(Foto: EFE)
A vitória do Uruguai, sobre a Nigéria, não garantiu classificação. Mas, o 2×1 acabou funcionando como a conquista de uma tranquilidade. Difícil olhar a tabela de jogos do grupo B, após os resultados desta quinta-feira, e não acreditar em uma semifinal pintada com as cores da celeste.
A situação é a seguinte: Na próxima rodada, a Nigéria (com três pontos) vai encarar a “classificada” Espanha; Já o Uruguai terá o fácil confronto contra o saco de pancadas Taiti. Pela lógica – mesmo que ela não faça parte do futebol – vitória europeia e goleada sul-americana.
O favorável cenário, para a última rodada da fase de grupos, teve um ator principal, até então esquecido. Diego Forlán. O atacante, que completou 100 jogos com a camisa do Uruguai, marcou o gol da vitória sobre os africanos. Como prêmio, o jogador ainda foi eleito o melhor em campo pela Fifa.
Os outros gols foram marcados por Diego Lugano e Mikel.
Se confirmarem a classificação com o segundo lugar do grupo, os uruguaios podem ser justamente os rivais do Brasil nas semifinais. Isso se a seleção brasileira passar em primeiro na outra chave. O Brasil joga por um empate diante da Itália.
A partida entre os rivais apresentou um Uruguai sufocante pra cima da Nigéria. Durante cinco minutos, os africanos quase nem pegaram na bola. E quando os nigerianos pareciam começar a gostar do jogo, veio o primeiro gol do jogo. Aos 18 minutos, Forlán chegou pela esquerda e cruzou rasteiro até a bola encontrar os pés de Diego Lugano, que empurrou para o fundo das redes.
Cadenciado, o Uruguai viu a Nigéria empatar o jogo ainda no primeiro tempo. Aos 36, o meio-campista Mikel recebeu na entrada da área, passou por Lugano e encheu o pé no ângulo.
A possibilidade de virada acabou não durando cinco minutos de jogo, em pleno segundo tempo. O atacante Suárez roubou a bola no meio de campo, puxou contra-ataque e tocou para Cavani. O atleta deixou Forlán livre, e ele encheu o pé no ângulo do goleiro Enyema.
Ciente da partida com caráter de vida ou morte, a Nigéria ainda partiu para cima no final. Nada acabou conquistado. E o jogo terminou mesmo com a vitória celeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário