O legado dos Joãos
Tem muita gente contando o tempo. Faltam apenas 11 dias para João da Costa (PT) deixar a Prefeitura do Recife. Para sofrimento do recifense, 11 dias representam uma longa espera, uma eternidade. Nunca a cidade viveu um ocaso tão latente.
Nunca se viu tanto abandono, sujeira, descaso, negligência e bagunça. O rei está nu. Não manda em nada, é desleixado e descomprometido. A cidade está maltratada, sofrida, precisando de uma intervenção cirúrgica urgente.
Nada funciona, nem mesmo os serviços essenciais. Para onde se olha só se vê lixo, buracos, ruas com esgoto a céu aberto, retrato da incompetência, marca do prefeito.
Que é - vale a ressalva - a pior herança deixada pelo ex-prefeito João Paulo, que mandou votar nele vendendo uma mentira, a de que “João era João”. Antes mesmo de tomar posse, João não atendia nem os telefonemas do padrinho. João, o ex, foi enganado.
E deixou o Recife se enganar, fez a cidade entrar numa fase de melancolia, para não dizer agonia. O Recife foi tão maltratado que está na UTI, um doente crônico, a espera do milagre da salvação prometida pelo socialista Geraldo Júlio.
Ninguém hoje tem orgulho do Recife, mas vergonha e dó. Mas João da Costa não é o único culpado. João Paulo, o seu tutor, não pode ficar impune. Foi ele que abonou a ficha de Costa e fez o Recife sangrar e cair na UTI.
O povo, entretanto, precisa avivar a sua memória. Se as coisas mudarem com Geraldo mais na frente ter a consciência de que este quadro deplorável e vergonhoso de hoje, é um legado dos dois Joãos, especialmente de João Paulo, que ainda sonha em voltar a governar a cidade apostando no insucesso de Geraldo.
MANIPULAÇÃO – Candidato mais votado na eleição para prefeito de Água Preta, o empresário Armando Souto, do PDT, ficou uma arara quando soube que o Tribunal Regional havia ignorado a decisão da juíza do município para realização de uma nova eleição, diplomando o prefeito Eduardo Coutinho. “Eles já diziam abertamente na cidade que o TRE faria o que eles quisessem”, diz Souto, referindo-se ao prefeito e ao seu filho, o deputado João Fernando Coutinho, ambos do PSB.
Jogou a toalha -
Sinal de rompimento - Quando disse que a pauta da microeconomia está esgotada e que o consumo não terá a mesma importância dos últimos seis anos, na entrevista ao Estadão, o governador Eduardo Campos anunciou o seu rompimento com Dilma. A pauta do consumo, na verdade, é a redução do IPI para eletrodomésticos da linha branca, que na prática não aumenta mais o consumo, porque a demanda esgotou e não impulsiona o desenvolvimento.
NE paga a conta - A presidente Dilma prorrogou por mais seis meses o IPI reduzido para os produtos da indústria de linha branca um dia após receber uma dura crítica do governador Eduardo Campos (PSB). Na prática, o ano novo começa com perspectivas de vacas magras para os Estados e Municípios, que vêm sofrendo com o corte nas transferências constitucionais.
Prefeito fujão -
CURTAS
DIPLOMADO– O prefeito eleito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), foi diplomado, ontem, juntamente com os vereadores eleitos. Patriota sucede ao prefeito Totonho Valadares e gerou uma grande expectativa. Segundo pesquisa do Instituto Opinião, 71% acham que ele fará uma boa gestão.
EM GRAVATÁ– Quem também recebeu, ontem, o diploma da justiça eleitoral em clima de muita festa foi o prefeito eleito de Gravatá, Bruno Martiniano (PTB), que acabou com a oligarquia no município sob o comando do coronel Joaquim Neto, do PSDB.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Os governadores do Nordeste reagirão à presidente Dilma de prorrogar a redução do IPI por mais seis meses?
'A estultícia é alegria para o que carece de entendimento, mas o homem entendido anda retamente'. (Provérbios 15:21)
|
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
Coluna da quinta-feira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Balanço: 27 pessoas assassinadas no fim de semana em Pernambuco
Registrados 27 homicídios no fim de semana em Pernambuco. Entre as vítimas, uma mulher grávida, morta com golpes de martelo em Itapissuma, n...

Nenhum comentário:
Postar um comentário