Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Santa Cruz do Capibaribe tem o maior crescimento econômico do estado de Pernambuco

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco tem o maior crescimento percentual do Produto Interno Bruto do Estado. O PIB representa a soma de valores de todos os bens e serviços produzidos numa determinada região em um período de tempo, seja no setor de comércio, indústria e serviços.


Segundo dados do órgão público, o IBGE, o crescimento do PIB de Santa Cruz relativo e consolidado de 2010 foi o maior do Estado entre as 30 maiores cidades de Pernambuco. O PIB de Santa Cruz do Capibaribe cresceu entre 2009 e 2010: 30,8%; em média duas vezes acima da estadual e ultrapassando todas as cidades da Região Metropolitana do Recife, de Ipojuca (destacado porto de Suape) e no interior como Petrolina, Caruaru e Garanhuns. Veja o gráfico abaixo dos maiores crescimentos entre as 30 maiores economias de Pernambuco.








O crescimento expressivo do PIB ocorre por algumas razões, uma delas é o aumento da própria população, são pessoas dentro da mesma cidade consumindo serviços e produtos, naturalmente o PIB vai aumentar só por este crescimento da população. Santa Cruz do Capibaribe teve um aumento da população de 33% entre 2000 e 2010 o que influencia neste tamanho crescimento percentual do PIB, o que também proporciona é o aumento da dinâmica da cidade, pois a cidade é uma coluna no polo de confecções do Agreste que atraí compradores e comerciantes de todo o país.


A força econômica de Santa Cruz do Capibaribe reflete na geração de empregos na cidade, com uma população economicamente ativa em 2010 de 49.026 e taxa de desemprego que estudiosos da economia local afirmam próximo a taxa natural. Prova de que vários setores estão em expansão como indústria, comércio e o setor imobiliário. As empresas tem aumentado o quadro de funcionários a cada ano para acompanhar o aumento da demanda. O valor nominal divulgado em dezembro de 2012 do PIB de Santa Cruz do Capibaribe consolidado em 2010 é de R$ 579.343.000,00.


Existem expectativas de mais crescimento com o aumento da formalidade das empresas, a necessidade de estimulo a saída da informalidade é cada vez mais necessária para o desenvolvimento da cidade se concretizar assim Santa Cruz do Capibaribe ficará oficialmente entre as 10 cidades geradoras de riqueza do estado. Estima-se também que até 2025 metade do consumo de Pernambuco se concentrará no interior e as cidades do polo de confecções (junto com Caruaru, Toritama e Surubim) e outros polos de desenvolvimento serão os dos carros chefes desse consumo.


Os desafios são grandes pois a cidade é carente em infraestrutura e alocação dos recursos, fatores primordiais para ao tal esperado desenvolvimento econômico. Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas. O crescimento de uma economia é indicado pelo crescimento da força produtiva do trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico. Já o desenvolvimento econômico, pode-se conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do PIB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica.


Por Jandson Araújo
Participante do Grupo SEIO (Sistemas Econômicos e Organização Industrial), UFPE-CAA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário