Apoio do Blog

Apoio do Blog

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Mulher que reside em Santa Cruz do Capibaribe contraiu a Covid-19 por duas vezes em menos de dois meses




Um caso de reinfecção pelo novo Coronavírus (Sars-CoV-2) registrado em Santa Cruz do Capibaribe merece destaque e uma atenção especial por parte dos órgãos de saúde pública. Uma mulher que reside em Santa Cruz do Capibaribe, no agreste de Pernambuco, testou positivo para a Covid-19, se recuperou e voltou a contrair a doença quase dois meses depois.

O caso foi apurado com exclusividade pelo Blog Merece Destaque e vamos preservar a identidade da pessoa para evitar qualquer constrangimento.

No caso registrado em Santa Cruz do Capibaribe, a pessoa contraiu o vírus e testou positivo, cumpriu o período de quarentena, fez um novo teste e foi comprovado no exame que ela estava recuperada e seu organismo estava produzindo anticorpos contra o vírus, porém quase dois meses depois a mesma pessoa apresentou sintomas novamente e testou positivo mais uma vez. Outros dois exames foram feitos para tirar a dúvida e ambos deram positivo, inclusive o RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.

Um fato que também chama a atenção é que duas pessoas que conviveram diariamente com a pessoa infectada, na mesma residência, não contraíram a doença, pois foram realizados testes e o resultado foi negativo.

Uma das maiores preocupações de quem já pegou – ou até mesmo de quem não pegou – coronavírus é: será que é possível contrair a doença duas vezes? Afinal, o corpo não cria imunidade contra o vírus? Algumas pessoas que se curaram da Covid-19 ao redor do mundo voltaram a apresentar sinais da doença e foi comprovado que haviam se reinfectado após alguns dias.

A verdade é que o mundo inteiro ainda está aprendendo a lidar com o coronavírus, porque dia após dia os cientistas fazem uma nova descoberta. Não se sabe com precisão se as pessoas que já contraíram o vírus podem se infectar novamente ou se são apenas casos isolados. É necessário uma rede ampla de pesquisas e novos testes para poder gerar mais informações para a população em geral e, se for necessário, adotar novas políticas de saúde pública. 
 
Blog Merece Destaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeita Dra. Cátia promete grande novidade para 2026 durante final do Campeonato Jataubense

Neste sábado (18), ao prestigiar as disputas dos terceiros lugares nas categorias Master e Principal do Campeonato Jataubense de Futebol, a ...