Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

domingo, 6 de outubro de 2013

No Twitter, Dilma volta a criticar espionagem dos EUA



A presidente aproveitou para informar que enviou ao Congresso uma nova proposta de Marco Civil da Internet, (Foto: Antonio Cruz/ABr)

SÃO PAULO – A presidente Dilma Rousseff voltou a comentar em sua conta no Twitter a espionagem dos Estados Unidos ao Brasil. No perfil @dilmabr, a presidente afirmou ter recebido um livro do jornalista James Bamford sobre o sistema de espionagem norte-americano. Publicado em 2008, The Shadow Factory: The Ultra-Secret NSA from 9/11 to the Eavesdropping on America (algo como A fábrica de sombras: a ultra-secreta NSA do 11/9 à espionagem da América), mostra, segundo Dilma, que “vem ocorrendo há mais tempo o que apareceu agora: espionagem a cidadãos brasileiros (inclusive eu), cias e ministérios”.

A conclusão do livro, de acordo com a presidente, é que “aumenta a capacidade tecnológica para espionar c/ total descontrole sobre quem acessa os dados”. Nas mensagens, Dilma voltou a cobrar explicações e mudanças de comportamento por parte dos americanos e relembrou ter denunciado o caso na assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) como uma violação dos direitos humanos e da soberania do País.

A presidente aproveitou para informar que enviou ao Congresso uma nova proposta de Marco Civil da Internet, uma iniciativa que, segundo ela, “irá ampliar a proteção da privacidade dos brasileiros.” O projeto deve ser apreciado nas próximas semanas. Dilma também disse que enviará uma proposta de marco civil internacional à ONU assim que o projeto nacional for aprovado.

Na noite deste domingo, 06, o programa Fantástico, da Rede Globo, deve trazer reportagem sobre a atuação da espionagem norte-americana no Ministério de Minas e Energia. Nas últimas semanas, o programa havia revelado como a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos vigiava a própria presidente Dilma Rousseff e a Petrobras. As reportagens são baseadas em documentos vazados pelo jornalista britânico Edward Snowden.

Esporte
Dilma aproveitou a tarde para parabenizar o atleta Arthur Zenetti, ouro nas argolas no Mundial de Ginástica Olímpica, e para comemorar os 4,5 milhões de inscritos para comprar ingressos da Copa de 2014. “É um recorde em relação aos outros torneios.”

Política
Dilma Rousseff também expressou sua solidariedade à presidente argentina Cristina Kirchner, que está em repouso médico por causa de complicações de um traumatismo craniano. “@CFKArgentina é amiga do Brasil e minha amiga. #FuerzaCristina”.

Apesar da forte presença no Twitter, Dilma não se pronunciou sobre as recentes mudanças no cenário político brasileiro. Em nenhuma de suas mensagens, citou os potenciais adversários para as eleições de 2014, Eduardo Campos e Marina Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário