Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sobreviventes: a difícil missão de recomeçar do zero

Pelas contas da ONU, pelo menos meio milhão de pessoas estão desabrigadas, muitas delas sem acesso a água, alimentos ou remédios nas Filipinas.


Dor: homem chora a bordo de uma aeronave C130 que resgata sobreviventes nas Filipinas

Entre estradas ladeadas por cadáveres e destroços, os sobreviventes do tufão Haiyan desbravam seu caminho rumo a uma das dezenas de zonas de resgate onde aeronaves com capacidade para até 5 mil passageiros aguardam liberação para levantar voo. É chegado o momento de reconstruir a vida que foi abruptamente destruída no dia 9 de novembro. Um recomeço carregado de dor e desencontros.

No olhar de quem sobreviveu, a imagem do pesadelo vivido parece ressuscitar de tempos em tempos. Não poderia ser diferente, para onde quer que se olhe, o cenário é de destruição generalizada. Como esquecer? Pelas contas da ONU, pelo menos meio milhão de pessoas estão desabrigadas, muitas delas sem acesso a água, alimentos ou remédios.


Uma jovem que lavava roupas no meio de uma rua destruída para e começa a chorar
A ação de evacuação do arquipélago, que começou há quatro dias, vem ganhando força a medida que se intensifica a ajuda humanitária de diversos países. É preciso correr contra o tempo. O forte cheiro de decomposição dos cadáveres já toma conta da cidade de Tacloban, onde dezenas de milhares de sobreviventes ainda sofrem com a falta de alimentos e de água.



Dois rapazes caminham em uma rua com corpos misturados entre destroços
Segundo relatou o presidente do país, Benigno Aquino, em entrevista à CNN nesta terça-feira, o número de mortes provocadas pela passagem do tufão nas Filipinas é provavelmente de 2.000 ou 2.500. Apesar de nada ser dito oficialmente, existe uma preocupação velada de que os corpos, que se encontram por todas partes, possam gerar uma epidemia.

Postado por Paulo Pereira
com informações do Exame

Confiram mais imagens impressionantes da tragédia:


Uma senhora é carregada por soldados para uma aeronave de evacuação de sobreviventes


Mulher segura uma imagem sagrada enquanto aguarda resgate nas Filipinas


Idosos aguardam a chegada de resgate para deixarem área atingida por Haiyan


Jovens caminham sem direção entre os destroços de uma rua atingida por Haiyan


Em busca de alimento, sobreviventes invadem um depósito de comida atingido pelo tufão


Postado por PE mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário