
Uma verdadeira bomba na política pernambucana, especialmente em Santa Cruz do Capibaribe veio à tona nesta segunda-feira (18). O deputado estadual Diogo Moraes trocou o PSB (Partido Socialista Brasileiro) e migrou para o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Além de estar de “casa nova”, o parlamentar assumiu a liderança do partido na Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), ocupando o lugar de Débora Almeida.
A mudança, contudo, contou com a anuência do PSB, e fez o PSDB sair do conhecido “blocão”. Além disso, com a filiação de Moraes, a oposição poderá ter a maioria dos indicados para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar gastos do governo Raquel Lyra com publicidades. O prazo final para entrega dos nomes será nesta segunda (18).
Caso se mantenha no PSDB até a disputa da eleição em 2026, Diogo Moraes pode ter “facilitado” seu caminho de reeleição na Alepe. O PSDB pretende eleger de 3 a 4 deputados, e Moraes junto ao presidente da Alepe, Álvaro Porto, seriam, em tese, os nomes mais fortes, o que pode garantir a reeleição de ambos.
Dependendo do cenário político no prazo final de filiações, Diogo tem também a possibilidade de voltar ao PSB na janela partidária.
Débora Almeida questiona

A deputada Débora Almeida afirmou que a intenção é retirar a sua indicação para compor a CPI, como já foi decidido. A parlamentar disse que Álvaro Porto está alegando que, em caso de empate de votos na bancada, o diretório estadual teria o direito de decidir os rumos da bancada. Com a filiação de Diogo Moraes, o PSDB passa a ter quatro deputados. O quarto é Izaías Régis.
Débora contesta essa alegação de Álvaro Porto, afirmando que não existe esse critério no regimento do PSDB.
CPI
Com esta mudança, o Governo de Pernambuco poderá ter quatro indicados na CPI, e a oposição chegará a cinco, o que poderá dificultar ainda mais as articulações do governo. Na semana passada, Raquel havia garantido a maioria, num acerto que fez com o PL. O partido trocou o líder, o deputado Alberto Feitosa, por Nino de Enoque, que se auto indicou para compor o colegiado.
Diogo Moraes pode perder o mandato?
Devido a anuência concedida pelo PSB, Diogo Moraes pode fazer a mudança sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Desde sua primeira disputa, como candidato a vereador em Santa Cruz do Capibaribe, na eleição de 2008, Diogo Moraes nunca saiu do PSB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário