Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O Gigante!!! Um Parque que veio brilhar no cenário da vaquejada.

• Tudo pronto para um Grande Sonho KIBEBI PARK SHOW 
• A Vaquejada é uma atividade recreativa-competitiva, com características de esporte, brasileira da região Nordeste, no qual dois vaqueiros a cavalo têm de perseguir o animal (boi) até emparelhá-lo entre os cavalos e conduzi-lo ao objetivo (duas últimas faixas de cal do parque de vaquejada), onde o animal deve ser derrubado. A primeira vaquejada ocorrida no mundo, foi na cidade de Morada Nova no Ceara.
O Rio Grande do Norte é apontado como o estado que deu o primeiro passo para a prática da vaquejada.


A cidade de Currais Novos é o berço das vaquejadas, onde a tradição é mantida até os dias atuais De 1880 a 1910: A prática era com a lida do boi, a apresentação nos sítios e fazendas. De 1920 a 1950: A ideia da festa da vaquejada começava a existir com as brincadeiras de argolas e corridas de pé-de-mourão. De 1960 aos anos 70: Começam a serem disputadas as primeiras vaquejadas na faixa dos seis metros De 1980 aos anos 90: Mudanças nas regras da vaquejada. 


A faixa dos seis metros, que exigia força do vaqueiro, passou a ser de dez metros, cuja principal característica é a técnica. Começam a ser distribuídos prêmios para os competidores, mas o público ainda era pequenos anos 90 até a atualidade:


 A vaquejada é encarada como um grande negócio. Os organizadores começam a cobrar ingressos e o público entende a proposta. O vaqueiro é reconhecido como um atleta da pista Depois de muito tempo, a vaquejada só tende a crescer como um bom esporte para o povo nordestino e também para amantes da vaquejada em outras regiões. 


O crescimento veio pelo fato da criação das categorias (aspirante, amador, profissional), fazendo com que a prática desse esporte se expanda no estado que se encontra os seguintes parques de vaquejada em Pernambuco
• Parque Pai e Filho, Pão de Açúcar,
• .Parque Dr. Luiz Inácio, Gravatá,
• Parque Araguaia, Taquaritinga do Norte . Parque Xô Boi, Santa Cruz do Capibaribe. Parque J.Galdino, Surubim Parque Sovaca, Caruaru. Parque & Haras Millany, Caruaru, .
• Parque Senador Paulo Guerra, Carpina, .
• Parque Rufina Borba, Bezerros,
• Parque Haras da Serra, Gravatá, etc.
• E com certeza um grande parque estará surgindo no cenário da vaquejada no estado de Pernambuco e que logo estará nesse cenário o KIBEBI PARK SHOW com sua inauguração nos dias 02,03,04,05 de janeiro de 2014.


Escrito por Ruy Siqueira


 










Nenhum comentário:

Postar um comentário