terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Prefeitura de Jataúba realiza ações inter setorial de prevenção de gravidez na adolescência e IST'S



Com a lei sancionada recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro Lei nº 13.798, que acrescenta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) artigo instituindo a data de 1º de fevereiro para início da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Sendo assim o município de Jataúba vem desenvolvendo durante todo o mês de fevereiro, ações intersetorial e multidisciplinar, voltado a prevenção da gravidez na adolescência e IST (INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS), que baseado em estudos recentes tem aumento significativo no período de Carnaval.




Desta forma as secretarias de saúde, ação social, educação e rede de serviço parceira como Conselho Tutelar, mãe Coruja, desenvolveram plano de ação com atividades preventivas, voltadas ao público adolescente onde foram realizadas nas unidades de saúde, escolas e CRAS, com objetivo de orientar adolescentes e público em geral sobre os efeitos nocivos de uma gravidez não planejada e das IST'S. 


Durante todo mês de fevereiro está sendo realizada ações como: rodas de conversas, oficinas e palestras a culminância desta ação acontecerá nesta quinta-feira, na academia da Cidade, com aulão de ritmos, palestras, entrega de preservativos e sorteio de brindes. No período pós Carnaval será ofertado testes rápidos de HIV, SÍFILIS E HEPATITE, para todos que desejarem realizar: é gratuito, rápido e sigiloso, onde disponibilizando equipe multiprofissional para orientação. 

.

Pesquisa recentes apresentam um aumento de mais de 700% em casos de AIDS no mundo, em nossa região não vem sendo diferente, uma vez que as notificações apontam um aumento significativo das IST'S, dados dos centros de testagem de Caruaru e Santa Cruz. 

.

Em Jataúba por não termos centro de testagem, não temos uma precisão nestes dados, uma vez que a maioria dos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, são para realizados gestantes e seus parceiros e poucos usuários procuram para fazer os testes rápidos. Sendo assim estamos em processo de ampla divulgação, e que após o Carnaval, qualquer usuário que desejar fazer os testes rápidos podem procurar sua unidade de saúde para realizar o mesmo. É grátis, rápido e sigiloso.

  


Da assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário