetizadora e irmã de José Janailson, teria oferecido vantagem indevidas para funcionários públicos. A mesma acusação é apontada para Paulo Antônio Paezinho de Araújo, sócio-administrador da MGA Construtora LTDA.

Jaelson dos Santos Júnior, genro e funcionário de confiança da MGA, teria "executado tarefas materiais essenciais para a consumação dos delitos", conforme denúncia do MPPE.

José Washington Marques Cavalcanti, proprietário da DLG Construtora LTDA, teria oferecido vantagens a agentes públicos para ser favorecido em licitações e contratos.

TENENTE DA PM TAMBÉM VIRA RÉU

O 1º tenente da Polícia Militar José Djailson Lopes da Silva, proprietário da empresa Bernardo Tur, teria praticado atos para obter vantagem indevida em troca de influência ou participação nos esquemas ilícitos de contratação pública em Pesqueira.



Veículo clonado é localizado em Jataúba


Em uma operação conjunta entre a Guarda Civil Municipal (GCM) de Jataúba e a Polícia Militar, um automóvel Renault Captur com sinais de adulteração foi apreendido, e um homem detido para averiguação.

A ação teve início após os efetivos receberem informações sobre um carro suspeito que estaria apenas de passagem pelo município. Com base nas denúncias, foi realizada uma abordagem a um Renault Captur de cor branco e placas QYJ-0F33. Durante a abordagem, o condutor — que não teve seu nome divulgado — afirmou desconhecer qualquer irregularidade no veículo, alegando tê-lo adquirido no estado do Rio Grande do Norte.

Apesar da clonagem do carro ser quase perfeita, o treinamento recente dos agentes, focado em técnicas de identificação de adulterações, permitiu que a fraude fosse descoberta. Após uma análise minuciosa, constatou-se que a placa original do veículo é PCO-6090, registrada com restrição de furto/roubo, oriunda da cidade do Recife.

O condutor, que reside em Santa Cruz do Capibaribe, não possui antecedentes criminais. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos. O caso seguirá sob investigação para identificar os responsáveis pela adulteração e furto do automóvel.

A operação reforça o comprometimento das forças de segurança de Jataúba em combater o crime e proteger a população.




Do: Blog Agreste Notícia

Pablo Marçal recebe segunda condenação de inelegibilidade e terá que pagar R$ 420 mil de multa


O empresário Pablo Marçal recebeu segunda condenação na Justiça Eleitoral de São Paulo nesta sexta-feira (25). A decisão o acusa de abuso de poder econômico, captação ilícita de recurso e uso indevido de meio de comunicação social durante a campanha à Prefeitura de São Paulo em 2024, além de multa de R$ 420 mil. Ele pode recorrer.

O atual caso, movido pelo PSB, envolve o canal de Marçal na rede social Discord durante a eleição. Na plataforma de mensagens, Marçal organizou campeonatos com prêmio em dinheiro para usuários que gerassem o maior número de visualizações de conteúdo em seu favor, oferecendo ao menos R$ 125 mil.

Procurado, o empresário afirmou que a "decisão é temporária". "Cumprimos todos os requisitos legais durante a campanha. Confio na Justiça e estou certo de que vamos reverter", acrescenta. Em nota, sua defesa diz que "o conteúdo probatório e os fatos indicados na decisão não são suficientes para a procedência da AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral)", e acrescenta que entrará com recurso para pedir a reforma da decisão.
A comunidade no Discord promovia eventos e os vídeos então eram publicados em redes sociais como Instagram, TikTok, Facebook e X, sob uma hashtag específica.

O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, foi o responsável pela decisão, que pede a inelegibilidade de oito anos, além de R$ 420 mil de multa por descumprimento de uma decisão liminar de 26 de agosto de 2024.

A primeira condenação de Marçal ocorreu em fevereiro deste ano em ação movida pelo PSB e pelo PSOL após Marçal divulgar um vídeo em que diz que venderia seu apoio a candidatos a vereador de "perfil de direita" em troca de doação de R$ 5.000 para sua campanha. A decisão também o declarou inelegível por 8 anos.

Postagem em destaque

Carla Paiva destaca importância de projetos educacionais e elogia evento em homenagem ao agricultor

Durante a sessão da última quinta-feira (31/07), a vereadora Crala Paiva fez uso da tribuna para parabenizar o projeto apresentado pelos rep...