Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sábado, 6 de julho de 2013

Paulo Henrique Amorim é condenado por injúria racial




O jornalista Paulo Henrique Amorim, da Rede Record, foi condenado a 1 ano e 8 meses de prisão por crime de injúria racial contra o colega Heraldo Pereira, da Rede Globo. A decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal foi publicada nessa semana.

Em 2009, Amorim publicou texto em seu site (Conversa Afiada) no qual acusava Heraldo Pereira de ser um "negro de alma branca", incapaz de ser algo além de um "negro e de origem humilde".

Além do processo por injúria racial, o jornalista chegou a responder ação civil por danos morais – encerrada após acordo que previa retratação pública por parte do réu e doação de 30 mil reais a uma instituição de caridade.

Na Rede Globo desde 1981, Heraldo Pereira é alvo frequente de acusações em relação ao suposto "embranquecimento" da sua imagem em aparições nas atrações do canal. No fim do ano passado, um comentário do colunista do Globo, Jorge Bastos Moreno, sobre o assunto gerou grande debate nas redes sociais.

Segundo o site Memória Globo, Pereira foi o primeiro negro a apresentar o Jornal Nacional, principal telejornal da emissora, em 2002.

magno martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário