Partidos de oposição na Câmara e no Senado vão tentar instalar na próxima terça-feira a CPI mista da Petrobras.
A do Senado já foi instalada, contra a vontade das oposições, que não indicaram ninguém para fazer parte dela sob o argumento de que a CPI é “chapa branca” – dos 13 senadores que a compõem, apenas um é da oposição – Cyro Miranda (PSDB-GO).
Criticado pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE) por estar com má vontade para instalar a CPI mista (com deputados e senadores), o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), respondeu:
“A instalação não tem nada a ver com o presidente (do Congresso). A única coisa que depende do presidente, e isso eu vou fazer no prazo, é a indicação dos nomes dos partidos que não indicarem. É isso que cabe ao presidente do Congresso. Eu vou seguir os mesmos prazos que segui em relação a CPI do Senado”.
Com 19 dos 32 integrantes definidos – dois a mais que o número mínimo exigido para o início dos trabalhos – a CPI deverá ser instalada mesmo sem a presença de parlamentares governistas.
“Eu espero – e toda oposição estará mobilizada, para que a gente, tendo número regimental de mais de 17 membros, possamos escolher o presidente e designar o relator para iniciarmos os trabalhos imediatamente”, disse o líder o Mendonça Filho (PE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário