Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sábado, 26 de junho de 2021

Jataúba é contemplada com projeto da Unicef e AVSI Brasil


Nos dias 21 e 22 de junho, o município de Jataúba recebeu a visita do coordenador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para o Semiárido, Dennis Larsen, e pela gerente geral da AVSI Brasil em Pernambuco, Ana Bianchi. A visita faz parte do projeto de resposta à Covid-19 no Semiárido. Jataúba foi um dos municípios contemplados com o projeto, que visa dar um apoio a gestão municipal na continuidade dos serviços essenciais às crianças e adolescentes nas áreas de saúde e educação, com foco especial em garantir um retorno seguro às escolas.



Na segunda-feira, 21, a prefeita Dr.ª Cátia recepcionou a comitiva em seu gabinete, onde juntamente com a Dirigente Municipal de Educação, Roseane Chaves; o secretário de Saúde, Adalmyr Holanda e da secretária de Assistência Social, Luziana Siqueira debateram sobre os problemas do município e as dificuldades encontradas neste início de gestão. Dr.ª Cátia frisou que essa parceria renderá bons frutos para o município de Jataúba e saber que a Unicef e AVSI se preocupa com as crianças e saber que pode contar com esses apoios é muito gratificante. O município de Jataúba foi o escolhido entre os 39 municípios contemplados com o projeto, para receber a visita do coordenador e representante da Unicef no Nordeste, Dennis Larsen.

Na sequência, a comitiva se deslocou até o distrito do Jundiá, onde visitaram a Unidade Básica de Saúde – UBS e realizaram a entrega de seis termômetros e doze oxímetros, além de panfletos educativos sobre os cuidados de higiene. Em seguida, visitaram a escola Municipal José Pereira do Nascimento onde foram recepcionados com uma apresentação cultural dos alunos que participavam do plantão pedagógico. Por fim, visitaram a capela de São João Batista.


Na terça-feira, 22, a programação teve início na escola Municipal José Higino de Sousa, com apresentações e culturais e distribuição de material educativo para as escolas da rede municipal de ensino. A gerente geral da AVSI Brasil em Pernambuco, Ana Bianchi ressaltou a importância do projeto e da parceria firmada com o município de Jataúba para ações que visam garantir um retorno seguro as aulas presenciais. “Estou muito feliz em conhecer a cidade de Jataúba. Vocês são um povo muito acolhedor e a gente tem percebido um trabalho muito bacana da gestão e estamos aqui como parceiro da Unicef, parceiro implementador desse projeto de suporte ao covid-19, para que possamos, juntos, garantir a continuidade dos serviços essenciais e um deles sem dúvidas é a educação. Como a gente diz: lugar de criança é na escola. E para isso a gente precisa trabalhar juntos, colocando isso como prioridade na nossa pauta para que as crianças possam retornar a esse espaço que é tão importante para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. O município tem feito este esforço e que a gente possa com essa pequena ação de doação e capacitação, de apoio contribuir para que isso possa acontecer não apenas na educação, mas também apoiando os serviços essenciais da saúde.”

Dando continuidade a agenda de visitas, Dr.ª Cátia seguiu com a comitiva para o Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE onde puderam conhecer a estrutura física e organizacional do espaço, além da forma como é realizado os atendimentos. O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, espaço onde são realizadas atividades do Programa de Erradicação Do Trabalho Infantil – PETI recebeu a visita da comitiva e lá puderam conhecer as oficinas que são trabalhadas com as crianças, como horta, pintura em tela e aulas de música.


A Escola Municipal João de Freitas Barros, foi contemplada com kits de higiene, composto por álcool gel, máscaras, sabonete líquido, toten, absorvente feminino além de panfletos educativos. Realizando plantões pedagógicos, a escola foi uma das 300 unidades escolares contempladas com esta ação da Unicef e AVSI Brasil. O representante da Unicef, Dennis Larsen, frisou a importância de projetos como este para uma reabertura segura das escolas e parabenizou o município pelo material pedagógico que é disponibilizado para os alunos da rede municipal de ensino. “Estou muito feliz em trabalhar com crianças e adolescentes. No mundo todo estamos passando pelo mesmo momento. É a primeira vez na história que escolas do mundo todo estão fechadas e os alunos tentando aprender de forma online, então estamos aprendendo a lidar com esta situação, temos que assegurar este direito a educação. Antes da pandemia existia mais de um milhão de crianças sem acesso à educação no Brasil. Recentemente a Unicef fez um estudo que mostrou que agora o Brasil possui mais de 5 milhões de crianças que não tem acesso à educação. Ontem fiquei muito feliz quando vi as atividades que o município de Jataúba está produzindo, os plantões pedagógicos que estão sendo realizados e também indo atrás e monitorando e assegurando ao máximo que o aluno possa aprender através do projeto de conectividade e eu fiquei muito feliz com isso e quero falar quando for viajar pelo Nordeste sobre Jataúba, que outros municípios devem seguir essa mesma situação. Jataúba é uma cidade muito bonita não apenas a paisagem, mas também como vocês cuidam das crianças, adolescentes e das famílias.”

Dr.ª Cátia ficou lisonjeada com a visita e a parceria com a Unicef e AVSI Brasil, e ressaltou que Jataúba deu um passo importante em busca do selo Unicef. *“Essa parceria com a Unicef é muito importante para Jataúba, vamos ter todo um apoio e um aparato na questão de dar uma orientação, treinamento para nossos profissionais. Eles vão nos presentear com kits de higiene pessoal que estaremos ofertando as crianças, agora nesse retorno as aulas presenciais. Quanto mais parceiros chegar, como a Unicef, nos ajudarão a atravessar os problemas que venham a acontecer. Ninguém faz nada sozinho, nosso time, nossa equipe tem feito essa diferença e unidos somos mais fortes. Nós temos planos de a longo prazo transformar não só a Educação como também a Saúde e a Assistência Social. Queremos um futuro diferente para Jataúba e é por isso que confiamos tanto e temos tantos incentivos e acreditamos nessa transformação. Eu fico feliz porque a cada dia que passa essa transformação está acontecendo em meio a tantas adversidades, em meio a tantos problemas, tantos obstáculos. Mas, essa perseverança de acreditar que podemos e que juntos vamos conseguir alcançar os objetivos. Já é uma grande vitória, Jataúba é um pequeno lugar em um país tão grande, mas ele é o nosso lugar. Então vamos fazer a diferença por ele e aqueles que por aqui passarem, vejam o quanto Jataúba está diferente.”*

A comitiva que acompanhou a prefeita e os representantes da Unicef e AVSI Brasil, era composta pela Dirigente Municipal de Educação, Roseane Chaves; Adalmyr Holanda, Secretário de Saúde; Luziana Siqueira, Secretária de Assistência Social; Graças Ribeiro, Chefe de Gabinete além de Gestores e Coordenadores.




ASCOM – Secretaria de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário