Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Aécio lidera corrida entre eleitores de nível superior



Valor.

A presidente Dilma Rousseff (PT) é a candidata favorita em praticamente todas as regiões e segmentos da sociedade analisados pela mais recente pesquisa Vox Populi/CartaCapital, menos entre os eleitores com ensino superior. Conforme dados divulgados nesta quinta-feira (17), nesse universo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) surge como o candidato favorito, com 25% dos votos, contra 22% de Dilma.

Como a margem de erro é de 2,1%, para mais ou para menos, os pré-candidatos estão tecnicamente empatados nessa faixa.
Para a pesquisa, o Vox Populi ouviu 2,2 mil eleitores entre os dias 6 e 8 de abril, em 161 municípios.

Entre os eleitores que estudaram até o ensino fundamental, Dilma soma 49% das intenções de voto, contra 13% de Aécio e 5% do ex-governador Eduardo Campos (PSB).

Aécio cresce à medida que aumenta o nível de escolaridade e a renda dos eleitores. Entre quem ganha até dois salários mínimos, o tucano é o preferido de 11%, contra 50% da petista. Entre quem ganha entre dois e cinco salários, o tucano salta para 18% (contra 36% de Dilma) e, entre quem ganha mais de cinco salários, para 24% (contra 26% da petista).

Terceiro colocado, com 8% das intenções de voto, Eduardo também apresentou melhor desempenho entre os eleitores mais ricos ou escolarizados. Ele chega a 12% entre quem tem ensino superior e ganha mais de cinco salários.

Nordeste – De acordo com a pesquisa, Dilma Rousseff, líder na corrida pela reeleição com 40% das intenções de voto, cresce 15% entre eleitores do Nordeste, mas somaria menos pontos do que os adversários no Sudeste, o maior colégio eleitoral do país.

Enquanto em todo o país a presidente tem uma vantagem de 14% em relação à soma dos opositores – Aécio Neves (PSDB) tem 16%, Eduardo Campos (PSB) 8% e Everaldo Pereira (PSC) 2% –, no Nordeste a distancia chega a 37%. Na região, o ex-governador Eduardo Campos soma 11% das intenções de voto – dentro da margem de erro, é praticamente o mesmo desempenho registrado na média nacional.

Segundo colocado nas pesquisas, Aécio Neves registra o seu melhor desempenho no Sudeste: 23% (contra 31% de Dilma, 7% de Eduardo e 2% de Everaldo). Em compensação, no Nordeste o tucano soma apenas 6%. Somados, Eduardo e Aécio teriam 17% dos votos, contra 55% de Dilma - mais que o triplo dos votos dos rivais somados.

O Sudeste é também onde se concentra o maior número de eleitores dispostos a votar em branco ou nulo: 18%.
Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário