Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dizem que vai baixar será mesmo



Os consumidores vão pagar menos pela conta de luz em Pernambuco a partir de abril. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em audiência pública na Câmara Federal nesta quarta-feira (20) - e confirmado pela assessoria de imprensa do órgão -, mas ainda não foi revelado o percentual definitivo. Inicialmente, havia sido divulgado um aumento de 6,2% para os consumidores residenciais.

Foto: Reprodução da internet
De acordo com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), que preside a Comissão de Minas e Energia da Câmara, responsável pela audiência, a diminuição média deve ser de 3,45%, sendo 1,81% para as residências e 6,93% para indústrias. A informação foi repassada no evento pelo diretor da Aneel Julião Silveira Coelho.

A revisão do reajuste foi possível após um decreto presidencial, assinado este mês, que permite repassar recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) - fundo do governo federal - para as distribuidoras de energia recorrerem às usinas termelétricas. A energia térmica é mais cara, mas terá de ser usada já que os reservatórios das hidrelétricas estão baixos. No fim do ano passado, as áreas de reserva de água atingiram o menor nível dos últimos dez anos.

A tarifa atual vale até 28 de abril e a Agência decidirá até o dia 16 do mesmo mês o percentual de reajuste que será aplicado. A revisão tarifária ocorre a cada quatro anos.

Procurada pela reportagem, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que não foi informada sobre o novo reajuste e, por isso, não vai se posicionar neste momento.

Jota Isaias

Nenhum comentário:

Postar um comentário