Apoio do Blog

Apoio do Blog

terça-feira, 6 de maio de 2014

Armando Monteiro propõe novo pacto pela educação



Acompanhado do deputado João Paulo (PT), pré-candidato ao Senado Federal, durante passagem por Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, na manhã de ontem (5), o senador Armando Monteiro (PTB), pré-candidato ao Governo do Estado, elegeu a prioridade número um de sua administração, caso saia vitorioso do pleito de outubro próximo: a melhoria dos indicadores de qualidade da educação pública. De acordo com o petebista, para que o projeto tenha êxito, será preciso construir um pacto com os municípios, envolvendo metas e compromissos comuns para os próximos anos.

“Nós seremos no futuro aquilo que contratarmos e que formos capazes de fazer na educação agora. Por isso, é preciso uma pactuação com os municípios, porque o ensino fundamental é de responsabilidade dos municípios, o ensino médio, dos estados. Se nós não fizermos uma pactuação envolvendo as prefeituras, estabelecendo metas e compromissos comuns, se o Governo do Estado não der um suporte a alguns municípios, nós não vamos conseguir elevar os índices em Pernambuco”, defendeu Armando.

O senador disse que, “se existe algo que Pernambuco tem que eleger como prioridade permanente é a educação, até porque nosso estado não está bem situado nas avaliações". Ele cita como indicadores do baixo desempenho estadual os números do Ideb, dados que colocam o estado, nos anos iniciais do ensino fundamental, em 18º lugar no Brasil; nos anos finais do ensino fundamental, em 22º lugar; e, no ensino médio, em 15º lugar.

O pacto pela educação significa investir na integração das redes estadual e municipais de ensino, mas também na conexão entre o ensino médio e o ensino técnico – com o objetivo de ampliar o número de alunos do ensino médio que fazem, simultaneamente, cursos técnico-profissionalizantes.

Ao defender neste pacto uma maior valorização dos professores, Armando diz que, sem investir em educação, Pernambuco poderá até continuar registrando crescimento econômico, mas não terá desenvolvimento. “Porque desenvolvimento sugere a capacitação e o desenvolvimento das pessoas. E isso só se faz pela via da educação”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Com mudanças no Sisu 2026, Enem 2025 tem resultados divulgados nesta sexta (16)

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já estão disponíveis para consulta, conforme anunciado pelo Ministério da Educaç...