Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O gigante acordou: a farsa de 2013

 Que tal agora a gente remontar uma retrospectiva 2013 a partir de um fato bem curioso?

Copa das confederações, víamos bem mais que jogos muito bons: estávamos vislumbrando uma de protestos e mobilizações sociais que faria qualquer jovem grego sentir entusiasmo em falar do Brasil. Protestos todos os dias, jovens nas ruas políticos com o c* na mão e finalmente o “despertar” de uma consciência política que há muito julgávamos perdida. Mas me diga, será que esse despertar de fato surgiu? O será que foi apenas a onda do momento?
Para que comecemos a analisar isso, vamos começar respondendo perguntas básicas:

-Porque começou aquelas mobilizações?
-O que ocorreu durante?
-Porque pararam?
-Mudou algo?

Pare um tempo e reflita sobre isso. Refletiu? Vamos então ver se suas respostas coincidem com as minhas.
A primeira pergunta qualquer busca ao Google responderia, isso é fato: aumento das passagens, que gerou manifestações, que juntou com o descontentamento de uma pequena massa que estava bem “feliz” com o alto investimento na copa e hospitais e escolas sucateadas que levou uma massa grande para as ruas. 

Tem mais coisas?
A segunda também foi visível: manifestações grandiosas, noticiadas pela Rede esgoto Globo e todo o apoio, vandalismo pra todo lado, uma galera revoltada (outra que foi pela bagunça...) e tudo mais. Existem coisas bem ocultas ai, mas não quero perder o foco da coisa.

A terceira também foi um pouquinho noticiada: pararam porque o movimento que começou não quis continuar porque a reivindicação deles havia sido atendida. Fuleiragem? Talvez.
Agora a quarta, a quarta doeu refletir sobre ela.

 O que mudou? O que vimos ai de mudança? Você pode ver transformações sociais visíveis na vida e no pensamento da sociedade? Claro que não né! Ou você de fato achou que a Rede Globo ia apoiar isso e passar uns 3 meses mandando a galera pra rua? Ou você de fato achou que todo aquele povo na rua de fato sabia o que foi buscar lá o sequer tinha qualquer visão política para debater sobre tal. (Galera essa que para o ano tão na urna, rinchando para as fotos dos deputados). 

Agora a pergunta maior: VOCÊ DE FATO ACHOU QUE O FACEBOOK TEVE O PODER DE CONSCIENTIZAR UMA MASSA EM MENOS DE 1 MÊS? Massa essa com anos de pura educação bancária nas costas?

Do fundo da alma, acho a maior farsa de 2013 essa de #ogiganteacordou. No máximo ele levantou pra mijar e dormiu vendo Neymar na copa das confederações.
Trazendo pro nosso contexto, até tentamos fazer uma mini intervenção aqui em Jataúba mas é impossível.

 Porque enquanto pensarmos no favoritismo político, em brigar no Facebook por um partido e parar para pensar na nossa sociedade como um todo, a coisa não evolui.

O gigante não acordou, mas existe. O povo não sabe o poder que tem unido.

 A reformulação de uma sociedade começa a partir do momento que os sujeitos começam a buscar a conscientização e a querer passar isso ao próximo. Por fim, eu digo: Jataúba, nada vai mudar se começarmos a pensar com a cabeça do 15 ou do 40. Vamos pensar como uma unidade?

Texto da leitora do Blog Ieda Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário