Sempre em ano de eleições, a cidade de Jataúba historicamente vive um clima de intensa movimentação política. Porém, em 2026, o cenário tem chamado ainda mais atenção. O tabuleiro da política local, comparado por muitos a um jogo de xadrez, vem passando por mudanças significativas, com peças importantes sendo reposicionadas e outras prestes a mudar de lado.
Um fato considerado raro na política jataubense foi a saída do vereador Buru da Passagem do Tó da base da situação. O movimento surpreendeu aliados e adversários, já que vereadores costumam permanecer nos grupos governistas até o fim dos mandatos. A saída de Buru ganha ainda mais peso com o afastamento de seu professor político, o ex-vereador Maviael de Abílio, que também decidiu deixar o chamado “barco verde”.
E, ao que tudo indica, as mudanças não devem parar por aí. Informações de bastidores apontam que outras figuras importantes e ligadas à chamada 3ª Via já estariam com “as malas prontas”, avaliando novas alianças e possíveis saltos de um grupo para outro, o que pode provocar ainda mais reconfigurações no cenário político municipal.
Já no grupo liderado por Fábio Mamão, ex-vice-prefeito, a situação parece delicada para não dizer caótica. Relatos dão conta de que o barco que na última eleição ficou atracado na areia, agora teria perdido alguns marujos e começado a afundar de vez, evidenciando um enfraquecimento do grupo e dificuldades de articulação para o próximo pleito.
Enquanto isso, o grupo do ex-prefeito Antônio de Roque e Dr. Pólito, permanece em total silêncio. Desde as últimas eleições, as principais lideranças ainda não se pronunciaram publicamente sobre os rumos que pretendem tomar, adotando uma postura cautelosa que gera expectativa e especulações nos bastidores da política local.
Com tantas movimentações, saídas inesperadas, silêncios estratégicos e possíveis novas alianças, a política de Jataúba mostra que 2026 promete ser um ano de fortes emoções, onde cada passo pode definir o rumo das próximas eleições.
O jogo já começou, e as peças seguem se movendo para o "xeque-mate".
Blog Jataúba News

Nenhum comentário:
Postar um comentário