Apoio do Blog

Apoio do Blog

quarta-feira, 12 de março de 2014

Selfie está na moda

Em tempos de redes sociais o imperativo da visibilidade reina. É preciso ser visto para existir. E tem maneira melhor do que fazer uma selfie?! Para quem não conhece essa expressão, ‘selfie’ é um autorretrato (sozinho ou em grupo) normalmente feito com uma câmera digital ou um smartphone com o braço esticado ou na frente do espelho. A particularidade da selfie é que ela é tirada com o objetivo de compartilhar nas redes sociais.

‘Selfie’ foi a palavra da moda de 2013 pelo dicionário Oxford, mas neste ano voltou com tudo, após as 3 milhões de retweetadas da selfie de astros de Hollywood na cerimônia do Oscar e publicada no perfil do Twitter (sim, o Twitter ainda está vivo) da apresentadora Ellen DeGeneres.

E essa febre se deve à influência das redes sociais nas nossas vidas. A lógica da instantaneidade e do imediatismo estimulou a selfie: eu tiro a fotografia e no mesmo instante eu publico para que meus amigos e seguidores possam curtir e comentar.

Considerada também uma expressão de uma identidade online ativa, uma selfie faz com que nos sintamos parte de um mundo, que é cada vez mais digital e online.
E quem não gosta de publicar uma selfie e receber curtidas e comentários?! Então curta o momento e relaxe, nós precisamos nos adaptar, pois selfie é legal.

E no jornalismo, o que isso implica?! Saímos do ‘jornalismo meme’ para o ‘jornalismo selfie’? O que vocês acham?! 

Antes, as famosas imagens com frases engraçadas tinham vez na internet com muita veemência, mas hoje, elas deram lugar à selfie, inclusive rendendo pauta principalmente para portais jornalísticos. Quem não lembra, no final de 2013, no funeral de Nelson Mandela, quando um fotógrafo registrou a selfie do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com os primeiros-ministros David Cameron (Reino Unidos) e Helle Thorning-Schmidt (Dinamarca). Foi um dos assuntos mais comentados naquele período.

Até o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, se rendeu a selfie como estratégia de Marketing desde dezembro do ano passado publicando em vídeos e fotos as inaugurações de obras no Estado. E com isso também foi pauta nos portais jornalísticos do país.

É só colocar a palavrinha ‘selfie’ no google e vê a quantidades de matérias jornalísticas feitas pelos sites do mundo afora. A multi-selfie (selfie em grupo) do Oscar rendeu pauta a semana inteira nos telejornais, revistas e jornais impressos, e principalmente na internet.

Então a dica é aproveitar o momento e seguir a tendência, já que tudo na internet é passageiro.

Seguindo nessa moda, já ouviram falar em Photobomb (atrapalhar a foto alheia)?! Vamos deixar para outra conversa.

E aí, vocês estão curtindo essa moda?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Jovem possivelmente embriagado atropela e mata idoso em Santa Cruz do Capibaribe

Um idoso morreu após ser atropelado por um veículo no início da manhã do último sábado (20), no bairro São Miguel, em Santa Cruz do Capibari...