Apoio do Blog

Apoio do Blog

sábado, 31 de maio de 2025

Polito destaca a importância de união no grupo de oposição e projetos futuros


Conversamos com Dr. Polito, que foi candidato a vice-prefeito em 2024 na chapa encabeçada por Antônio de Roque. Ele falou sobre suas perspectivas para o próximo ano, que será de eleições para deputado, governadores e presidentes e possivelmente uma eleição municipal, caso a prefeita do município dispute o pleito de 2026 para deputada federal.
 
Polito afirmou que tem pensado no seu futuro político e está à disposição do grupo. Ele destacou: "As eleições que se passaram serviram como uma experiência para mim, aprendi muito na última campanha, principalmente com o grupo ao qual fiz parte."

Ele também comentou que está aguardando a liderança do grupo de oposição para que todos possam sentar e discutir os projetos futuros. "Estou esperando o posicionamento de Antonio de Roque, com quem fiz chapa, para alinharmos o futuro do grupo de oposição. Pois já é tempo de sentar e ver como será a nossa caminhada, pois o tempo passa e o projetos de última hora não funcionam", disse.

Quando questionado se estaria pronto para liderar uma chapa nas próximas eleições, Polito respondeu: "Sim, como qualquer outro que entra na política e se disponibiliza, eu estou pronto. Mas, para isso, é preciso uma conversa bem alinhada com todo o grupo, pois um grupo é composto de pessoas, não só de uma."

Por fim, Polito falou sobre futuros apoios para deputado e comentou sobre a possível candidatura da Dra. Cátia Prefeita do Município. "Tenho uma amizade de longa data com Edson Vieira, e para deputado estadual estreei com ele. Sobre federal, vamos sentar e discutir com o grupo em uma reunião. Quanto à pré-candidatura da prefeita do município, só tenho visto algumas matérias e comentários, mas não tenho o que opinar, pois essa decisão é dela", concluiu o Dr.

Pólito terminou falando que, seu apoio para o governo do estado será para com o pre-candidato João Campos. 

Blog Jataúba News.

"Ela tem todas as credenciais para ser deputada estadual ou federal", afirma Furibinha sobre possível candidatura de Dra. Cátia Ribeiro

 

O programa ‘Agreste Reclama’, da RPFM 104,3, recebeu em seus estúdios o ex-vereador e atual secretário de Governo de Jataúba, Furibinha, que concedeu entrevista falando de como o trabalho dele está sendo realizado junto à prefeita Cátia Ribeiro, além das conjecturas políticas para as eleições em 2026.

Uma das obras mais aguardadas na cidade é o Portal de Jataúba, que segundo o secretário está sendo trabalhado pela prefeita junto com toda a sua equipe, para que seja concluída: “Eu tenho certeza que essa obra irá sair, assim como, com a ajuda da governadora Raquel Lyra, já se iniciou a construção de uma nova creche”, ressaltou.

Sobre a possível candidatura de Dra. Cátia Ribeiro, já comentada por ela em outra edição do programa, Furibinha afirmou que a decisão ainda será discutida: “Não sentamos ainda na mesa para discutir isso com os vereadores, secretários e lideranças, mas ela tem todas as credenciais para assumir um mandato, seja de deputada estadual ou federal”, finalizou.

Alberes Xavier

Fabio Bezerra mantém liderança do PT em Jataúba e apoia João Campos para governador


Fabio Bezerra, que havia sinalizado a possibilidade de deixar a presidência do PT em Jataúba, decidiu permanecer à frente da sigla no município. Ele reforçou seu compromisso com o partido e sua liderança local, mostrando sua dedicação às causas do PT na região, junto ao MST.

Fabio , que foi candidato a vice-prefeito na chapa liderada por outro Fabio, o Mamão, anunciou seu apoio ao pré-candidato João Campos para governador. Essa decisão reforça o alinhamento de Bezerra com alguns pesamento do município que também irá apoiar a candidatura de João. Nomes de alguns oposicionistas que estiveram nas disputas das eleições de 2024, já sinalizaram apoiar campos, que são eles, Dr Polito e Antonio de Roque, vereadores da oposição e outros nomes que estiveram envolvidos na campanha passada.


Com essa postura, Fabio Bezerra demonstra seu compromisso com o PT e com o projeto político que segundo ele tem para o município de Jataúba.

Prefeito de Belo Jardim encontra boneco de vodu na prefeitura e diz estar sendo alvo de magia negra


O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (UB), denunciou em suas redes sociais um episódio episódio macabro ocorrido na manhã desta ultima, terça-feira (28). Segundo ele, um boneco de vodu foi encontrado debaixo da bomba de água que abastece o seu gabinete, dentro das dependências da prefeitura. A situação foi interpretada como uma tentativa de atingi-lo espiritualmente, através de práticas de magia negra.

Apesar do ocorrido, o gestor disse não se abalar. “Eu sirvo a um Deus vivo, poderoso e maior do que qualquer maldade”, afirmou, enfatizando sua fé e dizendo que o episódio lhe dá ainda mais força para continuar trabalhando por Belo Jardim. Gilvandro classificou a ação como absurda e reafirmou que segue firme na missão de governar o município.

Blog Politica no Forno

Homem tem Toyota Bandeirantes roubado após sofrer um sequestro relâmpago


Um homem identificado como Marcelo, que é mais conhecido como "Gago da Barra", sofreu um sequestro relâmpago nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira dia (30), na PE-166 nas proximidades da fazenda de Pedro Corrêa em Barra de Farias no Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco.

Segundo informações, a vítima tinha acabado de sair de sua residência em sua Toyota Bandeirantes azul de placa NBL7J22, quando elementos o interceptaram armados e anunciaram o assalto. Ainda segundo informações, os bandidos estavam em um veículo Fiesta de cor vermelha e placa não anotada quando renderam a vítima.

Após anunciar o assalto, "Gago da Barra" foi obrigado a entrar no veículo dos bandidos.

Eles seguiram por uma estrada de terra e abandonaram a vítima amarrada e só de cueca nas proximidades da cidade de Tacaimbó. O Toyota foi levado sentido ignorado. Ele é usado para o sustento da família e quem tiver alguma informação sobre o paradeiro do veículo, entrar em contato pelo fone: (81) 9 9581-1575.

Fonte divulga brejo.

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Acidente de moto é registrado na PE-160 Próximo a Jataúba


Na noite desta sexta-feira, 30 de maio, um acidente foi registrado na rodovia PE-160, nas proximidades da cidade de Jataúba, no Agreste Pernambucano. Um popular identificado como Alexandre, conhecido na região pelo apelido de "Serrá", perdeu o controle da motocicleta e acabou caindo à margem da estrada.


Populares que passavam pelo local no momento do acidente rapidamente acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que se deslocou até o ponto indicado para prestar os primeiros socorros à vítima.



Alexandre foi encaminhado ao Hospital Municipal de Jataúba, onde recebeu atendimento da equipe médica de plantão. Até o momento, não há informações detalhadas sobre o estado de saúde da vítima.


O caso serve como alerta para os cuidados redobrados ao trafegar pela rodovia, especialmente durante a noite.



Blog Jataúba News 

Acidente na Rua Dr. Paulo Pessoa Guerra: Toyota desgovernado colide com moto e causa preocupação


Nesta sexta-feira 30/05 no inicio da tarde, um acidente aconteceu em Jataúba na Rua Dr. Paulo Pessoa Guerra, logo após o antigo presídio em frente a Igreja Vale da Benção. Um Toyota Bandeirante desceu desgovernado a ladeira conhecida como rua da piscina de Devaldo. Nossa equipe foi até o local e conversou com testemunhas e com o proprietário do veículo.


Segundo o Sr. Zezito, que estava dirigindo o Toyota, o carro perdeu os freios e acabou descendo a ladeira desgovernado, colidindo com uma moto modelo Tornado e arrastando a mesma por mais de vinte metros, até parar em um terreno baldio. Ele destacou: "Eu entrei na rua e, quando procurei os freios, não obtive resposta. Saí com o carro engatado, mas sem uma solução de parada. Acabei batendo na moto e saí em direção à frente da igreja, onde estava o carro do pastor. Mas, graças a Deus, consegui livrar o carro e Deus segurou o meu com a sua mão poderosa até sua parada."


A motocicleta ficou totalmente destruída, enquanto o Toyota não sofreu muitas avarias. O proprietário da Tornado Robinho comentou que: "O ocorrido foi uma fatalidade, e o melhor de tudo é que não houve vítimas neste acidente, bem matérias a gente luta por eles."

Uma das testemunhas, o Pastor Júnior Pitágoras, da Igreja Vale da Benção, disse: "Eu estava dentro de casa e só ouvi a zoada. Fiquei preocupado com meu carrinho para fazer a obra, mas, quando saí, pude ver que Deus deu livramento e salvou tanto o carro da obra quanto o senhor que estava dirigindo, que nada sofreu."



Felizmente, ninguém se feriu, e o episódio reforça a importância da atenção ao volante e da manutenção dos veículos.


Blog Jataúba News

Duas mulheres são presas em flagrante por furto no Parque das Feiras em Toritama


Na manhã desta quinta-feira (29), policiais civis da 129ª Circunscrição Policial de Toritama, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), prenderam em flagrante duas mulheres suspeitas de praticar furtos no Parque das Feiras, principal centro comercial do município.

As prisões ocorreram após o recebimento de diversas denúncias de vítimas, o que levou os agentes a realizarem diligências que resultaram na identificação e captura das suspeitas ainda em estado flagrancial.

Durante o procedimento, uma das detidas tentou se passar por outra pessoa, fornecendo nome falso tanto no momento da abordagem quanto na Delegacia de Polícia, chegando inclusive a realizar exame traumatológico utilizando a falsa identidade. A tentativa de ocultar a verdadeira identidade foi descoberta no momento do registro da ocorrência, resultando também em autuação por falsa identidade.

Uma das vítimas reconheceu as duas mulheres como autoras do furto e relatou ter tido R$ 1.500,00 subtraídos do bolso da bermuda enquanto circulava pelo centro de compras.

As envolvidas foram autuadas em flagrante por furto qualificado mediante concurso de pessoas, e uma delas também responderá por falsa identidade, configurando concurso material de crimes.

Concluídos os procedimentos legais, ambas foram encaminhadas à carceragem da Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde permanecerão até a audiência de custódia, prevista para esta sexta-feira (30), no Fórum do município.

Blog da Polo

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Projeto que proíbe uso de bebês reborn para obter benefícios públicos avança na Alepe


A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nesta terça, o projeto de lei 2923, do deputado Romero Albuquerque, que proíbe o uso de bonecos hiper-realistas, como os chamados “bebês reborn”, para simular a presença de crianças vivas com a finalidade de obter benefícios, privilégios ou atendimentos em serviços públicos e privados.

O substitutivo aprovado unificou três proposições que tratavam do mesmo tema para reforçar o combate a práticas abusivas e fraudulentas. O texto agora prevê multa de R$1 mil a R$ 20 mil para quem for flagrado utilizando esse tipo de artifício, além de responsabilização administrativa para agentes públicos que eventualmente permitirem ou facilitarem a infração.

A proposta segue agora para análise nas demais comissões da Casa antes de ser levada à votação em plenário.

Blog do Ney Lima

Câmara de Taquaritinga do Norte rejeita contas de 2017 do ex-prefeito Lero por 7 votos a 4


A Câmara de Taquaritinga do Norte rejeitou, por 7 votos favoráveis e 4 contrários, as contas referentes ao exercício financeiro de 2017 do ex-prefeito Ivanildo Mestre Bezerra (Lero). A decisão foi tomada na 6ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2025, realizada na tarde desta terça-feira (27), e seguiu a recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

O parecer prévio pela rejeição das contas foi emitido pelo TCE em 22 de agosto de 2019, durante a 55ª Sessão da Segunda Câmara, sob relatoria do conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior. Entre as irregularidades graves apontadas pela auditoria estão o não recolhimento de R$ 324.665,37 em contribuições patronais ao RGPS, o que gerou passivos e comprometeu o equilíbrio fiscal do município.

Outro ponto crítico foi a despesa com pessoal, que atingiu 60,11% da Receita Corrente Líquida, ultrapassando o limite legal de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Apesar do cumprimento dos limites constitucionais mínimos com educação (34,15%) e saúde (18,90%), o TCE também apontou inscrição de restos a pagar sem disponibilidade financeira e repasse de duodécimos à Câmara Municipal acima do permitido, ainda que em valor reduzido (R$ 18.465,84).

A defesa do ex-prefeito alegou que as falhas ocorreram em virtude da crise econômica e por se tratar do primeiro ano de gestão, mas o TCE considerou os argumentos insuficientes para afastar a gravidade das irregularidades.

Diante das conclusões, o tribunal recomendou medidas corretivas, como controle rigoroso de gastos com pessoal, repasse adequado das contribuições previdenciárias e maior transparência na gestão. O caso foi encaminhado ao Ministério Público de Contas para apuração de possíveis atos de improbidade administrativa.

A decisão da Câmara reforça o entendimento unânime do TCE, que teve o parecer acompanhado pelos conselheiros Carlos Neves e Carlos Porto.

Blog da Polo

Homem é agredido com barra de ferro em São Domingos distrito do Brejo da Madre de Deus


Na manhã desta quarta-feira (28), um caso de lesão corporal foi registrado no distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus. A ocorrência foi atendida por policiais do 24º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco.

De acordo com informações repassadas pela PM, a equipe foi acionada após a entrada de uma vítima com ferimentos na cabeça no Hospital de São Domingos. A vítima foi identificada como Emerson da Silva Figueredo (idade não informada), que relatou ter sido agredido com uma barra de ferro por um vizinho, identificado como Jairo de Lima Silva. Segundo Emerson, a agressão teria ocorrido após Jairo acusá-lo de furto.

Os policiais se dirigiram até a residência de Jairo, que atendeu à equipe sem oferecer resistência. Ao ser questionado sobre o ocorrido, Jairo afirmou que Emerson teria invadido sua casa e desferido um soco em seu rosto, o que o levou a revidar.

Ainda de acordo com a Polícia, ambos apresentavam lesões, conforme atestado em laudos traumatológicos. Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para a adoção das medidas cabíveis.

Blog da Polo

Coluna O Tiro da Coruja: A cor da fumaça, "Verde, Azul, Branco ou Rosa"?.


Hoje, a coluna "O Tiro da Coruja" traz para você as informações importantes que circularam nas mídias digitais e rádio desta semana. E mais uma vez a Coruja ficou atenta e não poderia deixar passar essa entrevista, até porque se trata de possíveis  eleições municipais em 2026.

Vamos direto ao ponto: a prefeita de Jataúba, Dra. Cátia (Progressistas), mais uma vez, foi a Santa Cruz do Capibaribe conceder uma entrevista para às ondas do rádio daquela cidade, na entrevista ao programa Política em Pauta, na Rádio Estação, com o apresentador Marcio Felipe. Nessa conversa, ela falou sobre os bastidores da política local e regional, destacando que tem trabalhado para fortalecer seu grupo e que há nomes importantes sendo lapidados para compor seu time de confiança, ou seja, ser seu sucessor, como diz o refrão de uma musica "Quem será? Quem será?".

Um nome que tem se destacado ao lado da prefeita é o empresário Josemir, que tem aparecido sempre ao seu lado em eventos e reuniões. Dra. Cátia mencionou que está formando uma equipe de confiança, e que esses nomes estão sendo moldados, ou lapidados com cuidado. Mas quem seriam esses nomes? Seriam o empresario Josemir Farias? Graça Ribeiro, que tem sido seu braço direito? O presidente da Câmara Chico de Irineu? Jackson Buraco?, Téo Ribeiro? Ou Fabinho de Mamão? que já foi uma vez citado. Uma coisa é certa: um desses nomes está sendo cuidadosamente preparado para o que vem por aí, principalmente enfrentar uma eleição no próximo ano, caso a prefeita renuncie seu mandato para uma eventual disputa para deputado.


A prefeita também revelou que já conversou com o deputado Eduardo da Fonte, e que tem forte influência na região, citando várias cidades ao seu redor. Ela deixou claro que sua preferência é por uma candidatura federal, o que indica que ela pode estar pensando em fortalecer alianças nesse sentido.

Quando questionada sobre sua possível candidatura nas próximas eleições, Dra. Cátia afirmou que ainda vai se pronunciar oficialmente. A previsão é que ela anuncie sua decisão em outubro, no seu aniversário. Assim como em Roma, onde a fumaça indica a escolha do novo Papa, na prefeitura de Jataúba a expectativa é grande para saber qual será a cor da chapa que vai sair na chaminé: Verde, Azul, Branco ou Rosa.

Por fim, a prefeita reforçou seu apoio à governadora Raquel Lira, independentemente de sua decisão de disputar ou não a eleição do ano que vem.

E o que podemos tirar de tudo isso? A política está fervendo, e os nomes que estão sendo moldados certamente vão movimentar o cenário municipal. Fique atento, pois em outubro tudo pode mudar, e a fumaça na prefeitura de Jataúba já está sendo preparada para anunciar a cor do próximo ciclo político.

Até a próxima edição de "O Tiro da Coruja", com mais informações e análises do nosso cenário político!

Blog Jataúba News



Ex-vereador Manoel Mineiro Ventura relembra mandato nos anos 80 com orgulho e gratidão


Brejinho, Jataúba – Aos 68 anos, o ex-vereador Manoel Mineiro Ventura, popularmente conhecido como 'Manoelzinho Cândido', segue vivendo com simplicidade no sítio Brejinho, onde construiu sua história e mantém suas raízes firmes até hoje. Ele é lembrado por muitos como uma das vozes ativas da zona rural no legislativo municipal durante a década de 1980.

Eleito em 1988 com 242 votos, Manoelzinho exerceu seu mandato pelo PMDB, em uma época marcada por grandes desafios administrativos e poucas ferramentas de comunicação e gestão pública. Durante seu mandato, o município era administrado pelo saudoso ex-prefeito Petrônio Siqueira, figura que também deixou saudades entre a população jataubense.

Ao relembrar seu tempo na Câmara de Vereadores, Manoelzinho reconhece as diferenças entre o cenário político de ontem e hoje.

“Hoje está mais fácil, é bem melhor o acesso a tudo. Naquela época era tudo muito mais difícil, não tinha os meios que existem agora. Mas sou feliz por ter representado o meu município e minha região com dignidade”, frisou o ex-parlamentar.

Mesmo longe da política há décadas, Manoelzinho Cândido carrega no coração a honra de ter sido porta-voz do povo do Brejinho e adjacências. Seu legado permanece vivo na memória dos moradores mais antigos, que lembram com carinho de sua atuação, marcada pela humildade, compromisso e forte ligação com o povo do campo.

Blog Jataúba News.

Ao vivo Sessão da Câmara de Vereadores

 


quarta-feira, 28 de maio de 2025

Governo de Pernambuco decreta situação de emergência na saúde pública por alta ocupação de UTIs pediátricas


O Governo de Pernambuco decretou, nesta quarta-feira (28), situação de emergência em saúde pública por 90 dias diante do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de origem viral, especialmente em crianças.

A medida foi motivada pela alta taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica no estado, o que tem gerado pressão sobre a rede de saúde.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Com o decreto, ficam autorizadas ações administrativas emergenciais, conforme a legislação vigente. A Secretaria de Saúde de Pernambuco será responsável por coordenar os serviços e ações de saúde pública voltados ao enfrentamento da crise, podendo estabelecer diretrizes e expedir normas complementares.

Até a 21ª semana epidemiológica, encerrada no dia 24 de maio, foram notificados 2.544 casos de SRAG, dos quais 1.746 (68,7%) ocorreram em crianças de 0 a 14 anos e 798 (31,3%) em pessoas com 15 anos ou mais.

“Estamos enfrentando um aumento expressivo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças, o que tem gerado pressão sobre a nossa rede de UTIs pediátricas e neonatais. Diante desse cenário, a decretação da situação de emergência é uma medida necessária para ampliarmos nossa capacidade de resposta e garantirmos a assistência adequada à população”, afirma a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Blog do Ney Lima

Os vereadores Diego e Josilene reforçam a importância da biometria e a união com o TRE-PE


Logo após a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Jataúba, promovida pelo TRE-PE em parceria com o governo municipal nesta terça-feira 27/05, nossa equipe conversou com os vereadores Diego do Riacho do Meio e Josilene Cordeiro. Eles destacaram a preocupação com os mais de 11 mil cidadãos jataubenses que ainda não fizeram a sua biometria.

A vereadora Josilene Cordeiro ressaltou a importância dessa ação conjunta com o TRE-PE, especialmente porque o município é bastante extenso. Ela afirmou que é fundamental unir forças para garantir que cada jataubense realize seu cadastro biométrico, principalmente os idosos, que precisam fazer suas provas de vida. “Como representante do povo, farei o possível para ajudar nesse propósito, Sei que as dificuldades não são poucas, mais sei que elas podem ser vencidas. Nosso município é muito extenso, mais com certeza  tudo vai ser concretizado. Gostei do empenho do pessoal do TRE-PE, e vi que ele estão empenhado para vencer este desafio”, destacou.

Já o vereador Diego do Riacho do Meio, participando de sua primeira audiência pública no município, demonstrou preocupação com os idosos que têm dificuldades com o uso da internet. Ele afirmou que irá incentivar os jovens a ajudarem os mais velhos a agendar seus atendimentos, seguindo as orientações recebidas na palestra. “Vamos ajudar quem precisa, para que todos possam regularizar sua situação, o primeiro passo a ser dado tem que vir dos representantes do povo que somos nos. Irei mobilizar pessoas para falar com aqueles que as informações são mas difíceis de chegar, cada um fazendo sua parte alcançamos o objetivo”, frisou.

Essa mobilização mostra o compromisso de toda a comunidade e dos representantes locais em garantir que todos tenham seus direitos eleitorais regularizados com facilidade e solidariedade.

Ex-vereador Zuza do Jacú fala sobre a importância da biometria em Jataúba


Nossa equipe conversou nesta terça-feira, 27, com o ex-vereador Zuza do Jacú, logo após a audiência pública promovida pelo TRE-PE, realizada na Câmara de Vereadores de Jataúba. Durante a entrevista, o ex-parlamentar destacou a relevância da parceria entre o município e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco para enfrentar o déficit de quase 11 mil cidadãos jataubenses que ainda não realizaram o cadastramento biométrico.

Zuza enfatizou que tem atuado de forma ativa na comunidade do Jacú e nas regiões vizinhas, alertando e conscientizando a população sobre a necessidade de regularizar sua situação biométrica como também na questão do primeiro título. "Essa é uma ação fundamental para garantir o direito ao voto e a participação cidadã nas próximas eleições, como também para que pessoas não tenham seus benefícios afetados. Sabemos que essa biometria pode até ser usada como uma prova de vida em uma eventual precisão", afirmou.

"Essa fala que a prefeita Dra. Cátia falou sobre disponibilizar os transportes para ir buscar os moradores dos sítios, é muito bom e vai facilitar para o pessoal, principalmente nos dias de sábado, que é um dia viável para os moradores da zona rural".  pontuou.

A campanha segue mobilizando lideranças e moradores em prol de um processo eleitoral mais justo e representativo.

terça-feira, 27 de maio de 2025

PRF e PM RN recuperam quase 1 milhão furtado da agência do Banco do Brasil da cidade de Cabrobó


Rio Grande do Norte, 26/05/2025 - Em uma ação integrada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), foi recuperada, na tarde desta segunda-feira (26), uma quantia de R$ 947.345,00 em dinheiro, furtada mediante arrombamento da agência do Banco do Brasil da cidade de Cabrobó, no sertão de Pernambuco, no último fim de semana.

A abordagem aconteceu no km 112 da BR-226, em Santa Cruz/RN, quando os policiais fiscalizaram um automóvel TOYOTA/COROLLA de cor bege, ocupado por um casal. Durante a vistoria, os agentes localizaram baldes plásticos contendo o dinheiro escondido no interior do veículo.

A recuperação foi possível graças à troca de informações entre as forças de segurança dos estados de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Segundo a PM/PE, o furto foi praticado mediante arrombamento, logo após a realização de uma obra no interior da agência, o que pode ter facilitado a ação criminosa.

Os dois ocupantes do veículo, bem como o montante em dinheiro, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz/RN, onde serão adotados os procedimentos legais.

A atuação conjunta reforça a importância da integração entre as forças de segurança na repressão qualificada à criminalidade interestadual e na proteção do patrimônio público e privado.

Audiência Pública Destaca a Importância da Biometria para a População de Jataúba


Na última terça-feira, dia 27/05, a Câmara de Vereadores de Jataúba recebeu uma audiência pública muito importante, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O objetivo foi debater a importância do cadastramento biométrico para toda a população do município. Desde o começo de maio, o TRE-PE montou um posto de atendimento na Escola Municipal José Higino de Sousa, onde os eleitores podem fazer o seu cadastro biométrico.


Jataúba tem mais de 11 mil eleitores que ainda não fizeram o cadastro biométrico, por isso a mobilização está sendo intensificada para que todos possam regularizar sua situação o mais rápido possível. Vale lembrar que a biometria já é exigida por instituições públicas como o INSS, para concessão de benefícios e aposentadorias, tornando esse procedimento ainda mais importante.


Na audiência, estiveram presentes figuras importantes como o diretor geral do TRE-PE, Dr. Orson Lemos, o desembargador ouvidor do TRE-PE, Humberto Vasconcelos, e a prefeita do município, Drª Cátia. A prefeita destacou que disponibilizou carros para ajudar a levar a população da zona rural até o local de cadastro, facilitando o acesso de quem mora mais distante. 


Além disso, vereadores de oposição e de situação também participaram, demonstrando o compromisso de ajudar a população, especialmente os moradores da zona rural, a realizarem seus cadastros biométricos.


Estiveram presentes ainda secretários, professores, lideres da Zona Rural, representantes do sindicato, alunos e muitos moradores, todos engajados nessa importante iniciativa. Essa mobilização mostra o esforço de toda a comunidade e das autoridades locais para garantir que todos estejam regularizados e possam exercer seus direitos eleitorais com facilidade.


Blog Jataúba News

Utilidade pública: São João da Vila do Jundiá


 

Chuvas melhoram situação de barragens na RMR, mas Agreste segue em alerta


As chuvas registradas na Região Metropolitana do Recife (RMR) nos últimos dias provocaram mudanças significativas nos níveis de algumas barragens, duas delas com risco de colapso, como é o caso de Bita e Utinga, nos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, respectivamente. As duas estavam em situação crítica desde janeiro deste.

O volume de chuva acumulado desde o último dia 12 permitiu que as barragens de Bita (Ipojuca), Pirapama e Sucupema (Cabo de Santo Agostinho) e Duas Unas (Jaboatão dos Guararapes) atingissem a cota máxima de acumulação, ou seja, estão vertendo.
Outra barragem que também verteu foi Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, que integra o Sistema Tapacurá.

A água armazenada neste início de inverno indica uma perspectiva positiva para manutenção do abastecimento até o próximo inverno dentro dos regimes atuais. Além delas, outros três mananciais na RMR também apresentaram aumento no volume: Tapacurá, Várzea do Una (São Lourenço da Mata) e Botafogo (Igarassu).

Para manter o abastecimento, a Compesa precisou ampliar o rodízio de abastecimento em algumas áreas para administrar a água disponível. Atualmente, o cenário é favorável: a barragem de Bita, que chegou a 26,97% da capacidade há 15 dias, está vertendo. Pirapama, que em 12 de maio tinha 73,61%, também atingiu a capacidade máxima. Já Utinga subiu de 8,60% para 34,45%.

Outros mananciais também apresentaram melhoras importantes no mesmo período. Sicupema passou de 86,77% para 100%; Tapacurá, de 64,78% para 74,59%; Botafogo, de 31,86% para 50,01%. Várzea do Una, de 31,89% para 54,15% e Duas Unas que estava com 57,78% está agora com 100% de armazenamento.

As chuvas registradas nos últimos dias em Pernambuco ainda não trouxeram alívio para algumas barragens localizadas no Agreste, que não conseguiram acumular água, como é o caso da barragem Jucazinho, em Surubim, o maior reservatório para abastecimento de água da região.

A barragem de Jucazinho está operando com apenas 2,98% da sua capacidade total, sem ocorrência de chuvas suficientes para alterar o quadro atual.

Confira mais detalhes no JC.COM.BR.

BC libera resgate automático de valores a receber a partir desta terça-feira (27)


O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (26) uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR). A partir da terça-feira (27), será possível habilitar a solicitação automática de resgate de valores.

“A novidade é apenas na forma de solicitar o resgate. Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais”, informou o BC.

Os valores a serem resgatados são o “dinheiro esquecido” por cidadãos ou empresas em instituições financeiras como bancos e consórcios, sem que tenham sido reclamados ou transferidos para a conta do titular.

De acordo com o BC, a ideia é “facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”. Segundo a autoridade monetária, a adesão ao serviço é facultativa.

A habilitação para o acesso ao SVR deve ser feita a partir de uma conta gov.br de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativada.

“A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave pix do tipo CPF. Quem ainda não possui essa chave deve cadastrá-la junto à sua instituição financeira”, explicou o BC.

Ainda segundo o banco, o crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão. Não serão enviados avisos do BC informando a existência de algum valor devolvido.

“As instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo solicitação manual. Isso também se aplica a valores oriundos de contas conjuntas”, esclarece o BC.


Jataúba! Toyofrota Centro Automotivo, o melhor para o seu carro


Agora a cidade conta com a Toyofrota Centro Automotivo, um lugar que realmente se dedica a cuidar do seu carro com qualidade e rapidez, amplo espaço e mecânicos capacitados. 

Lá você vai encontrar uma variedade de peças e serviços, como trocas de olhos, pastilhas de freio e suspensão, tanto para veículos leves quanto pesados. E o melhor de tudo: as peças estão disponíveis para pronta entrega, garantindo agilidade no seu atendimento. 

A Toyofrota fica às margens da PE-160, na entrada do Sítio Umburanas. Para agendar sua consulta veicular, é só chamar no WhatsApp pelo número (81) 98185-6494. Uma excelente opção para quem quer cuidar bem do seu carro com confiança e praticidade!

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Inscrições para o Enem 2025 começaram nesta segunda-feira (26)


As inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira (26) e terminam no dia 6 de junho. Os interessados devem realizar o procedimento exclusivamente na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/).

Para os estudantes não isentos, a taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 11 de junho.

Não será gerado boleto para o participante que informar na inscrição que utilizará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Também não será gerado boleto para o concluinte do ensino médio (no ano de 2025), matriculado em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública, ainda que não tenha solicitado isenção da taxa de inscrição.

Aplicação

As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro na maioria das cidades brasileiras.

Entretanto, em virtude da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o Enem 2025 será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Atendimento especializado

Os participantes que necessitam de atendimento especializado devem fazer a solicitação no momento da inscrição. O atendimento é voltado para pessoas com as seguintes condições: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica.

O resultado da solicitação será divulgado no dia 13 de junho. Quem tiver o pedido negado poderá recorrer dos dias 16 a 20, e o resultado do recurso será no dia 27 de junho.

Popular morre vítima de capotamento na PE-160 e carro é saqueado após o acidente


Na madrugada de ontem (sábado), um grave acidente foi registrado na rodovia PE-160, nas proximidades do Distrito Pão de Açúcar, município de Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional pernambucano. O capotamento resultou na morte de José Eudes Palmeira da Silva, de 47 anos, que conduzia o automóvel Volkswagen Gol de cor preta.


Segundo informações preliminares, José Eudes trafegava pela rodovia quando perdeu o controle da direção e acabou capotando o veículo. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada para o resgate, mas ao chegar ao local, constatou o óbito da vítima.


De acordo com informações extraoficiais, a vítima teria deixado sua companheira em um local momentos antes do acidente. Há ainda a suspeita de que ele tenha ingerido bebida alcoólica antes de assumir a direção. Essas circunstâncias, no entanto, ainda serão investigadas pela Polícia Civil.


Equipes do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto de Medicina Legal (IML) estiveram no local para realizar a perícia e a remoção do corpo.



Veículo foi saqueado após o acidente - Um fato que chama atenção é que o veículo permaneceu no local do acidente até a manhã de domingo (25). Durante esse período, o carro foi alvo de furto, tendo diversas peças e objetos subtraídos, entre eles as rodas e utensílios do interior do automóvel. O saque ao veículo será alvo de apuração por parte das autoridades.

O caso levanta questões sobre a falta de segurança em locais de acidente e o tempo de resposta para a retirada de veículos em situações críticas como essa.

A comunidade local lamenta a perda de José Eudes e aguarda os desdobramentos da investigação.

Do: Blog Agreste Notícia

Postagem em destaque

Carla Paiva destaca importância de projetos educacionais e elogia evento em homenagem ao agricultor

Durante a sessão da última quinta-feira (31/07), a vereadora Crala Paiva fez uso da tribuna para parabenizar o projeto apresentado pelos rep...