Apoio do Blog

Apoio do Blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Vaqueiro agora é profissão: após projeto aprovado, Cássio homenageia Ronaldo e recita poesia


Dezenas de vaqueiros, vestidos a caráter, com direito a gibão, sentaram praça nas galerias do Senado Federal nesta terça-feira, 24. Eles foram defender a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 83/2011, que reconhece e regulamenta essa profissão. A matéria foi aprovada e, como não foi feita nenhuma alteração, a proposta segue agora para a sanção presidencial.

A proposta, que entrou na pauta em caráter de urgência a pedido dos líderes partidários, define o vaqueiro como profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas.

DIREITOS – Na prática, a regulamentação da profissão torna obrigatória a inclusão de seguro de vida e de acidentes em favor do vaqueiro nos contratos de serviço ou de emprego. O seguro deve compreender indenizações por morte ou invalidez permanente, bem como ressarcimento de despesas médicas e hospitalares decorrentes de eventuais acidentes ou doenças profissionais que o vaqueiro sofrer durante sua jornada de trabalho, independentemente da duração da eventual internação, dos medicamentos e das terapias que assim se fizerem necessários.

Os senadores se revezaram nos discursos em favor do projeto e no realce às qualidades daqueles homens que, forjados no campo, são responsáveis pelo trato, manejo e condução de quadrúpedes e, se preciso for, “pegam o touro à unha”. Mas foi Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que lembrou o pai, o saudoso Poeta Ronaldo Cunha Lima, e que, comovido, subiu à tribuna e recitou a poesia “Zé Qualquer e Chica Boa”, do campinense Jessier Quirino, quem emocionou a galeria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Família busca respostas sobre desaparecimento de jovem em Santa Cruz do Capibaribe

Raquel Maria Gonçalves, de 26 anos, está desaparecida há aproximadamente quinze dias em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. ...