Apoio do Blog

Apoio do Blog

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Vaquejada/show do Parque Milanny é liberada pela justiça.



O juiz Brasílio Guerra decidiu no começo da noite, liberar a realização da Vaquejada do Parque Milanny. Na decisão, ele reconhece a atitude do Ministério Público, mas diz que a organização do evento apresentou todos os documentos necessários para segurança do público.
Confira a íntegra da decisão:

A ré EMPRESA EMPREENDIMENTOS EM EVENTOS PARQUE MILANNY LTDA., bem qualificada, requer a reconsideração da decisão de fls.23/24, na qual o Juízo determinou em sede de ação civil publica a suspensão dos eventos de vaquejada e de shows programados para os dias 07 a 10/11/13, alagando em resumo, que as exigências contidas na Lei 14.133/10 foram atendidas e diz que todas as comunicações às Autoridades Policiais foram feitas e diz que a suspensão do evento acarretará grande prejuízo à requerida e diz que o evento foi programado para contar com atrações de reconhecimento nacional. Juntou documentos.

Decido.

Observo que o Juiz substituto ao decidir acolher o pedido de liminar formulado pelo MP nos autos da presente ACP o fez por entender presentes os requisitos do fumus boni júris e do periculum in mora, no que diz respeitos aos pontos articulados pelo autor da ACP, em cuja inicial expõe fatos e pede a suspensão do evento.

A ACP é fundada em Leis Federal e Estadual nas quais o legislador apresenta exigências para a realização de eventos de grande porte.

A ré, diz que atendeu às exigências.

Após examinar os autos, cuido de destacar que a ré junta documentos da Secretaria da Saúde, na qual há de algum modo um comprometimento com o atendimento de urgência (fls.85), bem como há um expediente da Polícia Militar Órgão da Secretaria de Defesa Social, no qual o Comandante do 4º BPM diz foram designados Policiais para o serviço de policiamento na área externa do evento.

Observo que o 2º Grupamento de Bombeiros, nas fls. 45, cujo original li hoje pela manha, diz que o imóvel onde o evento será realizado preenche as exigências no contidas no Código de segurança contra incêndio e há nos autos diversos outros documentos acerca da segurança do evento.

No caso dos autos, cuido de que a preocupação do MP ao ajuizar a ACP é legítima, na perspectiva de garantir a integridade da comunidade em face de evento de grande porte, tanto que o provimento liminar foi deferido, mas observo que a ACP somente foi ajuizada 24 horas antes do início do evento. De outro lado, observo que a ré presumidamente agira com negligencia e omissão no atendimento das exigências legais ao longo dos dias e meses que antecederam ao evento, o que não deixa de ser um comportamento reprovável e por isso, falece-lhe legitimidade para dizer que fez grandes investimentos, até porque a lei é um comando geral e abstrato, cujo desconhecimento a ninguém é dado alegar.

Entretanto, cuido de que o ESTADO-JUIZ não pode desdenhar o princípio da razoabilidade e da proporcionalidade em situações assim, sobretudo quando há diversos documentos públicos os quais se referem à cobertura do evento programado, no que diz respeito ao perfil do imóvel e à segurança daqueles que para lá se dirigirem.

É dizer há razoável nível de segurança para o evento, desde que a ré se obrigue a observar certos itens, como a capacidade de lotação de pessoas dos camarotes, conforme o documento de fls. 45 do Grupamento de Bombeiros ( fls. 45.

Há, ainda, documento da ANVISA (fls. 44), reconhecendo o local possui condições de sediar o evento referido.

Enfim, a essa altura, a manutenção da decisão cuja reconsideração é requerida não seria razoável Diante dessas considerações.

Por fim, tomei ciência agora de decisão liminar proferida em favor da ré pelo Juiz Federal Dr. Tiago Antunes, quanto à venda de bebida alcoólica no local do evento.

ISSO POSTO, defiro o pedido de reconsideração e revogo a decisão de fls. autorizando a realização do evento, MAS devendo a ré OBSERVAR A CAPACIDADE de lotação das áreas externas e dos shows, incluindo os CAMAROTES, ficando destacada aqui a absoluta responsabilidade da ré pelos eventuais danos morais e materiais que ocorrerem nos dias dos eventos.

CARUARU, 08.11.13

DR. BRASÍLIO GUERRA - JUIZ DE DIREITO
Confira a programação dos shows que começaram hoje

Sexta-feira (08):

Brasas do Forró
Forró do Firma
Espora de Ouro
Forró na Mídia

Sábado (09):

Garota Safada
Gabriel Diniz
Bruno e Marrone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeita Dra. Cátia promete grande novidade para 2026 durante final do Campeonato Jataubense

Neste sábado (18), ao prestigiar as disputas dos terceiros lugares nas categorias Master e Principal do Campeonato Jataubense de Futebol, a ...