Os candidatos a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta quarta-feira (4) para se inscrever. Para participar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e não ter zerado a redação. As inscrições devem ser feitas no site do Sisu até as 23h59.
Até as 19h da terça-feira (3), 861.405 candidatos haviam feito a inscrição, segundo o Ministério da Educação (MEC). O número superou o total de inscritos da edição do Sisu do ano passado, quando foram registrados 788.819 candidatos.
Nesta segunda edição, são oferecidas 51.412 vagas em 1.447 cursos, distribuídos em 67 instituições federais e estaduais. Para o curso de medicina, a oferta é 1.374 vagas, enquanto nas engenharias há 8.707 vagas disponíveis. Do total, 41% das vagas serão destinadas às cotas e 3% a outros tipos de ações afirmativas próprias das instituições.
Em Pernambuco, integram o Sisu as Federais Rural (UFRPE) e do Vale do São Francisco (Univasf), além do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-Sertão). As duas universidades selecionaram seus alunos na primeira chamada do sistema, em janeiro.
A novidade é que a Rural vai abrir, no segundo semestre deste ano, um novo câmpus no município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Serão disponibilizadas, no sistema que abre inscrições segunda-feira, 300 vagas em cinco engenharias: civil (60 vagas), elétrica (60), eletrônica (60), mecânica (60) e de materiais (60).
A Univasf também terá um novo câmpus, na cidade baiana de Paulo Afonso, com o curso de medicina. A disputa pelas 40 vagas (metade para egressos da escola pública) é pelo Sisu. O IF do Sertão Pernambucano tem, nesta edição do sistema, 287 vagas em cursos nos municípios pernambucanos de Petrolina, Salgueiro, Floresta e Ouricuri.
PROCESSO - No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e da senha usados no Enem 2013. Caso o candidato não se lembre desses dados, poderá recuperá-los no site do Enem. Ao finalizar a inscrição, o sistema permite que o candidato imprima um comprovante.
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 6 de junho e as matrículas ocorrerão de 9 a 13 de junho. A segunda chamada está prevista para o dia 24 de junho, com matrículas entre 27 de junho e 2 de julho. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera.
O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. A seleção tem duas edições a cada ano.
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário