Pesquisa com 1,5 milhão de posts mostra eleitores de Dilma mais ativos nas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)
Um levantamento feito pela empresa de inteligência e tecnologia R18 demonstrou que a presidente Dilma Rousseff (PT) é a presidenciável mais comentada e com eleitorado mais ativo nas redes sociais. A pesquisa foi feita através de análises em 1,5 milhão de postagens nas redes, entre 16 de abril e 15 de maio. Cerca de 82,9% dos comentários eram sobre assuntos relacionados à presidente. Os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) foram mencionados, respectivamente, em 11,4% e 5,7% das mensagens analisadas.
Foram registradas 3.461 postagens de eleitores declarando votos explicitamente em algum dos três principais pré-candidatos. Deste total 89,8% eram de eleitores de Dilma, 10% de Aécio e 0,2% de Eduardo Campos.
A pesquisa aponta como pontos fracos de Aécio Neves sua vida pessoal, mencionada em 22% das críticas registradas ao tucano, e o caso da formação de um cartel no Metrô de São Paulo, estado governado pelo PSDB, que conseguiu 25,1% das menções negativas.
Em relação à presidente Dilma Rousseff, a Copa do Mundo angariou o maior percentual das críticas registradas contra a presidenciável com 45,8%. As críticas à Petrobras somaram 32,2% do total e a menção ao episódio do mensalão responderam por 12% dos comentários desfavoráveis à petista.
Já o pré-candidato e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, teve sua imagem arranhada por causa da greve da Polícia Militar no estado e por conta da foto do socialista em um jatinho, registrada durante o episódio. Cerca de 82% dos comentários negativos ao socialista foram por estes motivos. A possível CPI acerca do Porto de Suape somou apenas 6,5% das críticas ao ex-governador.
Blog da Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário