Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 25 de março de 2020

Pernambuco registra primeira morte pelo novo coronavírus

Detalhes serão apresentados, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (25), às 17h, pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo - FOTO: LEO MOTTA

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) confirma, nesta quarta-feira (25), a primeira morte pelo novo coronavírus no Estado. A vítima é um idoso de 85 anos, que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife, referência para o acompanhamento dos casod de covid-19 na rede estadual. O paciente, morador do Recife, tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de cardiopatia isquêmica. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 18 deste mês e foi internado no Huoc na última sexta-feira (20).

Antes de ir ao Huoc, o idoso foi atendido, na última quinta-feira (19), em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com um quadro de febre, tosse seca, dispneia (dificuldade de respirar) e dor toráxica. O paciente recebeu assistência na UPA, onde foi entubado e, em seguida, transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Huoc. No hospital, foi iniciado tratamento medicamentoso, com antibiótico e com o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de síndrome respiratória aguda grave (Srag).

Apesar de o idoso ter apresentado melhora no quadro respiratório e infeccioso, ele teve uma piora na função renal, pelo histórico de comorbidade, sendo necessário iniciar, na última terça-feira (24), diálise, considerada um procedimento de risco para pessoas acima dos 80 anos.

Na manhã desta quarta-feira (25), durante a sessão de diálise, o homem teve uma parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas de reanimação pela equipe médica, o senhor faleceu durante a manhã.

"Este óbito só reforça o que estamos dizendo diariamente: fiquem em casa, sigam as orientações das autoridades sanitárias e especialistas que têm tratado esta questão com a importância e responsabilidade que ela merece. Acreditem na gravidade da situação e sigam as orientações do Governo do Estado. Cada um de nós tem a opção de escolher ser um agente de proteção ou de transmissão. Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas. O momento exige consciência e responsabilidade de todos”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Além do primeiro óbito, nas últimas 24h, Pernambuco confirmou mais quatro casos da Covid-19, passando para 46 confirmações, distribuídas por seis municípios do Estado, além de ocorrência em pacientes de outro Estado (Rio de Janeiro) e países (3). Do total de casos confirmados, 10 estão hospitalizados (sete na rede privada e um na rede pública), 30 cumprem isolamento domiciliar e 5 casos já foram curados.

Fonte: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário