Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Na TV, especialista diz que água no futuro virá dos mares


Na semana do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, o Ponto a Ponto, na Band News, vai tratar da reutilização da água. O convidado é o diretor do Centro Internacional de Referência em Reuso da Água da Universidade de São Paulo, Ivanildo Hespanhol. A entrevista inédita vai ao ar nesta quinta-feira (26), às 22h. A atração é comandada pelo

Em pesquisa realizada pelo Datafolha, em fevereiro de 2015, a falta de água aparece em 6º lugar como principal problema do país.

Em primeiro, a saúde; corrupção, em segundo. Na mesma pesquisa, sobre a seca em algumas regiões do país, o percentual que respondeu estar bem informado é de 58%; Os mais ou menos informado são 30%; 6% são mal informados e, por último, 5% não tomaram conhecimento.

No Brasil, 70% da água é usada para a agricultura. Do total usado no país, apenas 3% são provenientes do reuso.

“Nós temos uma sequência de reuso não-planejado e consciente. Ninguém assume que está fazendo reuso, mas é um reuso extremamente crítico. Temos que entender que é um problema de saúde pública e ambiental, pois está poluindo os rios de uma maneira crescente”, alerta.

As questões da seca também são outro problema que levantam debates, não resumindo-se ao Sudeste.

Em Pernambuco, recentemente 126 municípios decretaram emergência por falta d’água nas torneiras, desses 56 estão no Sertão e 70 no Agreste.

Apesar disso, Hespanhol acredita que nunca haverá falta d’água graças ao sucesso do processo de dessalinização do mar.

“Cerca de 98% das águas estão nos oceanos. Essa é a água que vamos usar no futuro. A água não deve ser avaliada pelo seu histórico, mas pela sua qualidade”, conclui.

Blog do Jamildo 


Vereador que apoia este trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário