Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Lula: ''Obama deve desculpas ao Brasil e ao mundo''

Para Lula, o presidente dos EUA, Barack Obama, precisa “pedir desculpas ao mundo pela insensatez americana de achar que pode controlar as comunicações do mundo inteiro sem levar em conta a soberania de cada país”. Ele manifestou sua opinião sobre a megaestrutura de espionagem da NSA, a agência de segurança dos EUA, numa entrevista ao repórter indiano Shobhan Saxena, do jornal The Hindu.

Lula utilizou um linguajar duro. Disse que o país de Obama não pode se comportar “como se fosse tutor da humanidade”. Acha que nações como Índia, Brasil e China deveriam “obrigar as Nações Unidas a tomar uma decisão contra isso”. Na sua opinião, estabeleceu-se um ambiente de insegurança. “Quem pode roubar informações [também] pode roubar segredos industriais. Você não tem mais garantia de nada.”

Gravada em vídeo, a conversa ocorreu há dois dias. Na madrugada desta sexta (6), o Instituto Lula divulgou o pedaço em que o ex-presidente falou sobre as ações de espionagem da NSA, a agência de segurança dos EUA. A certa altura, Lula disse que esperava uma reação dos chefes de Estado reunidos no G20.

E SE GRAMPEASSEM OBAMA?

“Espero que os líderes do G20 tenham coragem de fazer essa discussão na reunião. É lá que está o Obama, e é lá que estão todos aqueles que estão sendo grampeados.” Nesta quinta (5), após reunir-se em São Paulo com deputados estaduais do PT, Lula já havia afirmado que torce para que “Dilma dê um guenta democrático no Obama”.

Ao jornalista indiano, Lula recordara que o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, telefonara para Dilma “pedindo desculpas”. Avalia que é Obama quem tem que se desculpar, “porque se o vice pede desculpas significa que o presidente pode continuar fazendo” espionagem. Perguntou: “O que aconteceria se alguém estivesse grampeando os EUA?”.
Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário