Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

SIP condena agressões contra 17 jornalistas no Brasil


A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou, na noite de ontem (19), a agressão contra pelo menos 17 jornalistas durante a Copa do Mundo, e pediu que as autoridades esclareçam estes “atos de violência” e se mantenham atentas. A SIP, com sede em Miami, ressaltou que, entre os dias 12 e 18 de junho, jornalistas foram agredidos enquanto cobriam as manifestações contra a realização do campeonato no país.

"Preocupa-nos que enquanto estejam no cumprimento de seu ofício, dezenas de jornalistas fiquem feridos e limitados em seu trabalho, na maioria dos casos por forças de segurança", assinalou o presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, Claudio Paolillo.

Segundo dados da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em 15 casos de agressão contra jornalistas a Polícia Militar esteve envolvida por uso excessivo de força. A Abraji assinalou que desde o início dos protestos, em maio do ano passado, foram reportados 190 atos de violência contra jornalistas.

De acordo com a SIP, as agressões foram contra profissionais brasileiros e estrangeiros, de veículos de comunicação do Brasil e de agências internacionais, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza.

Paolillo, que também é diretor da revista uruguaia “Búsqueda”, lamentou que atos de agressão continuem acontecendo, “apesar das distintas medidas adotadas por organizações de imprensa para garantir a segurança dos jornalistas e declarações oficiais que ratificam o princípio de não violência contra a imprensa”.

EFE.



O melhor lugar para sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário