Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Eduardo diz que cargos públicos agora estão blindados para servidores

No mesmo dia em que o governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos anunciou, no Recife, a extinção de 969 cargos comissionados que eram ocupados por indicações políticas, com economia anual de R$ 25 milhões para os cofres públicos, o senador Armando Monteiro Neto, presidente do PTB no Estado e virtual candidato a governador com apoio do PT, fez uma visita ao socialista para comunicar o desembarque do governo do PSB e a entrega oficial dos cargos. Depois do encontro com Campos, Armando Neto visitou o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), para comunicar a mesma decisão.

Na máquina estadual, o PTB controla a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, além do Detran local. Na prefeitura, a sigla ocupa a Secretaria de Saneamento. Nem partido nem os governos informaram quantos cargos a agremiação detém no funcionalismo. “Bindamos esses cargos para uso exclusivo do servidor público”, limitou-se a dizer o governador Eduardo Campos, sem fazer uma associação direta com o descolamento dos antigos aliados. Ele também evitou comentar a orientação de Lula para isolar o socialista, depois da aliança com Marina Silva, no sábado passado.

O rompimento do PTB com o PSB já era esperado, depois de uma série de críticas dos petistas ao governo do Estado, nas últimas semanas. O PTB de Armando Monteiro apenas aderiu a Eduardo Campos no segundo turno das eleições de 2006, depois que o PT foi abatido pela queda das intenções de voto em Humberto Costa, acusado de participação em uma operação da PF na área de hemoderivados. Com a vitória de Eduardo Campos sobre Mendonça Filho, o PTB acabou incorporando-se na Frente Popular, comandada pelo PSB.

Nesta sexta-feira, o PT também ensaiou dar início à entrega de cargos, prevista para as próximas semanas, depois que o governador assumiu um discurso mais contundente em relação ao governo Dilma. Um dos quatro candidatos a presidente do PT no Estado, Bruno Ribeiro, ligado ao deputado federal João Paulo e ao senador Humberto Costa, antecipou-se e anunciou um pedindo de exoneração, em caráter irrevogável, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social no governo do PSB. Ribeiro disse que a sua decisão está pautada na “coerência das posições que vem defendendo no Partido dos Trabalhadores”.

No documento, Bruno Ribeiro destaca dois pontos que pesaram sobre a sua decisão. No primeiro deles, relaciona as iniciativas do PSB que têm priorizado a interação com as principais forças anti-petistas locais e nacionais, nas suas palavras. “O outro é a defesa de um debate com a sociedade para a construção de novas políticas públicas e práticas mais democráticas do que as que vêm predominando em Pernambuco, as quais desestimulam as alianças, a independência das demais instâncias dos poderes públicos locais e, especialmente, que se ouça às reivindicações das ruas”

Por Jamildo Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário