Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Governador assina amplianção da Barragem em Belo Jardim


A Barragem do Ipojuca Pedro Moura Junior, em Belo Jardim, no Agreste, será ampliada e sua capacidade de armazenamento passará de 29 milhões de metros cúbicos para 35 milhões de metros cúbicos de água. A ordem de serviço para ampliação foi assinada, hoje (03/07), pelo governador João Lyra, no Palácio do Campo das Princesas, com a participação do deputado Mendonça Filho, autor da emenda parlamentar que garantiu os recursos para a obra. “É água não só para o abastecimento humano, mas oportunidade de pesca para as comunidades que vivem da pesca na barragem e novas oportunidade de atividades ligadas ao lazer e ao turismo”, ressaltou Mendonça.

A ampliação da Barragem do Ipojuca beneficia diretamente os municípios de Belo Jardim, Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una que integram o Sistema Integrado Bitury/Pedro Moura Júnior. A obra está orçada em R$ 5,3 milhões. Deste valor, R$ 4 milhões foram provenientes de emenda parlamentar de autoria de Mendonça Filho. O restante é valor de contrapartida do Governo do Estado. Para o governador João Lyra Neto, a obra reforça a interiorização do desenvolvimento e o crescimento do Estado. “Quanto mais acumula-se água, mais dá sustentabilidade ao nosso desenvolvimento”, afirmou João Lyra.

Atualmente o rio Bitury, que abastece a cidade e municípios circunvizinhos, conta apenas com 10% da sua capacidade de água e graças a Barragem do Ipojuca a pouca reserva não tem causado graves prejuízos a população. "Sem água, evidentemente, você teria, além de um tremendo custo social na vida das pessoas, teria desemprego, porque as empresas não teriam condições de gerar as atividades, as riquezas necessárias quando funciona com o abastecimento de água adequado", afirmou Mendonça. Participaram da assinatura da Ordem de Serviço, os secretários de Infra-Estrutura, João Bosco, de Casa Civil, Luciano Vasquez, o presidente da Compesa e representante da empresa Terraplan, Gildoval Bezerra;

O deputado Mendonça Filho lembrou que trabalhou junto ao Ministério da Integração para destinar o recurso desta emenda para a Barragem e com o Governo do Estado para viabilizar a parceria com a Compesa que, além da contrapartida estadual, executará a obra. O deputado afirmou que sempre trabalhou para viabilizar a ampliação da oferta de água em Belo Jardim. Quando foi secretário de Agricultura, Mendonça Filho viabilizou a construção da Barragem do Ipojuca Pedro Moura Junior e como vice-governador construiu a Barragem de Tabocas, em Serra dos Ventos. “Belo Jardim se desenvolveu economicamente, numa região semiárida como a nossa, graças a maior oferta de água em relação a outras cidades do Agreste”, afirmou.

 Magno Martins



O point da Juventude Jataubense

Nenhum comentário:

Postar um comentário