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terça-feira, 1 de abril de 2014

2013: as marcas de celular mais reclamadas


Motorola foi a marca de celular que mais recebeu queixas dos consumidores na Fundação Procon-SP durante o ano passado; foram mais de 419 queixas registradas no Cadastro de Reclamações do órgão, entre janeiro e dezembro de 2013

Por Luiza Belloni Veronesi

SÃO PAULO - A Motorola foi a marca de celular mais reclamada pelos consumidores na Fundação Procon-SP durante o ano passado. Foram mais de 419 queixas registradas no Cadastro de Reclamações do órgão, entre janeiro e dezembro de 2013.

Segundo o Procon, das 419 reclamações feitas por consumidores, 60% foram atendidas. Elas envolvem problemas relacionados à entrega de produtos, como não entrega ou atrasos, e defeitos de qualidade que não foram solucionados em fase preliminar, gerando reclamações para fornecedores do comércio e fabricantes. "Deste universo, destacamos os produtos mais reclamados por defeitos de qualidade e os fornecedores responsáveis", afirmou o Procon.

Você já passou por uma situação constrangedora em que seus direitos foram violados e quer um esclarecimento da empresa? Mande sua história para o InfoMoney através do e-mail reclame@infomoney.com.br.

Em segundo lugar, aparece a fabricante Nokia. Durante 2013, ela recebeu 239 reclamações. Destas 35% foram solucionadas. Entre as fabricantes de dispositivos móveis, a Samsung foi a que liderou entre as empresas com maior percentagem de solução. Das 72 queixas da fabricante coreana, 94% foram solucionadas. Confira abaixo o ranking das cinco empresas mais reclamadas:

O Procon também listou empresas que lideraram queixas de produtos de outros setores. Na liderança dos produtos de linha branca, o Grupo Mabe, da GE, aparece com 327 queixas (64% atendidas). Já entre os produtos de informática, o Grupo Lenovo lidera com 170 reclamações (77%), e no grupo de televisores, a Philips aparece em primeiro, com 239 registros, sem 92% deles solucionados.

Outro lado

Procuradas pelo Portal InfoMoney, a Nokia, Sony, Samsung e LG não comentaram sobre o assunto até o fechamento desta matéria. A Motorola afirmou, por nota enviada à imprensa, que seu maior compromisso é a satisfação de seus consumidores. "Desde o início de 2013, a Motorola vem investindo fortemente em amplo programa de melhoria do serviço de atendimento ao consumidor. Mais uma vez, a Motorola reforça o esforço e comprometimento de suas lideranças locais e globais no aprimoramento contínuo e atendimento de seus clientes."

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