Nesta sexta-feira 21 houve mais um dia de trabalho na casa Inácio Viterbo de Araujo, nesta sessão, usaram a tribuna os seguintes vereadores: Diego do Riacho do Meio, Civan da Serra, Antonio Bilosa, Carla Paiva, Josilene e o presidente da Câmara, Chico de Irineu. Foi uma sessão onde os vereadores fizeram diversas reivindicações.
O vereador Diego foi o primeiro a assumir a tribuna, onde apresentou um requerimento aprovado por unanimidade. Neste requerimento, ele solicita a construção de passagens molhadas no município. Segundo o vereador, o problema é crítico:
“Toda vez que chove, a população fica ilhada, não consegue ir nem vir. Quero que olhem com carinho e façam estas passagens molhadas, além de consertar a da Mariana”.
Ele também destacou a precariedade da rede de energia que passa por trás do Society de Moreira, onde os fios são sustentados por postes de madeira.
“Estive com o pessoal de lá, e eles relataram que muitos moradores saíram de suas casas porque, quando ligavam as máquinas, elas não funcionavam, pois a energia não suporta certos tipos de equipamentos eletrônicos”, afirmou.
O vereador também falou sobre a educação, mencionando que, na Vila do Riacho do Meio, as aulas começaram sem banheiros adequados, sendo disponibilizados apenas banheiros químicos, o que não é adequado para os alunos.
“Duas crianças foram retiradas da escola porque não conseguiam usar esses banheiros”, relatou. Segundo o vereador, alguns alunos estão utilizando os banheiros das casas vizinhas.
O segundo a usar a tribuna foi o vereador Civan da Serra, que fez algumas reivindicações, principalmente relacionadas à localidade onde mora, como a necessidade de um espaço para a prática de esportes.
“Temos um problema em uma escola do Brejinho. Já temos um projeto para construir uma mini quadra poliesportiva para aquele setor”, frisou.
Ele ressaltou que há um local apropriado para a obra, que será de grande importância para a comunidade. O vereador destacou que o papel dos vereadores é identificar os problemas e recorrer aos órgãos competentes.
“Por a escola estar à beira da estrada, há um risco de as crianças, no intervalo, brincarem e correrem para a pista, podendo ocorrer um acidente a qualquer momento”, alertou.
Ele fez um requerimento verbal solicitando a pavimentação entre a escola e o posto de saúde do Brejinho, com a instalação de lombadas para evitar acidentes.
O vereador Antônio Bilosa usou a tribuna e também fez reivindicações sobre as escolas da Vila do Jacu. Ele afirmou ter conhecimento de problemas na unidade educacional da vila.
“O que Civam e Diego falaram aqui, encontrei também no Jacu no início do ano: a escola onde funciona a creche das crianças está sem banheiros”, relatou.
O vereador disse que esteve na Secretaria de Educação para relatar o problema e que os serviços já estão quase concluídos. Ele destacou que as aulas não deveriam ter começado sem os banheiros adequados.
Bilosa fez um requerimento verbal solicitando o calçamento da Rua 13 de Maio, na Vila do Jacu, que tem causado grandes transtornos durante os períodos chuvosos.
A vereadora Carla Paiva, em sua fala, trouxe uma pauta que tem sido amplamente debatida pela sociedade civil: a causa animal. Segundo a vereadora, populares a procuraram para questionar o que o poder executivo pretende fazer em relação ao problema.
“Quero trazer essa sensibilização para que possamos pensar sobre isso, pois é uma questão de saúde pública. Enquanto secretaria, fazíamos o planejamento para castrações mensais, e as pessoas estão sentindo falta desse serviço. Estou aqui para solicitar ao secretário municipal que olhe com atenção para essa questão, pois a castração não pode parar, diante da demanda que temos”, afirmou.
A vereadora relatou que ouviu de uma moradora que, ao sair de casa, escolhe ruas específicas por medo dos cachorros soltos. Ela destacou que vários casos de ataques já resultaram em atendimentos hospitalares devido à gravidade das mordidas.
“Sabemos que algumas pessoas de fora trazem animais em sacos e os soltam nas entradas da cidade, o que aumenta ainda mais a população de animais de rua”, disse.
A vereadora Josilene, ao usar a tribuna, frisou que todos estavam sendo cirúrgicos em suas cobranças pela população. Ela denunciou o desperdício de água na cidade de Jataúba e questionou os colegas da situação sobre o que está sendo feito para resolver o problema.
“Vemos essa água sendo desperdiçada dentro da cidade de Jataúba. Gostaria de saber o que está sendo feito por vocês que estão à frente dessa questão?”, indagou.
O vereador e presidente da Câmara respondeu que essa é uma responsabilidade da COMPESA e que, apesar de avançarem lentamente, estão resolvendo a situação.
A vereadora também abordou a questão da educação no município.
“É louvável que alguns colegas trouxeram essa temática. No entanto, vemos um investimento de novecentos e vinte mil reais feito próximo à Secretaria, mas não podemos deixar outras escolas precisando de estrutura. Precisamos planejar os investimentos de forma equilibrada”, afirmou.
Ela reforçou a fala da vereadora Carla Paiva sobre os animais soltos e sugeriu a criação de uma AME Animal no município. Além disso, pediu apoio para as mães de crianças atípicas, que têm feito diversas reclamações.
O vereador e presidente da Câmara, Chico de Irineu, foi o último a usar a tribuna e abordou os temas discutidos na sessão. Ele destacou a homenagem feita pelo blog Jataúba News aos familiares do ex-vereador e vice-prefeito Fernando Firoca, falecido no último dia 3 deste mês.
“Quero agradecer ao pastor e blogueiro Collar pelo reconhecimento ao meu compadre Fernando Firoca, que deixou seu legado aqui em Jataúba. Todas as palavras de Collar foram verídicas. Ele era um homem íntegro e de coração grande, que, mesmo quando não conseguia resolver um problema, ao menos tentava de todas as formas ajudar”, ressaltou.
O vereador parabenizou os colegas pelas colocações na tribuna e garantiu que levará todas as demandas à prefeita do município.
“Quando um vereador solicita um serviço, é porque ele é essencial para aquela localidade”, destacou.
Ele reforçou que os vereadores estão cumprindo seu papel ao cobrar serviços de qualidade para a população. Sobre a questão dos animais de rua, Chico afirmou:
“Sabemos que esses animais representam um grande risco para a sociedade. Vamos levar essa questão adiante e, com a ajuda de Deus, encontrar uma solução, pois quando o povo cobra, é porque precisa desses serviços”.
Por fim, o vereador falou sobre a situação da PE-145, que está em péssimas condições, e destacou que os deputados Edson Vieira e Diogo Moraes têm feito cobranças na ALEPE para melhorias na rodovia.
Collar Blog Jataúba News
Nenhum comentário:
Postar um comentário