Apoio do Blog

Apoio do Blog

sábado, 18 de junho de 2016

Emissoras devem afastar pré-candidatos até o dia 30


A partir do dia 30 deste mês, será proibida a veiculação de programas apresentados ou comentados por pré-candidatos nas eleições deste ano, exibidos em emissoras de rádio e televisão. A medida proposta pela Lei de Eleições, nº 9.504/97, também vale para a realização de reportagens externas, esportivas e comerciais.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a determinação tem como objetivo não dar tratamento privilegiado a nenhum pré-candidato, candidato, partido ou coligação e estabelecer um cenário político com participação proporcional a todos.

Se os pré-candidatos continuassem com suas funções nos veículos de comunicação, isso não aconteceria, segundo o TRE-PE, já que, por terem a imagem exposta, poderiam obter vantagens em relação aos seus concorrentes. Esses profissionais, entretanto, podem continuar exercendo outras atividades nas redações e nos bastidores.

Caso os prazos não sejam cumpridos pelas emissoras, elas terão que pagar multa prevista no § 2º do artigo 45 da Lei nº 9.504/97, que pode variar entre R$ 20 mil a R$ 100 mil, podendo ser duplicada se houver permanência. Já os pré-candidatos, de acordo com a Lei nº 9.504/97, artigo 45, § 1º, terão o registro de candidatura cancelado.

Da redação do Blog PE mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Corrida de argolinha termina em facada na Zona Rural de Toritama

Na noite do último domingo (06), um crime violento foi registrado no sítio Oncinha, localizado na zona rural de Toritama. Durante uma corrid...