Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Lula se reúne com Dilma e manda PT isolar Eduardo



Petista antecipa tática para sufocar PSB nos Estados após união com Marina

Ex-presidente indica que socialistas estão na oposição e pede ruptura imediata em redutos do pernambucano

Em reunião que durou mais de cinco horas no Palácio da Alvorada e da qual participaram a presidente Dilma Rousseff e seu núcleo político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem que o PT antecipe a tática de isolar o PSB, de Eduardo Campos, nos Estados.

Lula quer evitar que petistas e outros partidos governistas se aliem ao partido de Campos, agora com seu projeto presidencial reforçado pela ex-senadora Marina Silva.

Também estiveram no encontro o presidente do PT, Rui Falcão, o marqueteiro João Santana, o ex-ministro Franklin Martins e o ministro Aloizio Mercadante (Educação).

Lula acreditava que o governador de Pernambuco pudesse recuar de sua pré-candidatura ao Planalto caso não decolasse nas pesquisas. Por isso, chegou a pedir que o PT mantivesse o diálogo com ele mesmo depois que o PSB entregou os cargos no governo, no final de setembro.

FECHAR ESPAÇOS DE EDUARDO

Segundo interlocutores, após a filiação de Marina, o ex-presidente passou a considerar o PSB como oposição.

O ex-presidente aponta como prioridade a consolidação de alianças regionais com outros partidos da base de Dilma, como PMDB, PR e PTB.

O objetivo é montar o maior número de palanques distante do PSB e 'fechar os espaços de Campos', nas palavras de um aliado do ex-presidente.

Ao deixar o encontro, Mercadante procurou enfatizar que o governo não está preocupado com o 'quadro dos outros concorrentes' e elogiou o vigor da base governista.

'Temos leque de alianças muito sólido. Mesmo com a saída do PSB, parte importante do PSB não acompanhou a saída. Uma militância representativa ficou no governo, como é o caso do governador Cid Gomes [Ceará]', disse.

EDUARDO: FALAR MAIS PARA DENTRO DO QUE PARA FORA

Ele reconheceu a aproximação de Campos com Marina como 'novidade política'. 'Nós tínhamos uma candidatura com um patamar nas pesquisas acima de 20% [Marina] que aderiu a uma candidatura num patamar em torno de 5% [Campos]. É uma novidade política, de qualquer forma, precisa ver como isso vai evoluir', disse.

Um dos presentes à reunião disse à Folha que Eduardo Campos terá de falar 'mais para dentro do que para fora' nos próximos meses, prevendo dificuldades de relacionamento entre a Rede, sigla de Marina, e o PSB para 2014. (Da Folha de S.Paulo - Maria Dias, Bruno Boghossian, Tai Nalon e Natuza Nery)

Nenhum comentário:

Postar um comentário