O Ministério da Saúde divulgou, nessa terça-feira (6), a lista dos profissionais brasileiros que confirmaram a sua participação no primeiro mês de seleção do Programa Mais Médicos. Foram contemplados na lista 31 municípios de Pernambuco, escolhidos por 55 médicos. A maioria deles, 43, atuará em cidades do interior de maior vulnerabilidade social e outros 12 nas periferias da capital e região metropolitana. O número de vagas preenchidas equivale a 8,1% da demanda das cidades pernambucanas, que apontaram a necessidade de 679 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao todo, 938 médicos brasileiros assinaram o termo de compromisso confirmando a participação no programa. Deste universo, 51,8% selecionaram municípios das periferias de capitais e regiões metropolitanas e 48,1% restantes, municípios do interior de alta vulnerabilidade social, totalizando 404 cidades atendidas nesta chamada. O número de vagas preenchidas equivale a 6% da necessidade de 15.460 médicos apontada pelos municípios de todo o País.
Os 938 médicos representam 5,6% dos 16.530 profissionais com registro profissional do Brasil que haviam se cadastrado inicialmente no sistema do Mais Médicos. O Ministério da Saúde dará mais uma oportunidade aos médicos brasileiros que chegaram a selecionar municípios, mas que não homologaram sua participação.
Este grupo terá até quinta-feira (8) para novamente indicar as seis opções de cidades que desejam atuar, em ordem de preferência e de acordo com as regiões prioritárias do programa. A nova lista será publicada no sábado (10). A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário