Na última sessão da Câmara de Vereadores de Jataúba, realizada na quinta-feira (31/07), os alunos da Escola José Lopes de Siqueira apresentaram um projeto de lei que visa registrar oficialmente o nome do "Rio Jataúba".
Segundo pesquisas feitas pelos estudantes, e o professor Antonio, o rio é conhecido por diversos nomes na região, o que motivou a criação da proposta para dar unidade e reconhecimento histórico ao patrimônio natural do município. Nomes que é dado ao rio: (Rio de Cá, Rio do Seu Teté, Rio da Rua Velha, Rio da Luísa, Rio da Rua São Sebastião e Rio Jataúba).
Projeto esse que tem como autor o professor Antônio, que foi abraçado pela a diretora da escola Rosimeire Cecília e alunos.
Durante a apresentação, a estudante Maria Luiza destacou a importância da data para a comunidade escolar: "Hoje é um dia muito especial para o nosso município, pois estamos comemorando vidas e história de educação e construção social. A Escola José Lopes de Siqueira completou, no último dia 29/07, seus 59 anos de história e formação cidadã no município de Jataúba. Desta maneira, convido a todos para, em forma de oração, agradecer a Deus por esta belíssima história de educação social."
Já a aluna Maíra dos Nascimento ressaltou o papel fundamental da escola na formação de gerações: "A Escola José Lopes de Siqueira vem, ao longo de sua história, se destacando no desenvolvimento educacional do município, seja na contribuição de jornadas profissionais, na formação e construção de valores éticos e morais, seja no fortalecimento de políticas sociais com ações de promoção de vidas e protagonismo juvenil. Recebeu esse nome em homenagem a José Lopes de Siqueira, homem que cresceu e criou raízes neste solo e ajudou o nosso povo em sua emancipação. Nossa gratidão a todos os funcionários que, ao longo do tempo, dedicaram seu trabalho a essa história de valor."
Por fim, Rayssa Sabino pediu apoio aos vereadores para a aprovação da proposta: "Essa casa nos recebeu nesta manhã com o propósito da denominação do "Rio Jataúba", que muitos conhecem como ‘rio da rua velha’ e outros nomes. Senhores vereadores e senhoras vereadoras, pedimos sua atenção a este material importante para o nosso município, tendo em vista a relevância histórica e natural deste patrimônio. Nós, jovens estudantes, estamos aqui para representar uma parte da população e lutar por esta causa."
Para dar força ao projeto e diretora da escola, Rosimere, fez questão de frisar o nome de cada vereador que estava presente demostrando o valor e o significado de uma identidade.
O professor Antonio, por sua vez reforçou a importância de ter a identidade, pois, isso levará a agaria recurso para que possam revitalizar e trabalhar na restauração do rio. E reforçou o pedido aos vereadores que aprovem este projeto e que o rio seja colocado no município, em data comemorativa como patrimônio municipal, e que a data seria o dia 29/julho, que é comemorado o aniversario da escola Jose Lopes de Siqueira.
O projeto foi recebido com entusiasmo pelos parlamentares e deve ser analisado nas próximas sessões. A iniciativa dos alunos marca um importante exemplo de cidadania, valorização da história local e participação juvenil nas decisões políticas do município.
Blog Jataúba News
Nenhum comentário:
Postar um comentário