Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Secretaria Estadual de Saúde confirma 22 casos de sarampo


Já são 22 casos confirmados de sarampo em Pernambuco, segundo revelou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta quarta-feira (25). Segundo a SES, até a última sexta-feira (20), foram notificadas 698 suspeitas da doença, sendo 202 descartadas e 474 estão em investigação. 

Dos casos confirmados de sarampo, três foram no Recife, seis em Caruaru, oito em Taquaritinga do Norte, incluindo a morte de um bebê de sete meses, um em Frei Miguelinho, um em Santa Cruz do Capibaribe, um em Vertentes, um em Bezerros e um em Toritama. Com exceção da capital pernambucana, os outros municípios com casos confirmados são do Agreste do Estado. 

A SES-PE informou também que, em Pernambuco, foram aplicadas 230.877 doses da vacina entre agosto e setembro. No Agreste, região que concentra o maior número de casos confirmados do sarampo, entre janeiro e setembro, 75.677 pessoas foram vacinadas. O órgão informou ainda que o Estado já atingiu uma cobertura vacinal de 95,8% da tríplice viral do público com 1 ano, população que tem mais risco para agravamento da doença. 

Imunização 

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ressalta a importância de finalizar o esquema vacinal para evitar casos da doença. A imunização com a tríplice deve seguir o seguinte esquema: 

Crianças entre 6 meses e 11 meses devem tomar uma dose da tríplice viral. Importante ressaltar que essas crianças precisarão seguir o esquema normal de imunização a partir dos 12 meses. 

 - Indivíduos de 1 ano a 29 anos de idade: 2 doses da tríplice viral; 

- Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose da tríplice viral; 

- Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. 

Sarampo no Brasil 

O Brasil registrou 4.507 casos confirmados de sarampo em 19 estados, nos últimos 90 dias, de acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Ministério da Saúde. O número representa um aumento de 13% em relação ao último monitoramento. Ceará e Paraíba passaram a integrar a lista de estados com transmissão ativa do sarampo. 

Os dados referem-se ao período de 30 de junho a 21 de setembro e representam 84,3% do total de casos registrados este ano. O balanço mostra ainda que há 21.711 casos em investigação e 5.818 que foram descartados. Não há novos registros de mortes pela doença. Ao todo, neste ano, foram registrados quatro óbitos. 

 A maior parte dos casos confirmados (4.374) está concentrada em 168 municípios de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Em seguida, estão Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais, com 22 casos em cada estado; Santa Catarina, com 12; Paraná, 13; Rio Grande do Sul, 7; Ceará e Paraíba, com 5 casos em cada estado; Maranhão, Goiás e Rio Grande do Norte, com 4 casos cada; Distrito Federal e Pará, com 3 casos cada; Mato Grosso do Sul e Piauí, com 2 cada; e, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, cada estado com um caso confirmado de sarampo. 

Informações Rádio Jornal Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário