Apoio do Blog

Apoio do Blog

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Ruas sem policiamento e boatos de arrastão e homicídios nas primeiras horas de greve da PM

Recife Antigo. Foto: Rebeca Silva/DP/D.A Press

Nas primeiras horas de greve dos policiais militares e bombeiros em Pernambuco, na noite desta terça-feira (13), o medo imperou. Com a ausência da força de segurança nas ruas, ameaças e boatos de arrastão e homicídios rapidamente se alastraram nas redes sociais. A equipe de reportagem do Diario de Pernambuco circulou pela cidade e constatou que boa parte dos postos de policiamento comunitário, que normalmente são ocupados por dois soldados em regime de plantão, estavam fechados. Além disso, poucas viaturas foram vistas fazendo ronda.

O cenário de abandono policial foi encontrado nos postos da Rua Mariz e Barros, do Cais de Santa Rita, do Marco Zero, da Academia da Cidade de Santo Amaro e da Agamenon Magalhães. Segundo os moradores, os militares saíram por volta das 20h40 e deixaram até mesmo as janelas das unidades abertas.

Em contrapartida, nos postos da Praça Miguel Cervantes, na Ilha do Leite, e na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, havia policiais. "Estamos aqui, mas estamos em greve, só aguardando o batalhão recolher as armas, os colete e todo o material", afirmou o cabo Walmir, da unidade da Praça Miguel Cervantes.

"Ainda estamos aqui porque não podemos abandonar o posto. O batalhão está resolvendo os detalhes da manifestação, mas vai passar aqui para recolher o material", disse um policial que não quis se identificar. Segundo ele, as condições no posto são difíceis. "Às vezes, é quente e falta água. Não tem banheiro. Temos que nos virar", acrescentou.

Boatos

Com a notícia da greve, teve início uma série de boatos que repercutiram pelo Facebook, Twitter e Whatsapp. Houve informações de arrastões em frente a Faculdade Estácio do Recife, na Avenida Abdias de Carvalho, no bairro da Encruzilhada, na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro do Pina e Boa Viagem, mas nada foi confirmado. Além disso, repostagens sobre 16 homicídios somente na noite desta terça-feira não são verídicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Moradores de Jataúba reclamam de atraso na coleta de lixo há quatro dias

Moradores da cidade de Jataúba, no Agreste de Pernambuco, estão enfrentando transtornos por conta do atraso na coleta de lixo, que já soma q...