Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

TRE-PE amplia biometria no Estado



A partir da próxima eleição, os eleitores de 53 municípios pernambucanos deverão utilizar a leitura biométrica para tornar válidos os seus votos para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. No Estado, o recadastramento das leituras digitais, que são obrigatórias para os recifenses e eleitores da Mata Sul e Norte de Pernambuco, já começou a ser realizado desde o começo do ano pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).


O recadastramento biométrico começou em 2010, com quatro municípios: Itamaracá, Itapissuma, Rio Formoso e Tamandaré. Em 2012, o serviço se estendeu para mais sete cidades: Caruaru, Aliança, Vicência, Macaparana, Sanharó, Cupira, Catende além de o distrito de Fernando de Noronha. A Capital pernambucana deu início ao processo em janeiro deste ano, com atendimento em três pontos. O objetivo do TRE é intensificar o serviço nos próximos meses.

Semana passada, o tribunal anunciou que o recadastramento seria realizado em mais quatro municípios: Goiana, Itambé, Palmares e Timbaúba. Já nesta semana, as cidades que irão receber o serviço são Afogados da Ingazeira e Araripina. Com todos os pontos instalados nas 53 cidades previstas, a estimativa, segundo o órgão, é que 2,5 milhões de eleitores se inscrevam até o dia 22 março de 2014, prazo final para o recadastramento.

Para se inscrever é simples: basta que os eleitores acessem o site do TRE-PE e agendem local, data e horário para se recadastrar (ver passo a passo no quadro ao acima). Os eleitores têm três opções de pontos para o recadastramento: Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José; e nos cartórios dos bairros de Areias e Arruda, ambos na Zona Norte do Recife. Além desses lugares, o TRE implantará o serviço em um prédio no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte da cidade. Já nos municípios da Mata Sul e Mata Norte, os locais serão os postos dos tribunais eleitorais de cada cidade. Nesta fase, é imprescindível a apresentação do título de eleitor, comprovante de residência e documento de identificação com foto.

De acordo com a coordenadora de recadastramento do TRE, Raquel Salazar, atualmente, a procura está dentro do esperado. Segundo ela, neste primeiro momento, o agendamento está sendo feito somente pela internet, mas em abril novidades virão para facilitar a vida da população. “Até o começo de abril, pretendemos disponibilizar o disque-eleitor. Um serviço no qual os eleitores poderão marcar o recadastramento por meio do telefone”, garantiu Raquel, alertando que os eleitores que não se inscreverem, além de ficarem impedidos de votar, terão que pagar uma multa pela regularização. Para mais informações, o eleitor pode ligar para o número de telefone: 3194-9400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário