Com a chegada do mês de junho, cresce a expectativa dos artistas locais, que dedicam o ano inteiro aos ensaios e à preparação para as festividades juninas do município. Para muitos, é motivo de orgulho poder subir ao palco e representar sua cultura, seu povo e sua história por meio da música e da arte popular.
No entanto, mais uma vez, o forrozeiro e compositor Chico do Forró, artista da terra e símbolo da tradição junina, ficou de fora da programação oficial dos festejos no município de Jataúba. Chico é conhecido por cantar o autêntico forró pé-de-serra, com sua banda formada principalmente por sanfona, zabumba e triângulo, que são elementos que resgatam e mantêm viva a essência dos antigos arraiais nordestinos.
Não se sabe ao certo o motivo da exclusão de Chico da festa junina, mas o que é visível é a tristeza do artista e de seus admiradores, que veem no seu trabalho o reflexo da verdadeira cultura jataubense. Em tempos em que a valorização da cultura local se faz cada vez mais necessária, casos como esse geram questionamentos e inquietação entre os que lutam para manter viva a tradição junina.
Falamos com Chico do Forró e ele disse que segue firme em seu propósito, preservando com amor e respeito a cultura popular, mesmo diante dos obstáculos.
Blog Jataúba News
Nenhum comentário:
Postar um comentário